Use os chatbots para gerar os leads - dicas

Use os chatbots para gerar os leads - dicas

Gerar leads é um desafio cotidiano para muitas empresas e com a difusão dos chatbots (robôs de conversa) é possível levar essa questão para outro nível usando a tecnologia como ferramenta para aumentar as conversões. Para quem ainda não está familiarizado com os chatbots é válido mencionar que eles usam inteligência artificial para desenvolver conversas mais envolventes de maneira a cativar o público.

O que são chatbots e como gerar leads com eles?

Basicamente, chatbots são robôs que desenvolvem conversas automatizadas que têm um estilo natural de linguagem, esses bots podem ser treinados para conversar com um humano como se fossem humanos também. Alguns desses bots usam inteligência artificial de maneira que conseguem compreender as intenções das pessoas que conversam com eles.

Com amplo uso em áreas como engenharia e medicina, os chatbots, conquistaram um lugar de destaque dentre as estratégias de marketing de companhias de diferentes segmentos nos últimos anos. As empresas perceberam que podem contar com um sistema eficiente de comunicação disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Os chatbots podem manter uma conversa por meses de maneira a serem bastante eficientes na geração e conversão de leads.

6 Dicas matadoras para gerar leads usando chatbots

Agora que você já sabe o que é chatbot certamente já identificou que se trata de uma estratégia com grandes chances de sucesso adotar esse sistema para a sua organização. A seguir listei 6 dicas matadoras de como usar esses bots de conversa para gerar leads e aumentar a taxa de conversão.

1 – Invista em chatbots com inteligência artificial

Os bots de conversa tem como função principal realizar conversas automatizadas, porém, podem e devem ser usados para mais do que isso. Sistemas que são imbuídos de inteligência artificial têm a capacidade de interpretar intenções e prever situações usando a análise de dados, sendo assim os chatbots conseguem cativar e manter o interesse dos leads.

Saiba que em muitos casos as pessoas que têm interesse nos produtos/serviços da sua companhia apenas têm dúvidas que podem ser sanadas com algumas conversas com os bots. Além disso, não se pode ignorar o papel que o estímulo que a conversa com um vendedor envolvente pode representar para que um negócio seja fechado.

2 – Use todo o potencial dos chatbots

Lembra que mencionei que esses sistemas podem fazer mais do que simplesmente gerar uma conversa automática? Então os chatbots podem processar e armazenar um imenso volume de informações criando e alimentando bancos de dados que permitem identificar os comportamentos e perfis dos seus clientes.

Os chatbots que possuem inteligência artificial podem ainda usar esses dados para a tomada de decisões com base em algoritmos de precisão. O planejamento e ação dos robôs virtuais é mais eficaz que o de uma pessoa, pois usa sistemas automatizados para gerar respostas.  

3 – Desenvolva o planejamento eficiente do atendimento ao cliente

O uso de chatbots permite reduzir os custos operacionais da sua companhia e ainda estruturar um atendimento mais eficiente aos seus leads. Sempre que surgir uma dúvida, por exemplo, os leads poderão interagir com os chatbots que terão mais facilidade em oferecer soluções para as demandas pelo armazenamento de dados anteriores. Aproveite essa automatização para criar um planejamento que permita estar mais presente no cotidiano do seu lead.

4 – Entenda os chatbots como super atendentes

Uma forma de obter os melhores resultados possíveis a partir do uso dos seus chatbots é entendê-los como uma parte do time de vendas e não como meras ferramentas digitais automatizadas. Há uma infinidade de possibilidades para o uso de bots desde o envio de mensagens pontuais a respeito de promoções até a criação de mensagens específicas a respeito de um novo produto/serviço atendendo o perfil do indivíduo.

Essa segunda opção é possível porque os chatbots são ‘funcionários’ realmente muito eficientes que conseguem entender quem é cada cliente observando seus hábitos online. Não deixe de utilizar todo o potencial essa ferramenta possui para ser um membro da equipe.

5 – Use os chatbots para nutrir os leads

Para que os leads conquistados cheguem a conversão é essencial ter o hábito de mantê-los nutridos com informações, é possível tornar esse processo mais eficaz sem encarece-lo usando os bots de conversa. Basta que eles sejam programados para criar fluxos de conversação inteligente que despertem e mantenham o interesse dos leads pelas soluções que a sua companhia oferece.

6 – Melhore a comunicação com os seus leads

Os bots de conversa podem até ser robôs, mas têm grande potencial para o desenvolvimento de uma comunicação clara e eficiente com os leads da sua marca. Sendo assim recomendo que haja o cuidado de desenvolver e treinar os seus chatbots para dar início e manter conversas mais relevantes com os leads. A sua marca precisa ganhar destaque pela qualidade das interações.

Gostou de saber como usar os chatbots para gerar leads para a sua empresa? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe em suas redes sociais!

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