Como anda sua imagem profissional? Aprenda a avaliar.

Como anda sua imagem profissional? Aprenda a avaliar.

A imagem profissional é algo tão ou mais valioso que capacitações técnicas e um bom currículo, porém, nem todos se dão conta de tamanha relevância. A forma como o indivíduo é percebido pelo mercado interfere diretamente nas suas oportunidades de crescimento. Compreender isso e trabalhar para ter uma postura melhor avaliada contribui para o estabelecimento de uma carreira sólida.

Avaliar sua imagem profissional é muito importante. Saiba como se inscrevendo no meu canal. Inscreva-se agora!

Avalie Como Está a Sua Imagem Profissional

A forma como os colegas e superiores te veem determina as suas chances de ser promovido e conquistar mais responsabilidades, pois não basta ter qualificações técnicas se elas não são reconhecidas. Listei algumas das atitudes profissionais que são bem vistas em companhias de todos os portes e segmentos. Leia com atenção e tente observar se esses parâmetros de comportamento fazem parte da sua rotina profissional. Chegou o momento de fazer uma autoavaliação crítica!

1 – Respeito aos colegas

Nenhum ambiente prospera se não existe respeito, os profissionais melhor avaliados são aqueles que mantêm o mesmo nível de relacionamento com os colegas, subordinados e superiores. Embora muitas organizações ainda mantenham uma estrutura hierárquica bem definida, é fundamental compreender que, na essência, não há distinção entre as pessoas. São apenas as funções que são escalonadas hierarquicamente, porém, todos merecem o mesmo respeito enquanto profissionais de uma empresa.

Questão: Em algum momento você já deixou de ouvir a opinião de algum colega ou subordinado, simplesmente por achar que é mais qualificado tecnicamente que ele? Saiba que ouvir não custa nada e que, mesmo com diferenças de cargos, esse colega pode ter uma dica satisfatória.

2 – Inteligência emocional

Uma das características mais relevantes para o ambiente profissional é a inteligência emocional, isto é, saber administrar e dosar seus sentimentos para que eles não extravasem e prejudiquem a sua imagem pessoal no ambiente de trabalho. Pode ser que, em alguns momentos, você se sinta pressionado e estressado por alguma situação que foge ao seu controle, no entanto, não pode deixar isso transparecer. Os gestores ficam atentos à capacidade dos subordinados de manter o controle antes de considerar promovê-los.

Questão: Você já teve alguma reação emocionalmente exagerada ou agressiva no ambiente de trabalho? Pense nos motivos que levaram a essa reação e qual a frequência com que isso acontece. Se frequência estiver alta, é importante buscar por mais equilíbrio emocional.

3 – Pontualidade

Quando um profissional se atrasa para o trabalho ou atrasa o início de uma reunião está mexendo com os horários de todos que dependem do seu fluxo correto de tempo. Se os atrasos são recorrentes, além de gerar insatisfação, demonstram pouco comprometimento com a empresa. Pontualidade não é apenas uma regra, é uma oportunidade de demonstrar o respeito que se tem pelos demais.

Questão: Quais são os motivos que fazem você se atrasar para os seus compromissos profissionais? Faça uma lista e estabeleça que irá se livrar deles no decorrer dos próximos dias para garantir que chegará no horário estipulado.

4 – Atenção para as suas roupas

Mesmo que muitas pessoas ainda não reconheçam, a vestimenta têm grande impacto na formação de uma imagem profissional positiva, exatamente por isso tantas companhias estabelecem regras para a escolha das peças. A roupa passa uma mensagem, é a primeira informação que temos de uma pessoa. Por esse motivo, ela deve ser condizente com a função profissional, bem como adequada para o ambiente.

Questão: Seus colegas ou gestores já falaram alguma coisa sobre as suas vestimentas? Você percebe que existe discrepância entre o seu visual e dos outros funcionários do mesmo departamento? Essas são questões a serem avaliadas com atenção, pode ser que a promoção tão sonhada ainda não veio por pequenos equívocos de vestimenta.

5 – Produza mais e fale menos

Uma das grandes dificuldades do relacionamento humano é conter o começo de conversas paralelas. Para manter a sua boa imagem profissional, recomendo que evite as panelinhas de fofocas que se formam em momentos como o café dos funcionários. No ambiente de trabalho, a sua preocupação deve ser com as suas funções e não com a vida dos colegas.

Questão: Como você reage quando um colega de trabalho te procura para falar mal de outro colaborador da empresa? Comece a pensar sobre como afastar esse tipo de conversa da sua mesa.

6 – Saiba trabalhar em equipe

A primeira coisa é entender que, mesmo quando se realiza atividades profissionais que parecem isoladas, se está trabalhando em equipe. Cumprir suas funções corretamente contribui para que outros colaboradores da companhia possam ter um bom desempenho. Então, mesmo quando não se está num projeto com outros colegas, é essencial ter atenção as suas necessidades e oferecer ajuda.

Questão: Acontece com frequência de profissionais de outro setor te pedirem ajuda? Como você reage? Cuidado com a postura de não-colaboração apenas por achar que não é da sua alçada, todos os assuntos dizem respeito a todos os funcionários.

Como foi sua autoavaliação de imagem profissional? Deixe seus comentários e boa sorte para mudar sua trajetória!

Imagem profissional e assuntos relacionados à carreira você confere acessando meu canal. Inscreva-se agora!