Saiba como se comunicar de forma eficiente

Saiba como se comunicar de forma eficiente

A comunicação é a chave para qualquer tipo de relacionamento que você vai construir ao longo de sua vida como empreendedor. Seja para os negócios, para networking, para negociar valores com o fornecedor ou treinar sua mais nova equipe, ser assertivo é fundamental. No entanto, só ter uma boa oratória e falar bem em público não é o bastante para conseguir expressar tudo que é necessário dentro do ambiente de trabalho. Para garantir seu sucesso, é preciso se comunicar com assertividade.

Comunicação e expressão

Um empreendedor que tem um comportamento assertivo é aquele que consegue expor sua opinião e fazer a sua cobrança de uma forma direta, respeitosa e honesta para o seu colaborador. Ter assertividade consiste em se expressar de forma extremamente clara, aberta e coerente. E para se relacionar tem algum tipo melhor de comunicação? Aquela em que todas as partes entendem a mensagem, e existe respeito na hora de mostrar seu ponto de vista e compreensão com quem não entende do assunto.

Quando o empresário não apresenta essa habilidade, ele pode correr o risco de perder grandes negócios e até mesmo excelentes profissionais de sua equipe. Isso fica ainda pior quando o seu modo de se expressar é hostil, inflexível e difícil. Em decorrência deste comportamento, na hora de uma discussão, quando discordâncias acontecem e a pessoa coloca os sentimentos antes da razão, isso quase sempre provoca brigas e insultos verbais. Com toda a certeza essa não é uma característica condizente com um empreendedor de sucesso.

Como treinar seu discurso

Não importa se você só vai encontrar um cliente novo ou se está se arrumando para discursar na frente de toda a empresa, o que realmente vale é ter uma comunicação assertiva e não deixar dúvidas em sua fala. E para isso, é possível realizar alguns treinamentos que vão ajudar na hora de se expressar em qualquer situação.

Primeiramente, é muito importante saber sobre o que se está falando. É assim que se garante mais credibilidade e fica possível comentar e argumentar sobre o assunto que está em pauta. Então, se você for palestrar ou não tem certeza de algumas informações, busque ter tudo em mãos para que a conversa seja mais prazerosa e rica em discussões.

Outro ponto de atenção que se deve observar é o cuidado com a linguagem utilizada. Termos adequados, um português bem falado, educação e respeito na hora de se relacionar com quer que seja; tudo isso ajuda a elevar o nível da sua conversa. Outro ponto importante é a linguagem corporal, afinal, o corpo fala e gestos inapropriados e postura inadequada podem acabar transmitindo uma mensagem negativa e totalmente oposta ao que você deseja passar. Uma boa dica para isso é sempre manter os ombros alinhados, a cabeça ereta, uma postura positiva e movimentar as mãos com gestos sutis.

Quando for falar sobre alguma coisa, lembre-se sempre de ser muito claro no que quer transmitir de mensagem. Não tente impor sua opinião ou julgar quem pensa diferente de você, muito pelo contrário, abrace os demais pontos de vista e enriqueça a conversa compartilhando os seus.

Sem falar dos modos! Já se aprende desde pequeno que com educação e respeito se chega longe, principalmente na hora de falar com alguém. Insultar, menosprezar e constranger não são atitudes positivas de quem preza pela comunicação assertiva e, no mundo dos negócios deve ser combatida também.

E lembre-se sempre de ser empático e aberto a ouvir o outro e conhecer suas opiniões e experiências. Com certeza há sempre alguma informação ou conhecimento que pode ser aproveitado. Preste a atenção, se mostre interessado, não interrompa uma fala de forma desrespeitosa, lembre-se de nunca fazer com o outro o que não gostaria que fizessem com você.

E se eu for um líder introvertido?

É muito fácil notar um trabalho bem feito, a partir de um comportamento assertivo, quando se conhecem líderes que são tímidos. Isso mesmo, quem disse que uma pessoa que é mais introvertida não é um bom empreendedor? Muitas pessoas que se sentem intimidadas na hora de repassar ordens, aprendem na comunicação assertiva a usar esse discurso com muito mais credibilidades, autoridade e principalmente profissionalismo. Já dizia o ditado que “cachorro que muito late não morde”, então, entenda que um empreendedor mais direto é muito mais válido do que um que palestra demais e age de menos. Toda a equipe da sua empresa agradece um comportamento mais honesto, direto e que lhes passe o que é necessário, sempre com muita educação, lucidez e praticidade.

Como podemos perceber a comunicação é algo que envolve todas as áreas e que se torna essencial para que um trabalho assertivo e organizado consiga ser realizado. Com todos os setores alinhados, com uma equipe treinada, com um líder capacitado, a comunicação se torna ainda mais assertiva, pois passa exatamente o que precisa ser informado àquela pessoa, seja ela: um colaborador, fornecedor, parceiro ou mesmo cliente. O interlocutor precisa interagir com quem está consumindo aquele discurso de igual para igual ou com todo o respeito de quem ensina algo, instrui, orienta ou corrige. Lembre-se disso empreendedor e desenvolva uma comunicação que ajude no sucesso de seu negócio!