Saiba como fugir da estagnação empresarial e continuar crescendo.

Saiba como fugir da estagnação empresarial e continuar crescendo.

Um dos desafios atuais do empreendedorismo é fazer a empresa crescer nesse mercado de alta competitividade. A concorrência é tão acirrada, que a necessidade de se atualizar e trazer novas soluções para suprir os desejos dos clientes é constante, caso contrário o negócio não se sustentará e não trará o lucro necessário para a sua sobrevivência.
 
Nesse contexto, é preciso encontrar diversos mecanismos para que a empresa cresça ano a ano em seu mercado de atuação e não caia na armadilha da estagnação, que pode enganar muitos empresários e empreendedores com a ilusão de que o negócio vai bem e que não precisa se atualizar.
 
O negócio pode até estar indo bem neste momento, no entanto, você precisa ter em mente que existe a necessidade de manter os bons resultados e fazer a empresa continuar crescendo, e é isso que vamos descobrir ao longo deste artigo, ou seja, como fazer a organização crescer e não cair na estagnação.
 

Fatores determinantes para o crescimento

 
São diversos os fatores que contribuem para o crescimento ou estagnação de uma empresa. Entre eles está o desafio de conquistar novos clientes constantemente. Com isso, há de se perguntar: “O que estou fazendo para que o meu consumidor prefira a minha empresa em detrimento das outras? Estou em um lugar de fácil acesso à clientela?” Muitas vezes, no início, por inúmeras circunstâncias, você se estabelece em qualquer lugar. Com o crescimento você terá que se perguntar: “Esta localização faz com que o meu público-alvo venha a mim com facilidade?”
 
É preciso ouvir os clientes, entender profundamente o que querem, o que não querem, o que gostam, o que não gostam, quais são as suas necessidades, o que esperam do seu negócio e assim por diante. Dessa forma, você poderá oferecer o que há de melhor na sua empresa para fidelizar a clientela. Outro fator que é determinante para o crescimento da sua empresa é a motivação que os gestores passam à equipe de trabalho. Uma organização com bons índices de crescimento é aquela em que as pessoas gostam e têm orgulho de trabalhar, pois sentem-se diariamente motivadas a conquistarem bons resultados, não só para o negócio, como também para si mesmas.
 
Essa motivação vem, principalmente, do incentivo que os gestores dão no dia a dia de trabalho. Quando falo em incentivo, não estou falando apenas na questão financeira, como salários e benefícios, que também tem bastante peso, falo da forma como as pessoas que ocupam cargos de alto escalão tratam os funcionários, se lhes dão oportunidade de crescimento dentro do negócio, se sabem aplicar feedbacks, se conseguem liderar a ponto de fazer com que os colaboradores sejam mais que empregados e passem a ser seus seguidores.
 
Além disso, não colocar em prática, seguir e acompanhar o planejamento estratégico elaborado para a empresa também fará com que ela não cresça, pois o planejamento estratégico é feito justamente para isso, para elaborar as ações que cada um precisa realizar dia após dia, com o intuito de alcançar os resultados propostos no início do processo.
 
Existem muitos outros fatores, mas estes são fundamentais, fazem toda a diferença, pesam na tomada de decisão por parte do cliente, o que influenciará diretamente em seu crescimento ou estagnação.
 

Fuja da Zona de Conforto

 
Um dos equívocos cometidos por empresários e empreendedores é a acomodação na fatia de mercado já alcançado. Diante deste contexto, uma pergunta de grande importância que precisa ser feita é: “Nossos stakeholders estão satisfeitos com o que estamos oferecendo?”, “O que podemos fazer para oferecer melhores serviços e produtos e nos mantermos em crescimento?”
 
Perguntas como estas, além de muitas outras, são fundamentais e devem estar em pauta constantemente, para que você não caia na armadilha de achar que tudo o que já foi conquistado é o suficiente, que você e seus colaboradores não precisam de mais nada para crescer e se manterem no mercado.
 
Entenda que, com a alta competitividade que estamos enfrentando diariamente, não podemos nos dar ao luxo de pensar assim, pois se ficarmos sentados, esperando que um milagre aconteça, seremos ultrapassados pelo concorrente mais próximo, que está louco para conquistar a fatia do mercado que nos pertence.
 
Por isso, nada de se acomodar ou ficar na zona de conforto.
 

Estratégias para crescer

 
É preciso, constantemente, encontrar mecanismos para trabalhar no sentido de ampliar o mercado já conquistado, implementando programas de crescimento, que contenham metas e objetivos a serem alcançados a curto, médio e longo prazos, bem como um cronograma bem definido. Nesse sentido, é necessário fortalecer as lideranças existentes na organização, para que, como eu disse anteriormente, elas possam incentivar e motivar os colaboradores ao longo da jornada rumo ao crescimento, bem como cumprir as metas e os prazos estabelecidos.
 
Analisar o mercado, com o objetivo de encontrar novas oportunidades em que o seu negócio possa se inserir também é uma maneira de se manter crescendo. Além disso, o que você pode fazer também é investir em programas de Gestão de Mudança, que vão lhe ajudar a realizar esta análise e descobrir novos meios de se manter competitivo.
 
Existem várias outras maneiras que também podem ser exploradas, como estabelecer novas parcerias, investir em franquias ou abrir mais lojas próprias, por exemplo. Independentemente de qualquer coisa, o que se deve saber é o tamanho do pulo que se quer dar, pois a empresa deverá experimentar inovações voltadas para o crescimento empresarial, invariavelmente, caso contrário estará fadada ao fracasso.
 
A empresa não pode ficar girando em torno de si mesma, ela precisa encontrar caminhos que a levem a uma dinâmica constante de atualizações, mantendo seu objetivo inicial de crescimento e estando sempre atenta à concorrência. Lembre-se de não ter medo dos riscos, pois eles são inevitáveis e até necessários para nos trazer aprendizados e novas oportunidades de crescimento também. Invista seu tempo em descobrir novos caminhos e vá em frente. Você pode ser melhor do que a concorrência e só será lembrado se ousar e arriscar. Ouse, Arrisque e Faça!
 
Gostou das minhas dicas? O que você tem feito para manter a sua empresa na rota do crescimento? Deixe o seu comentário e vamos trocar experiências. E lembre-se de continuar acompanhando meus artigos, pois diariamente tem conteúdo novo.