Conheça os tipos de Orçamentos e qual deles encaixam em seu negócio

Conheça os tipos de Orçamentos e qual deles encaixam em seu negócio

Você sabia que existem diferentes tipos de orçamento empresarial e que alguns se encaixam melhor no perfil do seu negócio? Encontrar um modelo mais assertivo para a proposta da sua companhia no mercado contribui para a adoção de uma estratégia de planejamento mais focada no sucesso. Entender quais são as diferenças entre os modelos é fundamental para fazer a escolha correta.

Assuntos relacionados ao seu modelo de negócio você encontra no meu canal. Inscreva-se agora!

Conheça os Diferentes Tipos de Orçamento

Há uma ampla gama de atividades que se encaixam no escopo empresarial e adotar um modelo de orçamento adequado para cada uma pode ser tarefa bastante simples a partir do conhecimento das particularidades específicas de cada tipo. Ressalto, inclusive, que uma organização pode trabalhar com orçamentos distintos para áreas diferentes. Confira a seguir mais detalhes sobre cada um dos modelos.

Orçamento Estático – Sem Mudanças

Trata-se de um modelo de orçamento em que o foco está numa atividade única. Após ter sido elaborado ele não admite mudanças, se mantém parado. Por essas características bastante fechadas é indicado para atividades que tenham como objetivo não ter acréscimos de novas variáveis como as funções administrativas.

Orçamento Contínuo ou Rolling – Observação de Erros e Acertos

Esse tipo de orçamento objetiva além de planejar os rumos da companhia num determinado período contribuir para que o gestor tenha maior compreensão dos erros e acertos. Com as informações obtidas através dessa análise se tem a possibilidade de projetar um novo orçamento mais eficiente para um período próximo.

Geralmente esse modelo orçamentário é feito para um período de 12 meses, porém, pode passar por constantes revisões a fim de que possam ser feitas alterações pertinentes nos rumos da empresa. Pode ser aplicado especialmente em organizações que trabalham com produtos com ciclo de vida curto e que dependem da dinâmica dos seus processos para se manter em posição de liderança.

Orçamento Ajustado – Base Numa Variável

Um orçamento que se adequa de acordo com uma variável previamente escolhida pela companhia. Pode ser empregado em ambientes corporativos, como fábricas de produtos sazonais em que depende do surgimento da demanda a quantidade de itens que serão produzidos. Conforme essa variável se altera o orçamento final também passa por mudanças, por isso se chama orçamento ajustado.  

Orçamento Matricial – Usando Matrizes

O nome desse tipo de orçamento vem exatamente da ideia do uso de matrizes para fazer a análise do orçamento da companhia. São utilizadas linhas e colunas que permitem ter uma percepção mais completa de quais recursos se tem em mãos e como aproveitá-los. Serve para organizações de diferentes setores para o controle dos seus gastos.

Orçamento Flexível – Controle do Custo Por Produto

Esse tipo de planejamento de orçamento surgiu nos anos 1970 e se diferenciou do que havia até então determinado no setor de finanças por focar no cálculo e controle do custo de cada produto para a empresa e também na divisão dos tipos de custos em fixos e variáveis. Um dos principais benefícios do orçamento flexível é possibilitar que a companhia faça o cálculo da sua capacidade conseguindo ter uma visão completa dos custos que terá para realizar atividades de diferentes estágios dos processos.

Porém, é fundamental que fique claro que esse é um dos tipos de orçamento que só funciona para organizações que conseguem definir quanto cada colaborador e cada equipamento produz. O conhecimento de cada pormenor financeiro torna possível para o empresário identificar potenciais situações inesperadas bem como controlar todos os custos de operação que venha a ter.

Orçamento Base Zero (OBZ) – Tempo e Assertividade

Tendo sido criado na década de 1960, o Orçamento Base Zero é um dos que leva mais tempo para ser elaborado, no entanto, apresenta maior assertividade no planejamento. Esse sistema busca fazer um exame profundo da relação custo e benefício assim como a evolução de todas as atividades.

Os projetos e processos são analisados desde o seu início, da estaca zero, para que os gestores possam então determinar suas estratégias de objetivos e metas. Algo interessante é que mesmo sendo mais demorado para ser elaborado é um dos tipos de orçamento que apresenta maior assertividade quanto à determinação de resultados. Pode ser empregada em empresas de serviços.

Orçamento Beyond Budgeting – Descentralização

Uma proposta de orçamento mais ousada e que foi criada no ano de 1998 por um grupo formado por 60 empresas. A ideia central é deixar de lado o sistema tradicional de orçamento e a partir da descentralização e flexibilização projetar estratégias de médio e longo prazo.

A adoção do orçamento Beyond Budgeting contribui para que se tenha um ambiente corporativo mais favorável ao bom desempenho do trabalho e autogerenciamento. Contudo, se deve atentar que esse é um dos tipos de orçamento que precisa de um ambiente com liderança e visão para se desenvolver. Combina com modelos de negócios como bancos e fábricas.

O que você achou dos diferentes tipos de orçamento? Deixe sua opinião nos comentários!

Saiba mais sobre os tipos de orçamento para seu negócio e assuntos relacionados. Confira e inscreva-se no meu canal!