Saiba como funciona um Gateway de Pagamento

Saiba como funciona um Gateway de Pagamento

Os empresários que desejam investir na criação de e-commerce devem conhecer o funcionamento de um gateway de pagamento, pois se trata de um elemento de extrema importância para a transmissão de dados entre as empresas, clientes e suas instituições bancárias. A transparência e a segurança para a realização de compras online não é mais um diferencial e sim uma obrigatoriedade para companhias de qualquer segmento.

O que é um gateway de pagamento?

Para entender o funcionamento do gateway de pagamento é necessário saber do que ele se trata. Basicamente é uma interface que as companhias que vendem online utilizam para realizar o envio de dados entre si, os consumidores e os seus bancos. As organizações podem utilizar esse sistema para o processamento de dados de pagamento com cartões de crédito e também para processar compras realizadas por telefone.

Como funciona o gateway de pagamento?

A maneira mais fácil de explicar o funcionamento desse sistema é compará-lo com a maquininha de cartão de crédito presente em lojas físicas. No momento em que o consumidor informa os dados do seu cartão no site é feita a codificação dessas informações que são então transmitidas pelo gateway de pagamento ao banco do indivíduo. O banco então responde se o cartão cadastrado é válido e se há saldo suficiente para que a compra seja concluída. Se estiver tudo certo a loja irá concluir o processo de compra.

6 Vantagens de ter um gateway de pagamento

A economia de ter um sistema de pagamentos próprio é um dos principais benefícios de adotar um gateway de pagamento, porém, a lista não para por aí. A seguir listei mais algumas das principais vantagens de ter esse sistema de processamento.

1 – Mais conversões

O gateway de pagamento agiliza o processo de pagamento virtual e isso acarreta em maiores taxas de conversão à média e longo prazo. Há mais chances de que as transações sejam concluídas com sucesso.

2 – Suporte

Com esse sistema de processamento há suporte de qualidade para a operacionalidade da loja virtual.

3 – Transparência no checkout

Checkout nada mais é do que saída e se refere ao pagamento do pedido. A transparência e a segurança da transmissão dos dados do cartão de crédito dos clientes é um ponto diferencial para a fidelização dos consumidores. Com o aumento do número de crimes financeiros virtuais as pessoas estão cada vez mais preocupadas em fornecer dados do seu cartão de crédito. A dica é oferecer o máximo de transparência que for possível.

4 – Confirmação imediata do sucesso do pagamento

Um sistema que agiliza o processo de compra e pagamento dos clientes de lojas virtuais. Os indivíduos ficam sabendo na hora se o cartão foi aceito e por acaso tiver dados algum erro podem optar por outra forma de pagamento.

5 – Negociação de taxas com os bancos

Os empresários podem negociar taxas mais interessantes junto aos bancos ao adotar um sistema de transmissão de dados. A longo prazo isso pode fazer toda a diferença para a saúde financeira da sua organização.

6 – Otimização do pagamento

Com o gateway de pagamento o procedimento é realizado de maneira mais simples, assim o cliente não fica de má vontade com a sua loja virtual e nem tem tempo para reconsiderar e desistir da compra.

Qual a importância de ter um gateway de pagamento na sua loja online?

Hoje em dia mais pessoas realizam compras online, no entanto, ainda há um número significativo de consumidores que têm restrições quanto a lojas online. Em geral o que gera tal desconfiança nesses indivíduos é a forma como seus dados serão tratados pela loja virtual em que pretendem comprar. Se houver a mínima desconfiança quanto a transparência da loja é normal que esses clientes desistam.

O checkout, que como já mencionei é a saída, precisa ser transparente transmitindo a ideia de segurança para os consumidores. Ninguém quer ter seu cartão de crédito clonado ao realizar uma compra online, não é mesmo? Pelo fato do pagamento ser realizado numa única página e a transmissão de dados ser codificada e diretamente com os bancos há mais tranquilidade por parte dos consumidores de comprarem de lojas que usam esse sistema.

A facilidade com que o pagamento é realizada, ou seja, a quantidade de processos e cliques necessários pode fazer com que os compradores desistam antes de chegar a conclusão. A transparência nesse processo de saída é o que faz com que os clientes retornem a sua página para realizar novas compras ao longo dos anos. É essencial ter um sistema de pagamento otimizado para reduzir os casos de desistência de compra com o carrinho cheio.

Sua loja virtual utiliza um gateway de pagamento? Deixe seus comentários abaixo a respeito da adoção desse sistema!

 

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