Como fazer uma mudança comercial sem perder a clientela?

Como fazer uma mudança comercial sem perder a clientela?

A necessidade de mudar de endereço é algo que causa preocupações para muitos empreendedores. Além das questões burocráticas, mudar para outro ponto comercial envolve o cuidado para não perder a clientela. Para te ajudar nessa missão, preparei algumas dicas valiosas. Confira!
 

O Endereço do Novo Ponto Comercial

 
Uma mudança de ponto pode se dar por diversos motivos, um dos principais é quando o gestor sente a necessidade de ir para um lugar maior, para expandir e ter a capacidade de atender mais clientes. Entretanto, não é apenas o espaço em si que deve ser analisado, é importante levar em consideração a acessibilidade do endereço.
 
Pesquise a região na qual o ponto está localizado, se há bastante movimento e transporte até o local. Faça uma espécie de pesquisa com os seus clientes, perguntando o que eles acham da mudança, se vão continuar frequentando seu espaço. Essas informações vão te ajudar a escolher um endereço acessível para sua clientela.
 

Área Comercial ou Residencial

 
Outro fator importante para ser levado em consideração é se o ponto está localizado em uma área residencial ou comercial. Não adianta encontrar um espaço incrível e com uma ótima infraestrutura, se ele está localizado em um bairro completamente residencial e sem muita circulação de pessoas.
 
Entretanto, é importante pensar no tipo de negócio, pois há exceções, como no caso de uma padaria, por exemplo, estar localizada em uma área residencial pode ser uma estratégia. Já no caso de uma loja, estar em uma região apenas com residências e pouco movimento nas ruas pode não ser muito viável.
 
Para saber o tipo de área ideal para o seu negócio, analise se ele é do tipo que as pessoas entram quando estão de passagem, como lanchonetes, por exemplo, ou de deslocamento, que é quando os clientes saem de casa com destino ao local, como salões de beleza e outros estabelecimentos que atendem com hora marcada. Os negócios de passagem precisam estar localizados em áreas com muito movimento, pois é daí que vem a maior parte da sua clientela.
 

Ruídos nas Redondezas

 
Visite o local em períodos diferentes do dia para verificar se é uma área com muitos ruídos. Se o seu negócio for do tipo que as pessoas buscam para relaxar, como um centro de estética e beleza, por exemplo, é melhor encontrar um ponto comercial em uma área que não tenha tanto barulho, a fim de oferecer um ambiente mais agradável.
 

Questões Burocráticas

 
Ao mudar uma empresa de lugar, é necessário cuidar de algumas questões burocrática. São elas:
 
• Ir até a junta comercial da sua cidade para alterar o endereço no contrato social da empresa.
 
• Se for uma mudança para outra cidade, é necessário realizar o cancelamento da inscrição municipal e fazer um novo registro na nova cidade.
 
• Alteração do endereço no documento fiscal que a empresa emite, na Caixa Econômica Federal e matrícula do INSS.
 
• Fazer a devolução da sua sala comercial atual conforme as regras do contrato de locação. Verifique se já está no prazo em que é possível entregar o imóvel sem multa ou se terá que pagar um valor pela rescisão precoce do contrato. Além disso, é importante verificar se terá que mandar pintar o local ou pagar alguma taxa ao proprietário referente ao serviço.
 

Divulgação da Mudança

 
A divulgação da mudança deve começar antes mesmo de ela acontecer, não espere que os seus clientes cheguem ao local e deem de cara com um aviso de mudança de endereço. Essa placa é importante, mas o ideal é que todos saibam previamente, principalmente no caso de estabelecimentos com foco na fidelização, como salões de beleza, por exemplo.
 
Envie um informativo para os clientes por e-mail, redes sociais, mensagem ou faça uma ligação contando sobre a mudança e convidando-os para conhecer o novo espaço. Mostre o quanto eles são importantes para a empresa para que saibam que a mudança de endereço em nada vai mudar o atendimento e os serviços oferecidos.
 

Inauguração do Novo Espaço

 
Promova um dia especial para inaugurar o novo espaço da sua empresa. Convide os clientes atuais e divulgue para que outras pessoas conheçam também. Não precisa ser um grande evento, você pode abrir a empresa normalmente e oferecer comes e bebes para todos que forem prestigiar. Criar uma promoção especial de inauguração também é uma forma interessante de chamar a atenção da clientela.
 
É importante que você faça com que as pessoas saibam da mudança de endereço e que novos clientes conheçam o seu empreendimento. Agindo da maneira certa, a mudança pode ser uma forma de manter os clientes antigos e conquistar novos.
 

Mudar Para Melhor!

 
Além dessas dicas, não se esqueça de analisar se o valor do aluguel do novo ponto não irá comprometer a saúde financeira da sua empresa, se será necessário fazer reformas, enfim, pense em tudo o que envolve custos e calcule a viabilidade da troca de ponto. Tomando todos os cuidados que mencionei, certamente a mudança será para melhor e trará ainda mais clientes para a sua empresa.