Ter um canal no YouTube faz toda a diferença para se transformar numa escolha para o seu público-alvo.

Ter um canal no YouTube faz toda a diferença para se transformar numa escolha para o seu público-alvo.

Nos últimos anos, aprender a como criar um canal no YouTube e lhe dar a devida relevância se tornou um dos requisitos mais importantes para obter sucesso no mercado empresarial. Contudo, algo essencial de saber é que a rede de compartilhamento de vídeos exige cuidados para não se tornar apenas mais um canal inútil para a companhia. Entender os mecanismos de funcionamento do YouTube faz toda a diferença para se transformar numa escolha para o seu público-alvo.

Passo a Passo de Como Criar um Canal no YouTube

Abaixo vou ensinar o passo a passo técnico para a criação de um canal para a sua empresa no YouTube.

1 – Crie perfil e página no Google+

O primeiro passo para ter o seu canal no YouTube é criar um perfil na rede social do Google e na sequência uma página para a sua companhia.

2 – Login

Com a sua conta criada você deverá se logar no Google+ e então acessar o Alternador de Canal do YouTube. Estando logado, você irá visualizar o perfil organizacional também, clique nele.

3 – Confirmação

Clicando na opção para criar uma nova conta associada ao perfil será aberta uma página pop-up em que haverá uma informação que deverá ser confirmada clicando em ‘OK’. Mais uma janela pop-up será aberta com a notificação de que seu canal no YouTube será criado vinculado a sua conta do Google+. Confirme clicando em ‘OK’.

4 – Canal criado

Tendo seguido esses passos técnicos você terá o seu canal criado no site de compartilhamento de vídeos e poderá seguir para a segunda fase que consiste em personalizar a página.

Personalizando a Página do Canal da Sua Empresa no YouTube

Com a criação do canal concluída com sucesso, é importante personalizar a página, pois o seu público-alvo deve compreender que a mesma está alinhada corporativamente com o negócio e ter facilidade para localizá-la.

1 – Ícone

O ícone do canal do YouTube será o mesmo da conta do Google+ que está vinculada a ele. Na hora de escolher a imagem é fundamental observar que deve ser algo claro e rápido de entender, como a logo do seu negócio. O tamanho de exibição será de 98 x 98 pixels, no entanto, é interessante que a imagem tenha pelo menos 800 x 800 pixels de definição em formato JPG, BMP, PNG ou GIF. Imagens pixeladas (que não têm nitidez por terem um tamanho pequeno) transmitem uma imagem de amadorismo.

2 – Adicione uma arte ao canal

Semelhante a capa do Facebook, a arte do canal no YouTube, consiste numa imagem que deve contribuir para dizer aos internautas sobre o que é a página. Nesse caso se trata de uma imagem que reforce a identidade corporativa. É bastante importante realizar essa personalização, a arte deve ter menos de 4 MB, o tamanho mínimo é de 2.048 x 1.152 pixels. Porém, o YouTube recomenda que as medidas sejam de 2.560 x 1.440 pixels para que se tenha um resultado assertivo em diferentes dispositivos.

3 – Liberando a personalização do canal

Para seguir as dicas que dei acima é necessário liberar a personalização do canal, clique  no botão que possui ícone de engrenagem, ao fazer isso será aberta uma janela pop-up com o título de ‘Configurações do Canal’, nela haverá a opção ‘Personalizar o layout do seu canal’, ative-a. Prossiga clicando em ‘Salvar’ e observe que você terá uma grande quantidade de informações divididas em cinco abas principais: Vídeos, Playlists, Sobre, Canais e Início.

4 – Editando a aba “sobre”

Estando com a edição do canal liberada adicione informações a respeito da companhia na aba “Sobre”. Esse texto deve ter coesão e coerência, pode conter a missão e os valores da empresa. Atenção apenas para não se alongar demasiadamente e usar técnicas de SEO que permitam que o seu canal seja encontrado com mais facilidade através dos buscadores. Lembre-se também que as pessoas não têm muita paciência com textos longos na internet então economize nas palavras.

5 – Inclua contatos

Não esqueça de incluir os contatos da sua companhia na descrição da aba sobre, adicione o e-mail e as redes sociais. É possível configurar de tal forma que os links sejam exibidos na arte do canal.

6 – Canais em destaque

Observe que no lado direito há a opção “Canais em Destaque”, em que é possível acrescentar outros canais que pertençam a sua empresa ou perfis que sejam administrados por funcionários. Talvez no momento da criação da página da sua organização essa opção não seja tão útil, porém, conforme a presença digital da sua corporação for se intensificando pode se tornar um trunfo para fazer com que os usuários transitem entre os canais.

O Conteúdo é o Segredo Para Formar uma Audiência Qualificada

A partir do momento que o canal no YouTube estiver pronto será necessário começar a alimentá-lo com conteúdo relevante. As pessoas somente se inscrevem em canais que contribuem de alguma maneira no seu dia a dia. Alinhe os vídeos com o segmento de atuação da sua marca, mas não esqueça que ninguém se inscreve para assistir vídeos plenamente institucionais.

Com essas dicas você acredita que está pronto para criar o canal da sua empresa no YouTube? Comente abaixo!

 

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