Saiba como montar um plano de marketing eficiente para sua empresa

Saiba como montar um plano de marketing eficiente para sua empresa

Uma das primeiras lições que qualquer empreendedor aprende ao entrar no mercado empresarial, é que planejar é essencial para o sucesso. Nesse contexto, o plano de marketing se mostra um dos mais relevantes, haja vista que é ele quem guiará a companhia até o seu público-alvo, garantindo a sua consolidação e posicionamento. Saber mensurar e distribuir os recursos com assertividade é o que diferencia boas estratégias de prejuízos.

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O Que é o Plano de Marketing?

Todo mundo já ouviu o quanto é relevante ter um bom plano de marketing, contudo, nem todos os empresários sabem realmente do que se trata. Conceitualmente, esse plano deve ser escrito com detalhamento de todas as ações e objetivos, que deverão ser realizados pela companhia. Trata-se de um guia de como a marca será posicionada no mercado, quem será seu público-alvo e como o mesmo será alcançado com efetividade.

O planejamento de marketing pode ser desenvolvido com objetivos diversos, como criar e apresentar uma marca ao mercado, lançar um determinado produto ou serviço, reposicionar uma empresa, entre tantos outros. O que se mantém constante é a necessidade de análises profundas da situação do mercado bem como traçar estratégias sólidas.

Quais São as Premissas Para Elaborar um Plano de Marketing?

Para que o planejamento de marketing seja eficiente, é fundamental que ele leve em consideração todos os setores da organização observando qual é o papel de cada um para chegar ao resultado final. Não adianta, por exemplo, que uma marca decida aumentar as suas vendas em 5% nos próximos seis meses por meio de divulgação massiva se o setor de produção não acompanhar o ritmo atendendo a demanda gerada.

A linha-guia de um plano de marketing deve ser a integração das pessoas que ajudam a fazer da companhia o que ela é em busca de um objetivo geral. Nesse planejamento, devem ser somados esforços de comunicação, produção, análise do mercado, logística, enfim, de todos os recursos disponíveis para fazer o melhor trabalho possível. Marketing tem tudo a ver com promover engajamento, inclusive interno.

Como Elaborar um Plano de Marketing Para a Sua Empresa

Após ter apresentado a relevância e a essência de um bom planejamento de marketing, vou listar as etapas principais para o desenvolvimento dessa estratégia na sua companhia.

Análise do mercado para determinação de objetivo

Todo plano precisa ter um objetivo determinado, não é mesmo? No caso do plano de marketing, é necessário saber o que se pretende obter como resultado aos investimentos que serão realizados. Para que seja possível estabelecer um objetivo plausível, é necessário empreender um estudo detalhado do mercado observando as suas condições atuais, além das potenciais oportunidades e ameaças.

Esse objetivo pode consistir em aumentar a participação atual da companhia no mercado, lançar um novo produto ou serviço, tornar a marca mais relevante, entre outros. Tendo esse objetivo determinado, será possível seguir adiante no planejamento, determinar como realizar o que está sendo proposto.

Desenvolvimento de estratégia

Com o objetivo geral da empresa definido, se torna necessário pensar em quais são os passos necessários para que ele se concretize. Analise todos os recursos importantes no processo, bem como as ações-chave e os prazos em que devem ser realizadas para que se alcance verdadeiramente o desejado. Tão importante quanto saber onde se quer chegar é ter o conhecimento de como chegar. Esse é o ponto de partida para a estratégia de um bom plano de marketing.

Divulgação do plano

Para que o plano funcione, é imprescindível que todos os colaboradores da companhia façam a sua parte sabendo exatamente como devem proceder em cada situação. O gestor do departamento de marketing deve pensar numa forma de integrar os atores desse processo, obtendo verdadeiro comprometimento deles. Lembre-se que somente se todos fizerem sua parte o todo será obtido corretamente.

Mensuração de resultados

Durante a realização do planejamento, é necessário manter o controle e avaliação dos processos por meio do uso de métricas específicas. A mensuração realizada no decorrer da prática do plano de marketing permite saber quais são as etapas concluídas com sucesso e quais ainda estão deixando a desejar de alguma maneira.

Apesar do planejamento ser elaborado com base em estudos e análises de mercado, é possível traçar objetivos difíceis de alcançar e as métricas objetivam exatamente demonstrar isso, para que possam ser tomadas medidas de ajuste. Bons planos também devem prever a possibilidade de recomeçar e repensar.

Crescendo Com Base em um Plano de Marketing

Todo e qualquer negócio depende de um bom plano de marketing como base de seu funcionamento e crescimento. Dedicar tempo e capital financeiro para essa finalidade é essencial, contudo, ainda é significativo o número de empreendedores que descuidam dessa questão. Estar no mercado é apenas o primeiro passo, o público precisa ver e gostar da sua marca.

Deixe seus comentários sobre a elaboração do plano de marketing da sua empresa!

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