Controle de Qualidade – Como Implantar em Seu Negócio?

A gestão que se baseia no controle de qualidade é uma das mais assertivas, no que diz respeito à satisfação dos consumidores e dos públicos que participam do dia a dia das companhias como colaboradores e gestores. A palavra qualidade adquire no contexto empresarial o sentido de padronização de resultados e processos. Num mercado tão competitivo e no qual não existem mais barreiras geográficas é fundamental se destacar pelo zelo.

O Que é Controle de Qualidade?

Observando o que diz a NBR ISO 9000-2005 o controle de qualidade tem como objetivo analisar a gestão da qualidade por meio do atendimento de requisitos que favoreçam a mesma. Para que fique mais claro basta dizer que esse tipo de controle tem como objetivo encontrar erros nos processos que são realizados internamente na companhia para que a produção possa se tornar mais assertiva futuramente.

A função básica de um sistema de controle da qualidade é verificar se todas as especificações da engenharia estão sendo atendidas para obter produtos dentro do padrão exigido assim como fornecer auxílio para diferentes departamentos da companhia. Para que se tenha as respostas a cerca da qualidade é necessário reunir uma grande variedade de dados com o objetivo de analisar diferentes departamentos.

 

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Como Implantar o Controle de Qualidade na Sua Empresa

O sistema de controle da qualidade se mostra essencial tanto para a busca do atendimento completo às demandas dos consumidores como para a avaliação de problemas na linha de produção que possam ser excluídos ou minimizados visando reduzir os custos.

Reconhecendo sua grande relevância fica claro que esse sistema não pode se restringir a apenas um ou outro setor de uma companhia e sim deve ser empregado nela como um todo. A seguir vou explicar como esse sistema pode ser implantado no seu negócio com sucesso.

1 – Comprometimento de todos

Para que o controle de qualidade obtenha os resultados de verificação desejados é essencial que haja o compromisso de todos os colaboradores desde o gestor até os funcionários do chão de fábrica. Como o objetivo é fazer uma avaliação completa das pessoas, sistemas e ferramentas é importante definir um programa de gestão da qualidade.

2 – Software para a gestão da qualidade

Entendendo que a gestão da qualidade depende da formação de uma base de dados sólida que serão convertidos em informação útil é mais fácil compreender porque é necessário ter um software de apoio. A ideia é que esse software contribua para o armazenamento e cruzamento de informações.

Observe que a interface escolhida deve ser amigável evitando assim que alguns colaboradores não deem informações corretas por dificuldade de uso. Além disso, o software utilizado para essa gestão de informação deve ser seguro e confiável. Pense que o sistema deve ser democrático em termos de utilização.

3 – Lógica cliente e fornecedor

A análise dos processos pelo controle de qualidade deve levar em consideração que cada um dos processos realizados por uma companhia tem um cliente e um fornecedor de maneira geral. O trabalho de um setor é essencial para que outro possa realizar as suas atividades e isso faz com que haja a possibilidade de uma avaliação real do que está sendo oferecido.

4 – Gestão participava

Somente se tem um sistema de controle da qualidade adequado quando a gestão é participativa, isto é, os gestores estão abertos para ouvir e discutir soluções com os seus subordinados. A qualidade aplicada aos processos de uma empresa entende que se toda relação fornecedor-cliente for satisfatória internamente o resultado final será ainda melhor.

5 – Comunicação eficiente

Os colaboradores devem ter conhecimento dos objetivos da companhia uma vez que são parte de grande relevância desse sistema. Os clientes da organização também devem ter conhecimento a respeito desses objetivos para que saibam o que podem esperar e cobrar no que concerne a resultados.

6 – Padronização

Já disse e repito o controle de qualidade é um sinônimo de padronização dos processos de uma empresa, pois é somente através dela que se chega a uma produção equilibrada e dentro de métricas. Cabe ao gestor da qualidade atentar para essa padronização e se ela tem oferecido o impacto desejado.

7 – Mensuração da satisfação dos consumidores

Uma forma simples de saber se no final o trabalho da empresa está levando ao resultado esperado é fazer consultas de tempos em tempos à satisfação dos consumidores afinal de contas esse é o grande objetivo da observação dos processos.

8 – Capacitação dos funcionários

Um dos principais quesitos que devem ser avaliados no que diz respeito ao controle de qualidade é a busca pela melhoria contínua, isto é, entender que é possível melhorar até quando tudo está caminhando como deveria. Nesse ponto a constante capacitação e reciclagem dos colaboradores são essenciais.

A implantação do controle de qualidade é uma forma de buscar por resultados sempre melhores e com mais possibilidade de chegar à satisfação dos consumidores.

 

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Marcus Marques

Empresário e Empreendedor
Marcus Marques é mentor e referência em gestão para pequenas e médias empresas. É sócio diretor do Instituto Brasileiro de Coaching - IBC*, empresa líder de mercado construída junto com seu Pai (José Roberto Marques) que tem mais de 500 colaboradores.Seu conteúdo é recomendado pela Exame.com e foi eleito em 2016 Empreendedor do Ano com o #PJB Prêmio Jovem Brasileiro. Com base em sua formação e experiência prática, criou a metodologia Acelerador Empresarial, onde mais de 1.000 empresas já participaram de seus programasQuer conhecer os resultados e o perfil completo? Veja tudo sobre o Marcus aqui.

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