Vale a pena investir em cartão de visita?

Vale a pena investir em cartão de visita?

Grande parte das atividades que fazemos hoje em uma empresa é digital – a comunicação é realizada por e-mails e, até mesmo, reuniões podem acontecer por videoconferência. Entretanto, se tem algo que o universo digital não vai substituir é o bom e velho cartão de visita.
 
Apesar do seu tamanho relativamente pequeno, um cartão de visita pode ser fundamental para o desenvolvimento da sua pequena empresa. Como são frequentemente entregues a clientes atuais e potenciais, eles podem ser uma forma altamente personalizada de marketing. Suas múltiplas opções de design também oferecem a oportunidade de promover o seu negócio de uma maneira criativa.
 
Confira 5 razões que mostram o porquê de ainda ser importante investir nesse modelo de divulgação do seu negócio.
 

Trocar Contatos Apenas no Celular é Impessoal

 
A expressão networking se refere a fazer conexões genuínas e não apenas trocar o número de telefone. Enviar informações de contato através de um SMS ou e-mail pode ser mais prático, mas também é extremamente impessoal. Imagine quantos contatos um profissional que frequenta eventos e feiras empresariais salva diariamente. Será que ele irá se lembrar de cada pessoa e do que ela faz no dia seguinte? Provavelmente não.
 
Duas pessoas olhando para seus aparelhos de celular para salvar um número de telefone dificilmente irão registrar alguma memória significativa do encontro. Entretanto, ao entregar o cartão, aí sim a pessoa poderá facilmente transferir as informações para seu smartphone, mas apenas depois de a mensagem ficar registrada na mente.
 

Os Cartões de Visita São as Mais Eficazes Ferramentas de Marketing Direto

 
O e-mail marketing, o SEO e as redes sociais são ótimas ferramentas para atrair novos clientes para a sua empresa, mas eles não são capazes de substituir uma reunião selada por um aperto de mão e uma troca de cartão de vistas. Por isso, o ideal é criar uma estratégia que utilize todas as ferramentas disponíveis, mas sem deixar de lado a tradição de ter um cartão físico para oferecer.
 
Você pode encontrar um contato importante a qualquer momento – feiras, congressos do setor, happy hour, saguões de aeroportos. Portanto, nunca saia de casa sem levar o seu cartão para não perder uma oportunidade de fazer um networking valioso. Mantenha sempre alguns cartões em sua bolsa ou carteira para que a próxima vez que encontrar um parceiro de negócios em potencial esteja preparado.
 

Um Cartão de Visita é a Primeira Impressão da Sua Marca

 
Quando você encontra alguém que poderia ser um bom contato para sua empresa, você não quer que ele vá embora sem sequer ter uma primeira impressão sobre você, certo? Um cartão de visita memorável faz muito mais do que apenas passar um endereço de e-mail ou número de telefone. No momento em que eu faço uma conexão com meu cartão de visita, eu não quero a minha marca associada a qualquer coisa. Por isso acredito que o cartão deve ser muito mais do que um pedaço de papel impresso de qualquer jeito.
 
O objetivo de todo empreendedor é causar uma primeira impressão memorável e, para isso, é importante investir em um modelo que represente a marca e passe um pouco de sua essência. Não precisa ser o mais caro, basta que seja um cartão criativo e que fique na memória das pessoas.
 

Cartões de Visita Criativos São Compartilhados Espontaneamente

 
Um cartão de visita é um objeto físico que deixa a marca de uma empresa para onde ele for. Se você apenas trocar e-mails e números de telefone com uma pessoa, esse contato provavelmente irá se encerrar ali. Entretanto, se você entregar um cartão de visita criativo que cause uma grande impressão, é bem provável que ele chegue até outras pessoas sem a sua interferência.
 
Um cartão de visita criativo é aquele que se utiliza da ideia principal do negócio para ter uma característica marcante. Por exemplo: Um designer de móveis que tem um cartão que pode ser desmontado e ser transformado em uma cadeira. Isso certamente irá chamar muito a atenção e fará com que as pessoas mostrem o cartão para seus conhecidos, o que é maravilhoso.
 

Os Cartões de Visita Mostram Que Você Está Preparado

 
Alguma vez você já teve alguém escrever as informações de contato de alguém em um guardanapo porque essa pessoa não tinha um cartão de visita? Ou já teve que passar o seu contato dessa forma porque alguém que estava com o celular sem bateria? Se sim, saiba que essa não é a abordagem mais profissional e não é indicada para quem deseja se destacar no mercado.
 
Se você encontra dois indivíduos, um que precisou sair pelo local procurando uma caneta e um papel para escrever e a outra pessoa que simplesmente tirou um cartão de visita da carteira. Quem você vai escolher para fazer negócios? Provavelmente aquele que se mostrou preparado e, rapidamente, ofereceu seu cartão de visitas. Por isso, nunca saia de casa sem o seu, ele ajuda a mostrar o seu preparo e empenho nos negócios.
 
Você tem um cartão de visitas? Se sim, compartilhe comigo nos comentários as oportunidades que conseguiu por meio dele.