Modelos de franquias existentes

Modelos de franquias existentes

A abertura do próprio negócio, é algo que envolve uma série de análises que precisam ser realizadas com a atenção e os cuidados necessários, para que as melhores e mais assertivas decisões sejam tomadas. Isso porque é sobre o futuro da empresa em si que estamos falando, sendo assim, se munir de informações e conhecimentos será fundamental, principalmente no início da organização, em que diversos processos precisam sair do papel, ou seja, do âmbito do planejamento, para ganhar forma, por meio de ações consistentes.
 
Neste cenário, entra a escolha do modelo de negócio no qual será feito o investimento por parte do empreendedor. Se você ainda não tem proximidade com o termo, trata-se, basicamente, da forma como a sua empresa será conduzida e de que maneira ela vai gerar valor aos mais diversos públicos que pretende atingir, ou seja, seus principais stakeholders.
 
É neste momento que o futuro empresário irá incluir entre as suas análises a possibilidade de se investir em uma franchising, ou, utilizando o bom e velho português, se vai optar pelo modelo de negócios de franquias.
 
A seguir, confira um pouco mais sobre este assunto e quais os tipos de franchising existentes, para que assim você tomar a melhor decisão para a sua empresa, de forma consciente.
 

O que é franchising?

 
Quando você ouvir falar em franchising ou franquia, saiba que está sendo feita referência a um modelo de negócio em que o franqueador, ou dono de determinada empresa ou marca, vende uma espécie de licença, que permite que o franqueado utilize esta mesma marca, bem como sua patente, estrutura, conhecimento, entre outros elementos concernentes à organização, para iniciar um trabalho praticamente igual ao que já vem sendo feito pelo franqueador.
 
O resultado disso é que, conforme o franqueado faz os investimentos e passa a obter resultados com isso, ele deve passar parte de seu lucro ao franqueador ou detentor da marca que está sendo utilizada pelo franqueado.
 

Quais tipos existem?

 
São diversos os tipos de franquias existentes. Para que você conheça cada uma delas e possa decidir por aquela que mais tem a ver com o perfil de negócio que você desejar investir, acompanhe-me nesta leitura:
 

Unitária

 
Neste modelo de franquia, o franqueador permite que o franqueado atue de maneira exclusiva com a sua marca. Porém, é ele quem escolhe e determina o local onde a empresa se estabelecerá na cidade.
 
Dependendo da performance da franchising, bem como da capacidade financeira do franqueado, além dos planos de crescimento e expansão do franqueador, é possível abrir mais de uma franquia unitária.
 

Master

 
Aqui, o franqueado tem a possibilidade de investir na franquia e também de comercializá-la unidades em sua região ou em regiões estrategicamente definidas, com base em um planejamento. Com isso, o seu retorno se dá por meio do lucro gerado pela empresa que ele mesmo conduz, bem como pelo percentual de comissão que ele recebe com o resultado das franchisings vendidas por ele.
 

Desenvolvimento

 
Neste tipo de franquia, é permitido ao franqueado abrir uma quantidade determinada de unidades da marca, com o objetivo de desenvolver uma área ou região pré-estabelecida. Além disso, ele pode também vender algumas destas unidades a outros empresários interessados, e, com isso, lucrar não só em cima da própria franchising que ele mesmo opera, como com todas as outras comercializadas.
 

Distribuição

 
Uma franquia de distribuição tem como objetivo comercializar determinados tipos de produtos, geralmente feitos por meio de fabricação própria. Neste caso, eles são selecionados pelo próprio franqueador, que realiza a distribuição destes mesmos produtos de maneira específica, ou seja, para franqueados pré-determinados. Os segmentos em que é mais comum encontrar este tipo de franchising, são os de comércio, beleza, alimentício, entre outros.
 

Serviços

 
Trata-se de um modelo de negócio em que o franqueador é aquele que detém maior controle sobre a franquia do que o próprio franqueado. Isso porque esta franchising oferece um tipo ou vários tipos de serviços, sendo que a sua qualidade depende muito mais do franqueador e de sua equipe, já que ele determina as normas e regras a serem seguidas pelo franqueado e o time dele, devendo as mesmas serem seguidas com bastante precisão.
 

Mista

 
O objetivo deste tipo de franquia, basicamente é oferecer produtos e serviços em um mesmo modelo de negócios.
 
Estes são os principais tipos de franchising existentes, nos quais você pode investir para dar início ao seu sonho de ser tornar um empreendedor de sucesso. A partir de agora, basta pesquisar bastante para entender melhor qual destes modelo mais se adequa ao caminho que você deseja trilhar no mundo dos negócios, para em seguida saber como abrir uma franquia de fato.
 
Uma outra dica é pesquisa também sobre as melhores franquias para se investir, pois existem diversos modelos prontos, que podem lhe ajudar, caso você não tenha muita experiência, a abrir as portas do seu próprio negócio.
 
Gostou de saber mais sobre este assunto? Então lembre-se de continuar acompanhando os conteúdos que eu compartilho aqui, em minhas redes sociais e em meu canal no Youtube.