Veja as dicas de como trabalhar com recursos escassos na sua empresa

Veja as dicas de como trabalhar com recursos escassos na sua empresa

Vários empreendedores enfrentam um desafio bastante significativo ao tirar a sua ideia do papel, gerir um empreendimento contando apenas com recursos escassos, saber como manter o negócio operante e com perspectivas de crescimento mesmo quando não se tem um capital relevante é o que diferencia empresas que se consolidam daquelas que fecham em pouco tempo.

Identificando os recursos escassos

Acima mencionei as companhias que estão iniciando a sua jornada no mercado agora, mas organizações com mais tempo de existência podem também enfrentar a dificuldade da escassez de alguns recursos. O mais relevante numa situação como essa é aprender a identificar quais são os recursos que estão em baixa para desenvolver estratégias para se manter no mercado com inteligência. Não é só porque se tem pouco que não se pode fazer nada.

Os recursos escassos podem ser desde insumos de produção até mão-de-obra qualificada. Faça um trabalho de análise completo em que possa identificar quais são os recursos que tem a sua disposição e quais são as demandas que o seu empreendimento possui. Quando estiver realizando esse levantamento dedique toda a sua atenção, afinal tempo também é um recurso escasso.

Utilizando os dados do mapeamento

Tendo em mãos os dados dos recursos que se tem à disposição assim como aqueles que são necessários para a operacionalidade da sua organização o gestor terá como contabilizar o que está faltando. Dê uma atenção especial para os recursos que tem sobra, eles podem eventualmente se tornar uma moeda de troca com alguns fornecedores ou mesmo ser liquidados para gerar capital.

Desenvolver e manter um sistema de controle de estoque é fundamental para ter sempre respostas precisas a respeito do que se tem à disposição para que sua organização se mantenha operacional. Ressalto ainda que existem situações em que os recursos escassos são decorrentes de situações externas como catástrofes naturais, por exemplo, e não necessariamente falta de capital sendo importante ter um plano de contingência mesmo em situações de prosperidade.

Use a sua criatividade

A palavra-chave para trabalhar com poucos recursos é criatividade, saber como contornar situações limite com inovação. Uma das possibilidades é apostar na substituição do elemento que está em escassez por outro que possa cumprir a sua tarefa custando menos. Se a substituição não for uma alternativa possível, indico que a sua criatividade como gestor seja direcionada para realizar uma negociação com potenciais fornecedores.

Não tendo o capital necessário em mãos comece a pensar em possíveis barganhas, isto é, estratégias em que haja algo positivo para a sua companhia e para o fornecedor. Saber negociar é essencial para organizações que estão entrando no mercado com poucos recursos. Obviamente, nem sempre se chegará ao resultado desejado, mas é válido tentar.

Tenha uma boa rede de contatos

Networking é uma palavra essencial para qualquer empresa, mas em particular para aquelas que enfrentam escassez de recursos. Bons contatos possibilitam oportunidades de encontrar maneiras de ter acesso a recursos assim como aumentar a base de potenciais consumidores para a sua marca. Saiba que vários negócios surgem de contatos pessoais que não têm necessariamente uma finalidade comercial.

Seja objetivo para resolver o problema de escassez

Passar por um período de recursos escassos pode ser complicado, mas não deve ser entendido como uma barreira intransponível ou uma ‘desculpa’ para não se empenhar totalmente na construção de sua organização. Não desanime e nem perca tempo lamentando o que foi perdido ou o que a sua concorrência tem mais do que você.

Quando estiver chegando ao mercado com poucos recursos lembre-se de ser objetivo para encontrar soluções e não mais problemas. Tenha um plano de ação que te ajude a passar por esse momento de dificuldade e continuar rumo ao sucesso. O crescimento só vem para quem luta por ele.

Como resolver a escassez de talentos?

Um dos recursos mais complicados para se ter escassez é o de talentos, ou seja, de pessoas qualificadas para realizar as funções para que foram contratadas. O mercado profissional enfrenta uma grave crise em que o ensino formal não tem mais dado conta de formar pessoas realmente capacitadas para atuar em seus segmentos. Ao identificar que está difícil manter um padrão de qualidade de mão-de-obra se mostra necessário investir na capacitação interna.

Formar os seus profissionais de acordo com as necessidades da sua organização é uma estratégia interessante para passar por essa escassez e garantir uma posição de liderança. Se até a escassez financeira tem solução por que não a escassez de qualificação? Invista em cursos e treinamentos, se achar que não há conteúdos direcionados para as necessidades da sua companhia é possível estabelecer uma parceria com alguma instituição de ensino para desenvolvimento de materiais específicos.

Trabalhar com recursos escassos pode ser complicado, mas não deve ser entendido como um empecilho para o sucesso da sua companhia. Com criatividade e planejamento é possível contornar essa dificuldade! Se gostou do artigo compartilhe em suas redes sociais!

 

Copyright: 534008512 – https://www.shutterstock.com/pt/g/mnemosyne