Chatbot e seu modelo de negócio

Chatbot e seu modelo de negócio

A tecnologia conhecida como chatbot está cada vez mais presente em empresas de todos os portes devido ao aumento da relevância que a boa comunicação possui para os consumidores. A difusão da internet fez com que as pessoas se tornassem menos pacientes em relação a espera por informações e dessa forma companhias de diferentes segmentos precisam estar atentas e prontas para responder a todas e quaisquer dúvidas em diferentes canais.

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O Que é Chatbot?

Chatbot nada mais é do que um software que tem como função gerenciar e fornecer respostas para usuários podendo ser utilizado em diferentes plataformas como sites e aplicativos. Os robôs de chat, como também podem ser chamados, se caracterizam por agirem como assistentes virtuais que podem manter uma conversa lógica a partir de algumas configurações. Para muitas organizações essa tecnologia representa um passo adiante em termos de comunicação com o público-alvo.

Como os Chatbots Podem Se Encaixar em Diferentes Modelos de Negócio

Os chatbots podem ser softwares com maior ou menor grau de complexidade, tudo depende das necessidades da empresa. Atendendo a uma série de demandas esses robôs de chat podem ser utilizados em diferentes contextos, uma tecnologia que pode se adequar a vários modelos de negócios. A seguir vou explicar algumas dessas funcionalidades para que fique mais claro como diferentes tipos de negócios podem se beneficiar.

Diferentes tipos de chatbots

Como já citei existem softwares com diferentes graus de complexidade e vale dizer que esses robôs podem fazer mais do que simplesmente dar respostas em chats. As versões mais simples podem ser utilizadas para a automatização de respostas para mensagens bem como podem ter um roteiro de dicas para ajudar os usuários a realizar uma série de funções. Esse software pode, por exemplo, fazer uma análise dos débitos do cliente e então lhe fornecer uma segunda via de pagamento.

Os softwares que apresentam configurações mais complexas têm como diferencial conseguir aprender com cada atendimento de maneira que com o tempo se tornam praticamente um funcionário humano. Cada vez que o chatbot realiza um atendimento com uma nova função passa a ter domínio desse conhecimento também. Algumas versões podem inclusive atuar interagindo com outros sistemas.

Atendimento a clientes

A função mais popular dos chatbots é a de atendimento a clientes através de chats, podendo ser executada até pelas versões mais simples é uma possibilidade para companhias de todos os portes. Quando analisamos as razões que fazem com que boa parte das pessoas procurem auxílio das organizações percebemos que existem questões comuns do dia a dia.

Dessa forma é possível contar com esses softwares para esse primeiro contato, isto é, para selecionar quais são as dúvidas recorrentes e quais são os atendimentos que exigem um atendente humano. Com a programação adequada o robô de chat pode fornecer as respostas esperadas em casos simples reduzindo significativamente o volume de chamadas para os atendentes que podem se concentrar em atender com mais qualidade quem realmente precisa de ajuda.

Coleta de informação e captação de leads

Muitas pessoas passam mais tempo na internet no que chamada vida real e isso faz com que seja essencial desenvolver estratégias de persuasão para que esses indivíduos continuem navegando nos canais da sua empresa. Como não é possível manter funcionários monitorando o site ou redes sociais o tempo todo se torna interessante ter um chatbot que cumpra esse papel.

Esses softwares estão cada vez melhor desenvolvidos permitindo que seja realizada coleta de informações relevantes a respeito dos leads que tornará mais fácil criar estratégias eficazes de retenção. Outro ponto é que os chatbots podem funcionar como verdadeiros funcionários que apresentam os produtos e serviços da companhia de uma forma atrativa permitindo que sejam realizadas conversões.

Os internautas em muitos casos querem saber mais sobre o que uma organização tem a oferecer, contudo, não sabem exatamente o que perguntar. Os dados que são coletados assim como os potenciais leads que são cooptados são repassados então para a equipe comercial que prossegue assumindo a negociação. Um chatbot pode aumentar consideravelmente as vendas da que empresa.

Chatbots São o Futuro e o Presente

Futuramente praticamente todas as companhias terão presença digital e utilizarão chatbots para cumprir funções burocráticas e sistêmicas. Contudo, esse futuro já começou e para não ficar para trás em termos de concorrência é válido começar a buscar por essas soluções desde já. Cada modelo de negócio pode se beneficiar de maneiras diferentes desse recurso.

Por exemplo, uma companhia que baseia as suas vendas por meio da captação de leads em seu site tem grandes ganhos com os softwares que apresentam seus produtos em detalhes assim como uma organização que precisa fornecer segunda via de fatura com frequência se torna mais otimizada com esse recurso automático.

Sua empresa já usa chatbots? Comente a sua experiência e compartilhe esse artigo com os seus amigos!

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