Transforme sua ideia em realidade - Saiba como abrir uma empresa

Transforme sua ideia em realidade - Saiba como abrir uma empresa

Saber como abrir uma empresa é tão importante quanto ter uma boa ideia de negócio, pois de nada adianta saber o que fazer para conquistar o público desejado sem saber como realizar suas ideias na prática. O empreendedor de primeira viagem deve estar preparado para resolver questões pertinentes a recursos para o início da companhia, contato com as pessoas certas, delineamento de processos entre outros tópicos.

Como abrir uma empresa: Um guia de 7 passos para transformar ideias em realidade

A seguir vou apresentar os principais tópicos que devem ser considerados para que uma ideia seja transformada em realidade. Preparado para começar a dar traços de realidade para o seu negócio?

Primeiro passo – Busque recursos com assertividade

Para tirar uma ideia de negócio dos sonhos para a realidade é essencial ter recursos para investir. São raros os casos em que o empreendedor tem a mão todo o capital necessário para bancar a estrutura da organização. Se você já fez as contas e percebeu que está faltando recursos é interessante considerar ter sócios que possam ajudar a diluir esses investimentos.

Iniciar com recursos próprios é o cenário ideal, contudo, se isso não for possível indico que procure linhas de financiamento de longo prazo. Para que seu empreendimento tenha uma boa saúde financeira é crucial evitar financiamentos de curto prazo que podem ter juros excessivamente altos.

Segundo passo – Encontre as pessoas certas

Com os recursos para dar o impulso inicial ao seu negócio é bom contar com as pessoas certas ao seu redor isso inclui desde a contratação do capital humano até investidores. Geralmente as coisas mais grandiosas são feitas por um conjunto de pessoas então não tenha medo de admitir que precisa daqueles que estão trabalhando duro para transformar em realidade o seu sonho.

O networking tem grande relevância para a construção de uma empresa mais forte no mercado então não esqueça de estar presente em eventos e aprender a fazer contatos. Sua organização será o reflexo da forma como se comunica com o exterior e de como conta com as pessoas certas.

Terceiro passo – Defina processos sustentáveis

Acima mencionei dois recursos imprescindíveis para ter um empreendimento em funcionamento, o capital financeiro e o capital humano. Uma vez que sua companhia tem esses dois recursos deverá desenvolver processos que trabalhem com os mesmos da melhor forma possível. A manutenção da operacionalidade do seu negócio depende da sustentabilidade com que os recursos são utilizados.

Lembre-se, no entanto, que estruturar processos não pode significar enrijecer o dia a dia da companhia. Otimize o uso dos recursos abrindo espaço para o estabelecimento de parcerias e acordos com públicos como fornecedores, colaboradores e prestadores de serviço. Determinar e perseguir metas é importante para o bem-estar da sua empresa, mas sempre com foco no que é possível e sustentável. Somente com processos saudáveis a sua organização irá crescer e se fortalecer.

Quarto passo – Tenha paixão pela sua ideia para liderar a equipe

Abrir uma empresa é realizar um sonho para boa parte dos empreendedores, porém, mesmo com esse viés não se pode esquecer que o objetivo é que a companhia dê lucros. Para conseguir extrair o melhor dos colaboradores de uma organização é necessário saber unir os dois aspectos, motivar com paixão pelo negócio, mas com o olhar direcionado ao crescimento.

O gestor/empreendedor de uma empresa deve estar pronto para ser um líder que guia a sua equipe. As pessoas que trabalham com você devem sentir que são importantes e parte dos resultados positivos obtidos. Nunca se esqueça que o bom líder é aquele que deixa que seus colaboradores trabalhem realizando apenas a supervisão de ajustes.

Quinto passo – Esteja pronto para tudo

A palavra-chave para quem deseja empreender no Brasil é resiliência uma vez que pode ser bastante difícil manter a sua companhia operando no mercado. Todos os dias haverá algum desafio para ser vencido, o entendimento disso é o que diferencia quem se mantêm no mercado e quem vê seu sonho chegar ao fim antes do previsto. Tirar um sonho do papel é algo destinado a pessoas determinadas que não desistem com facilidade.

Sexto passo – Trabalhe com as possibilidades que se tem

Em grande parte do tempo não temos a nossa frente os cenários mais tranquilos, porém, ainda assim é necessário se manter fazendo e realizando. Aprender a trabalhar com as ferramentas que se tem disponíveis no espaço de tempo que se possui faz toda a diferença para quem deseja construir uma empresa sólida.

Sétimo passo – Saiba reconhecer quando está errado

Aventurar-se no mercado não é nada fácil e em algum momento pode ser que você perceba que as coisas não estão como o esperado, saber reconhecer seus erros e mudar a direção é crucial para ter a oportunidade de manter seu empreendimento operando a longo prazo. Identifique seus erros e passe-os a limpo para que a sua organização possa se manter próspera.

Gostou das dicas de como abrir uma empresa e transformar sua ideia em realidade? Comente abaixo e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

 

Copyright: 1075401602 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes