Tudo o que você precisa saber para melhorar sua logística empresarial

Tudo o que você precisa saber para melhorar sua logística empresarial

Chega um momento em todo negócio que nos deparamos com o desafio de produzir mais em menos tempo. A logística empresarial é a forma mais eficaz de acompanhar o crescimento da empresa, atender a demanda e obter mais lucros sem necessidade de grandes investimentos.
 
Você não sabe o que é logística empresarial? Eu explico! Trata-se de uma área da gestão empresarial que coordena sistematicamente todos os aspectos envolvidos na produção da empresa, desde a aquisição de matéria-prima até o consumo pelo cliente final. Portanto, inclui a administração dos recursos financeiros e insumos, planejamento da estocagem, transporte, distribuição, fornecimento de materiais, entre outras etapas.
 
A logística empresarial pode ser aplicada nos mais diversos tipos de empresa e para suprir os mais variados objetivos. Entre eles, destaca-se a melhora da qualidade da produção e exploração de novos mercados, o que torna seu negócio cada vez mais eficiente. Para isso, foca-se em acertar e alinhar todos os processos envolvidos, de modo a oferecer uma ótima experiência ao cliente e, ao mesmo tempo, reduzir os custos.
 
Curiosidade: assim como outros campos da logística, a logística empresarial foi inspirada nas táticas e processos utilizados nos campos de batalha durante a Segunda Guerra Mundial. Na iminência de ataques inimigos, os soldados precisavam montar complexos esquemas para transportar e armazenar suplementos e armas que os permitissem ganhar as batalhas. Quase a mesma situação pela qual as empresas precisam passar para se destacar em um contexto de alta competitividade. A arte da guerra mais uma vez mostra-se eficiente no empreendedorismo.
 

A logística empresarial no contexto atual

 
Como empreendedor, acredito que a integração e coordenação das atividades são aspectos fundamentais para entrega de produtos e serviços que atendam as metas estipuladas.
Já é consenso que a logística empresarial pode agregar valor para os produtos e serviços oferecidos, o que dá mais visibilidade à empresa. Por esse motivo, essa técnica está sendo cada vez mais utilizada por diversas organizações.
 

Como fazer logística empresarial

 
Cada empresa deve aplicar a logística empresarial de acordo com os seus objetivos e funcionamento. Ela pode estar presente em cada uma das etapas de produção, como explico abaixo.
 

Supply Chain ou Cadeia de Suprimentos

 
O supply chain corresponde a todos os elementos e estágios envolvidos direta ou indiretamente no atendimento de uma demanda. Todos estão encadeados entre si de alguma forma (por isso o nome Cadeia). Podemos citar aqui os fornecedores, fabricantes, distribuidores, lojistas e clientes.
 
Uma logística empresarial bem-sucedida depende do bom gerenciamento do supply chain. De uma forma geral, envolve estratégias de planejamento e operacional, bem como a coordenação de decisões relacionadas diretamente ao material. Mapear processos, alinhar seus sistemas com fornecedores e acompanhar o seu trabalho, fazer previsões de demandas, integrar equipes e investir em um bom sistema de TI são algumas ações.
 

Oferta e demanda

 
Oferta é a quantidade de produto ou serviço disponível para compra. Já demanda é a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar. Ambos são conceitos relacionados a diversas áreas da gestão empresarial. Para entendê-los e gerenciá-los adequadamente precisamos lembrar-nos da lei “quando a demanda é maior que a oferta, os preços tendem a subir e o contrário também é verdadeiro”. Portanto, você deve investir em uma boa previsão da demanda para acompanhar a oferta.
 

Fornecedores

 
Se existe algo que devemos aprender como empreendedores é saber escolher bem os nossos fornecedores. O trabalho deles impactará diretamente no produto ou serviço que oferecemos, seja positiva ou negativamente. E o que está em jogo é a nossa imagem e não a deles.
 
A logística empresarial aqui se faz necessária para planejar o contato com os fornecedores, negociar preço, prazo e condições de entrega, bem como testar e aprimorar sua cadeia de suprimentos para oferecer qualidade aos seus clientes.
 

Gestão de estoque

 
A gestão de estoque é fundamental para garantir a entrega da demanda ao seu cliente. Escolher o modelo adequado depende do porte da empresa, produtos ou serviços oferecidos e orçamento disponível. Mas também se faz necessária a logística empresarial para um bom planejamento e análise, de modo a não comprometer verba e tempo em soluções que não se encaixem no perfil da organização.
 

Transportadora

 
Aqui estão as mais diversas dúvidas dos empreendedores que podem ser solucionadas de forma assertiva por meio da logística empresarial. Terceirizar o transporte ou manter um próprio? Essa escolha é fundamental e deve ser feita de acordo com as necessidades e orçamentos da empresa. Quando feita inadequadamente, pode render custos altos.
 

Logística reversa

 
Por fim, não devemos nos esquecer que a legislação determina o processo de logística reversa às organizações brasileiras. Apesar de ser uma obrigação, investir nessa atividade gera valor e até menos custos. Isso porque sua empresa pode reutilizar materiais para a nova produção e assim economizar em recursos, além de oferecer produtos com preços menores para os consumidores.
Investir em logística empresarial requer, portanto:
 
• Um bom planejamento: para identificar possíveis problemas e se preparar previamente, principalmente de situações que não pode controlar;
• Uma boa comunicação: sua equipe, fornecedores e até mesmo clientes devem estar em sintonia. Quanto melhor for o engajamento, melhor será o desempenho e fluidez de sua operação;
• Um bom gerenciamento: todas as etapas da produção devem ser registradas para que você compreenda o que está acontecendo. Esse acompanhamento o ajudará a atender no que está acertando, no que está errando e em quais melhorias precisa investir para otimizar os processos. Lembre-se sempre de que gerir é medir!
 
Agora que você conhece mais sobre logística empresarial e sua importância, comece a praticá-la em sua empresa e torne os processos mais eficientes!
 
Gostou deste artigo? Confira mais sacadas no meu blog! Aqui juntos somos sempre mais fortes!