Você conhece o significado de BPM?

Você conhece o significado de BPM?

Uma empresa altamente eficaz está sempre de olho em seus processos, preocupando-se a todo momento em mantê-los organizados, para que assim seja possível alcançar os objetivos propostos em cada planejamento estratégico. Neste sentido, é necessário fazer uma gestão de processos eficiente, através de uma equipe de alta performance, com a finalidade de manter a qualidade, trazer melhorias e aplicar mudanças essenciais para tornar os negócios ainda mais prósperos.
 
Desenvolver da melhor maneira possível os processos de uma empresa, sejam eles internos ou externos, faz com que a organização se torne ainda mais competitiva no mercado em que atua, pois demonstra a sua preocupação em oferecer qualidade a seus clientes, fornecedores, e demais stakeholders.
 
Diante deste cenário, resolvi apresentar a você uma forma eficiente de gerenciar os processos de seus negócios, para torná-los ainda mais eficazes e para que obtenham os resultados esperados por você.
 
Saiba agora o que é BPM e de que maneira você, enquanto empresário e empreendedor, pode aplicá-lo à realidade de sua empresa.
 

Você sabe o que é BPM?

 
Você sabe o que é BPM? Já ouviu falar nessa sigla? BPM nada mais é do que Business Process Management, ou seja, traduzindo para o português, podemos chamar de Gerenciamento de Processos de Negócios. Ele tem como principal finalidade, desenvolver processos organizacionais, de forma sistematizada e cada vez mais facilitada, tanto dentro, quanto fora das empresas.
 
Por meio de um mapeamento de informações, o BPM objetiva analisar de que forma os processos são realizados dentro da empresa, para que assim, seja possível sugerir melhorias e mudanças, que facilitem ainda mais a tomada de decisão por parte de empresários, empreendedores e gestores, através de uma visão geral do negócio e da maneira como estes são executados.
 

Como aplicar em sua empresa?

 
Por meio do monitoramento, controle, desenvolvimento, otimização e conclusão dos processos, a tecnologia BPM pode ser aplicada em uma empresa e é capaz de trazer significativas mudanças e melhorias aos mais diversos tipos de cenários em que for aplicada. Vamos explicar um pouco mais de que forma você pode tirar o melhor proveito desta nova forma de gerenciar os processos de seus negócios.
 

Automação

 
A automação dos processos de uma empresa, permite que esta execute suas ações de forma muito mais rápida e eficaz. Através de uma BPMS, ou ferramenta de gerenciamento de processos de negócios, a automatização é implementada e é possível ter um controle maior sobre tudo o que é executado, sobre os serviços e produtos que são oferecido aos clientes, que por sua vez passam por diversas melhorias, reduzindo custos e conquistando um posicionamento cada vez melhor no mercado.
 

Modelagem

 
Também realizada por meio de um software de BPMS, a modelagem nada mais é do que o desenho dos processos internos e externos de uma empresa, que é essencial, pois permite aos gestores melhor entendimento sobre tudo o que acontece na organização. Esta etapa, que está dentro da automação, permite a descoberta dos processos, possibilitando que sejam realizadas as devidas alterações durante a execução dos mesmos.
 

Simulação

 
Sabendo de que forma os processos estão desenhados, bem como quem são os responsáveis por sua execução, a BPM permite que se faça uma simulação das ações, a fim de saber de que maneira tudo vai se desenrolar e quais ajustes finais ainda podem ser realizados, para minimizar, da melhor maneira, possíveis erros ou falhas.
 
Esta etapa também permite verificar se as regras estabelecidas estão de acordo com os processos que estão sendo ou que serão executados, assim como se cada tarefa está sendo direcionada para os responsáveis corretos.
 

Execução

 
Este é o momento de colocar a “mão na massa” de fato. Depois de tudo organizado, através das etapas anteriores, é chegada a hora de iniciar as tarefas, executar os projetos e acompanhar se tudo está ocorrendo conforme planejado por cada um de seus responsáveis.
 

Controle

 
Todos os processos realizados dentro e fora de uma empresa precisam ser devidamente acompanhados e controlados, para minimizar erros e ajustar situações que podem se tornar problemáticas no futuro. Isso deve acontecer desde o início das atividades, ao longo de sua execução e também após estas serem finalizadas.
 
Este controle pode ser feito por meio de uma ferramenta de BPMS, que fornece diversos tipos de relatórios, que permite uma leitura detalhada de como está o andamento de cada tarefa, quanto tempo cada uma está levando para ser executada, em que momento estão paradas, por qual motivo, seus responsáveis e assim por diante.
 

Otimização

 
A otimização deve estar presente a todo momento ao longo da análise de um processo. Isso porque ela permite que sejam aplicadas as melhorias necessárias para que tudo seja realizado de forma mais produtiva e eficaz, sem que se perca tempo com pequenas situações. Esta é uma maneira de garantir maior qualidade aos produtos e serviços oferecidos aos clientes de uma empresa, bem como o alcance de resultados cada vez mais positivos.
 
Tudo passa por um mapeamento de processos realizado de forma eficaz, para que sejam tomadas as decisões e medidas necessárias, no sentido de melhorar cada vez mais tudo o que é executado dentro e fora dos muros de uma organização. Assim, acredito ser fundamental investir nestas melhorias, para que os negócios se tornem completamente bem-sucedidos.
 
Gostou deste conteúdo? De que forma ele agregou para o seu dia a dia empresarial? Deixe o seu comentário e lembre-se de continuar me acompanhando por aqui, pelas minhas redes sociais e pelo meu canal no Youtube.