Você conhece a importância do Brand Awareness?

Você conhece a importância do Brand Awareness?

Já parou para pensar na percepção que o seu público-alvo, e até mesmo as pessoas que estão fora de seu target, têm da sua marca? Se você ainda não se atentou para este grande e importante detalhe, é essencial que elabore agora, junto à sua equipe de marketing de preferência, estratégias para que seus stakeholders comecem a ter uma lembrança, principalmente positiva do que o seu negócio oferece no mercado em que atua.
 
Esta é uma preocupação que deve-se ter desde o início da empresa, até mesmo antes de ela abrir suas portas, pois será a partir da percepção que o público terá da marca de determinada organização ou dos produtos ou serviços que esta oferece, que o empreendedor poderá medir a forma como o seu negócio está sendo notado no mercado. Assim, as estratégias para que a empresa se torne cada vez mais bem-sucedida, poderão ser desenvolvidas de forma mais assertiva, sem que se perca tempo com algo que pode não surtir efeitos positivos no final das contas.
 
Com o objetivo de entender melhor sobre notoriedade de uma marca ou brand awareness, hoje meu artigo será dedicado a este assunto. Acompanhe-me nesta leitura e deixe o seu comentário assim que terminar.
 

Entendendo o Brand Awareness

 
De forma simples e direta, o brand awareness é um termo utilizado para identificar a forma como o seu público-alvo e os futuros clientes enxergam a sua marca no mercado. Mas não só a marca da empresa, como também de determinados produtos ou serviços oferecidos por esta.
 
Ele é fundamental para entender a maneira como as pessoas percebem as marcas, como funciona este processo de associação e de que maneira o consumidor grava na memória a marca de determinada empresa, produtos ou serviços, em detrimento de outros, nos mais diversos tipos de situações possíveis.
 
Mas você deve estar se perguntando: “o que significa brand?” ou “o que significa awareness?”. Bom, separadamente, brand quer dizer marca e awareness, na tradução livre e literal, tem o significado de consciência. Assim, no mundo do marketing, fazendo a junção das duas palavras, chegamos ao termo notoriedade da marca, em português, que diz respeito à forma como o público-alvo de uma empresa a percebe, bem como a sua capacidade de resgatá-la em sua memória de maneira assertiva.
 

Qual a importância para a sua empresa?

 
A importância do brand awareness para a sua empresa se dá pelo fato de ter como principal objetivo gerar lembrança de marca na mente do consumidor que você deseja atingir no mercado de atuação do seu negócio. Com isso, os seus resultados de venda tendem a aumentar de forma considerável, pois, a partir do momento que o produto ou serviço que você oferece está entre os principais e mais lembrados pelo seu público-alvo, as chances de que mais pessoas se interessem por ele são ainda maiores.
 
A intenção de tudo isso é que a sua empresa se torne líder de mercado e também passe a influenciar o comportamento do consumidor, para que assim ele mesmo seja o grande propagador de sua marca, potencializando, dessa maneira, os seus resultados de vendas.
 

É possível medir?

 
Sim, é possível medir o impacto que as marcas têm sobre os consumidores de uma forma geral. Para isso, é necessário analisar o seu comportamento diante destas mesmas marcas, observando suas atitudes e que tipo de sentimento é gerado a partir do momento em que ele fica perante determinado produto ou serviço.
 
Neste sentido, a observação e análise que deve ser feita, primordialmente, tem a ver com as induções que o potencial cliente sofre, ou seja, se ele teve algum tipo de estímulo para que a marca viesse à sua cabeça, ou se esta lembrança veio de forma automática, sem que ele precisasse fazer muitos esforços para isso.
 
No universo do marketing, quando o consumidor lembra de forma intuitiva de determinada marca, empresa, produto ou serviço, este fenômeno é denominado de “consciência espontânea”.
 
Acredito que esta é uma das grandes missões que o marketing de uma empresa tem, que é de elaborar estratégias eficientes, não só para potencializar as vendas dos serviços que a organização oferece, mas também para fazer um trabalho voltado para um branding eficiente, que transforme o negócio em líder de mercado e, como eu disse anteriormente, influenciador no processo de decisão de compra por parte do futuro, e quem sabe, fiel cliente.
 
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