Saiba como administrar uma oficina mecânica e tenha sucesso no seu negócio.

Saiba como administrar uma oficina mecânica e tenha sucesso no seu negócio.

Gestores que sabem como administrar uma oficina mecânica têm grandes chances de alcançar uma excelente rentabilidade, afinal os carros representam a principal forma de locomoção humana e ainda sai mais em conta fazer reparos a trocas em grande parte dos casos. Uma oficina mecânica presta um serviço essencial podendo ser considerada como uma ‘clínica’ para veículos. Há a possibilidade de aumentar os lucros prestando atenção a algumas questões relativas à gestão.

6 Dicas de como administrar uma oficina mecânica

Se você tem ou pretende abrir uma oficina mecânica veio ao lugar certo, vou dar dicas de como aumentar os lucros da sua empresa otimizando a sua gestão.

1 – Faça uma gestão assertiva das finanças

Para que um negócio seja bem-sucedido precisa dar lucro e não se engane pensando que basta atender muitos clientes para ter uma boa margem. Muitas empresas que vão à falência têm cartelas diversificadas de clientes, porém, não fazem a correta gestão do que ganham acabando tendo que fechar as suas portas. Não ter planejamento financeiro faz com que o lucro se dilua e o gestor não saiba nem para onde ele foi.

As principais dicas para gestores que desejam colocar as finanças de suas organizações em dia são manter o trabalho de controle com frequência diária não deixando que ele acumule, manter um acompanhamento detalhado do aumento e da queda do faturamento, fazer avaliações constantes dos custos operacionais reduzindo-os sempre que possível e o mais importante jamais misturar seus gastos pessoais com os gastos da oficina.

2 – Trabalhe com metas

Além de ter um planejamento financeiro na ponta do lápis é importante estabelecer metas listando as etapas necessárias para alcançar o resultado esperado. As metas podem pequenas ou grandes desde contratar mais um funcionário até ampliar o espaço de atendimento. Para realizar cada meta é necessário um valor x, com as finanças sob controle se torna mais simples saber quanto já se tem e quanto é preciso obter.

3 – Construa uma relação de confiança com seus clientes

Os clientes buscam nas oficinas mecânicas um atendimento confiável, saber que estão sendo atendidos com qualidade e sem que nada fora do padrão esteja sendo cobrado. Ainda existe grande desconfiança de parte do público quanto aos serviços cobrados, dessa forma a partir do momento que a sua oficina atua com mais transparência passa a ser a escolha dos clientes de maneira geral.

Ao encontrar um mecânico de confiança dificilmente o cliente procurará outra empresa para atendê-lo. Algumas ações podem potencializar essa criação de vínculo como, por exemplo, a oferta de desconto no caso do cliente retornar com um novo problema num período de até três meses do atendimento anterior.

Tentar sempre que possível encaixar as demandas dos clientes na agenda da oficina também aumenta a confiança haja vista que geralmente os carros dão problema em momentos inconvenientes e quase todo mundo precisa deles diariamente. Quem é acudido num momento de dificuldade não esquece.

4 – Reduza a rotatividade de colaboradores

Para as empresas, de uma forma geral, é negativo ter alta rotatividade em seus quadros de colaboradores. Toda vez que um funcionário se demite ou é demitido gera a necessidade de investir tempo e dinheiro para realizar uma seleção para um substituto que precisará ser treinado para pegar o ritmo da organização. E novamente cito a importância do relacionamento de confiança que se estabelece entre clientes e mecânicos.

Em muitos casos os mecânicos que deixam a oficina levam consigo alguns clientes podendo gerar um grande prejuízo. Para potencializar os seus lucros e evitar possíveis prejuízos recomendo a criação de um ambiente profissional agradável no qual os colaboradores desejem permanecer reduzindo dessa forma a rotatividade. A motivação para o trabalho gera ainda serviços de mais qualidade.

5 – Saiba precificar os seus serviços

Os serviços oferecidos pela sua oficina mecânica devem ser bem precificados de maneira que ajudem a manter a lucratividade e não passem a imagem errada de uma empresa de baixa qualidade. Do ponto de vista do dono do carro não é exatamente interessante deixar seu veículo de uso cotidiano nas mãos da oficina mais barata da cidade. Uma vez que o carro é muitas vezes o meio de transporte para o trabalho é natural que os potenciais clientes de uma oficina busquem pela máxima eficiência no atendimento.

Por outro lado se uma oficina mecânica oferece preços muito elevados para seus serviços pode também ser evitada por clientes que não têm condições e/ou não estão dispostos a pagar mais. O ideal é fazer uma pesquisa de preços dos serviços que serão oferecidos buscando manter a sua oficina na faixa do meio sempre com foco na sustentabilidade.

6 – Conte com a tecnologia

Os recursos tecnológicos são seus aliados para uma gestão mais eficiente de uma oficina mecânica, conte com softwares que mantenham os dados dos clientes armazenados assim como os detalhes a respeito dos serviços que já foram oferecidos a eles. Quanto mais rápido for o atendimento mais os clientes lembrarão da sua oficina quando precisarem novamente.

Gostou dessas dicas sobre gestão de oficina mecânica? Compartilhe em suas redes sociais!

 

Copyright:626285144 – https://www.shutterstock.com/pt/g/georgerudy