Veja 5 Dicas de como ter lucro com a sua companhia

Veja 5 Dicas de como ter lucro com a sua companhia

Decidir abrir o próprio negócio demanda um bom planejamento e atenção para questões fundamentais para ter lucro e manter o empreendimento no azul. O número acentuado de pequenas empresas que fecham as suas portas antes dos cinco anos no mercado é um reflexo da falta de preparo que muitos empreendedores têm ao dar início a sua jornada. Entender quais fatores contribui para a chegada ao lucro é fundamental para ter uma companhia sustentável.

Entendendo como ter lucro com sua empresa

Há uma série de dificuldades esperando pelos empreendedores de primeira viagem quando seus negócios abrem as portas. Certamente uma das mais assustadoras é saber como chegar alcançar um bom ritmo de lucratividade com seu negócio de maneira a não ter prejuízos. Manter uma companhia operante no mercado exige que ela pelo menos fature o suficiente para cobrir as suas despesas.

Em muitos casos os problemas aparecem quando a empresa passa a ter um plano de negócios desatualizado em relação ao ritmo e expectativas do seu público. Manter o interesse do mercado e garantir que a sua companhia continue a ser relevante é o que faz a diferença para manter as contas em dia. Porém, além disso, é essencial ter alguma ousadia para se diferenciar e ganhar o destaque desejado.

5 Dicas de como ter lucro com a sua companhia

A seguir listei algumas dicas de como ter lucro com a sua companhia transformando essa questão complexa em algo mais simples.

1 – Reavalie constantemente o plano de negócios do seu negócio

Para abrir uma empresa é essencial ter um plano de negócios sólido e coerente, esse documento tem como finalidade fazer o mapeamento de oportunidades bem como identificar potenciais ameaças, basicamente é um roteiro que indica para o empresário o melhor caminho a seguir para alcançar o sucesso.

No entanto, por mais eficiente que seja esse plano de negócios não se pode atribuir a ele infalibilidade. Os mecanismos que gerem o mercado mudam de tempos em tempos, o público também passa a ter novas necessidades então nada mais natural que o guia para seu negócio também passe por mudanças. Os próprios interesses da companhia mudam com o passar dos anos e isso demanda ter um novo plano que esteja galgado em novas soluções e oportunidades.

2 – Pergunte aos seus clientes

Um dos principais erros que companhias pouco lucrativas cometem é o de não perguntar aos maiores interessados – os clientes – o que eles desejam. Não adianta continuar vendendo um produto X se o público consumidor quer o produto Y. Cabe ao empreendimento buscar essas respostas junto a aqueles que o sustentam para então se adequar atendendo às suas reais demandas.

Nesse tópico retomo o que citei acima de não ficar restrito ao plano de negócios que inicialmente foi bem-sucedido. No mundo dos negócios não vale a máxima do futebol que diz que em time que está ganhando não se mexe. Na verdade se mexe sim e se busca o melhor para alcançar o sucesso.

3 – Inteligência é contratar pessoas mais inteligentes que você

Quando se está começando um negócio é natural que não se tenha recursos suficientes para contratar uma grande equipe, no entanto, conforme o negócio vai ganhando forma e se consolidando o capital para investimento vai aumentando. A dica é compreender que uma estratégia realmente inteligente para a busca de maiores lucros é a de contratar profissionais que sejam mais inteligentes do que você.

Sendo assim para que a sua companhia tenha chances reais de crescimento é necessário contar com profissionais que sejam preparados para atender as demandas de diferentes áreas. O empreendedor não pode ser contaminado pelo insano desejo de ser a estrela da sua organização, ele deve colocar o sucesso acima de qualquer questão pessoal.

4 – Retenha os talentos

Acima expliquei o quanto é importante contratar profissionais preparados para auxiliar a sua empresa a crescer com sustentabilidade, nesse tópico vou focar numa questão primordial que diz respeito a retenção desses talentos. Uma das grandes dificuldades que as companhias que estão ainda na fase de crescimento enfrentam é a de manter os profissionais mais relevantes do seu quadro.

Num mercado cada vez mais competitivo não se sabe quando os seus funcionários receberão propostas mais atraentes de trabalho. O ideal é que a sua organização tenha um plano de carreira para oferecer a esses indivíduos bem como um ambiente organizacional saudável. As pessoas precisam se sentir bem onde estão para que tenham o desejo de ficar.

5 – Não tenha medo de investimentos e empréstimos

Ter uma empresa lucrativa e em ampla expansão demanda investimento e nem sempre o empresário ter recursos próprios para injetar no negócio. Empréstimos em instituições bancárias e investimentos de terceiros podem funcionar como um novo fôlego para a sua companhia. A questão é não ter medo desse tipo de recurso e compreender que é necessário ter pleno controle das finanças da organização.

Gostou de saber como ter lucro com a sua empresa? Compartilhe em suas redes sociais  deixe seus comentários!

 Copyright: 754257469 – https://www.shutterstock.com/pt/g/ruslapusla