Saiba como transformar um problema em oportunidades

Saiba como transformar um problema em oportunidades

Problemas e oportunidades, são situações que praticamente caminham juntas, no ambiente empresarial e também fora dele. A partir do momento em que você, enquanto empresário e empreendedor entender isso, estará plenamente preparado para lidar com as mudanças e adversidades impostas pelo mercado competitivo em que as empresas estão estão inseridas atualmente.
 
Mas você deve pensar: são tantos os problemas encontrados no meio do caminho daqueles que desejam empreender, que é até difícil manter o pensamento otimista e ter atitudes positivas. Eu concordo com você. Porém, nada disso é desculpa para que eu ou você deixemos de acreditar e enxergar as oportunidades existentes que vêm acompanhadas das adversidades.
 
No entanto, se mesmo assim você ainda não está convencido, vou compartilhar algumas dicas, para que você transforme qualquer tipo problema em oportunidades. Confira:
 

Uma questão de ponto de vista

 
Tudo começa pelo ponto de vista. Pela perspectiva, ou seja, pela forma como decidimos enxergar aquilo que nos acontece diariamente. A decisão está em nossas mãos: podemos nos deixar abater e desistir diante dos primeiros obstáculos, ou podemos seguir em frente, nos fortalecermos ainda mais e encontrar uma grande oportunidade de crescimento nos mais diversos tipos de problemas que surgem em nossa trajetória empreendedora.
 
Esta é uma das primeiras e mais essenciais dicas que tenho para compartilhar com você. Veja, que desistir é com certeza muito mais fácil e tentador do que seguir adiante. Porém, se eu e meu pai tivéssemos desistido, por exemplo, quando surgiram os primeiros obstáculos em nosso caminho, não teríamos construído a maior escola de Coaching do país, reconhecida, inclusive, internacionalmente. Teríamos perdido a oportunidade de transformar, não só a nossa própria história, mas também a de milhares de pessoas que já tiveram contato com o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC.
 
Quero dizer com isso, que esta é uma escolha muito mais individual, que parte, única e exclusivamente, de fatores internos, do que de fatores externos. Assim, a partir do momento que você escolhe enxergar o lado positivo das situações, até mesmo as mais adversas, você consegue, automaticamente, enxergar as oportunidades vinculadas a todas elas, basta ajustar o foco para isso.
 

Transformando problemas em oportunidades

 
Você já parou para pensar que de um problema, pode surgir, “sem querer”, uma nova oportunidade de negócio em sua trajetória? Existem várias histórias inspiradoras, de empresários e empreendedores, que utilizaram as adversidades para se fortalecer e deram a volta por cima, construindo verdadeiros impérios empresariais, dignos de admiração.
 
Você também pode fazer parte deste seleto grupo, se decidir apenas enxergar as situações sob uma nova perspectiva e transformar cada um de seus problemas, sejam eles pessoais ou profissionais, nas oportunidades que precisa para fazer com que a sua empresa tenha sucesso. Veja como fazer isso:
 

Pare de se lamentar

 
Este é o tipo de comportamento que nada vai contribuir para mudar qualquer tipo de adversidade. Pelo contrário, quando nos lamentamos, ficamos focados apenas no lado negativo dos acontecimentos, não conseguimos pensar nas saídas e nas soluções para entender com clareza, como enfrentar os problemas de frente.
 
Assim, quando algo de ruim lhe acontecer ou acontecer em sua empresa, o ideal é que você pare por alguns instantes, respire e reflita sobre o que você pode fazer para solucionar a questão. Pense na situação como um todo e analise quais recursos você têm, sejam eles financeiros, humanos ou outros, para transformar o problema em oportunidade.
 

Prepare a sua equipe

 
Uma gestão qualificada, tomará medidas estratégicas que levarão a empresa diretamente ao alcance de seus objetivos. Para isso, é necessário desenvolver na equipe o senso de integração e prepará-la para enfrentar os problemas de frente, sempre pensando na solução para resolver todos os tipos de situações que surgirem.
 
A empresa precisa possuir uma equipe integrada, com qualidade para enfrentar problemas repentinos que venham a afetar o bom andamento dos processos organizacionais. Assim, será possível enxergar as adversidades internas e transformá-las em aprendizados, para lidar com cada uma delas no futuro.
 

Criando oportunidades de negócios

 
Já parou para pensar que os problemas pelos quais você e sua empresa passam, outras empresas também podem passar? Nesta realidade, pode estar escondida uma grande oportunidade de negócio. Isso porque, a partir do momento em que você e sua equipe encontram formas de solucionar o problema, obtêm-se a capacidade de transformar esta solução em uma ferramenta e oferecê-la às outras organizações, que passam pela mesma dificuldade.
 
Ao fazer uma análise de mercado, você poderá descobrir empresas do mesmo segmento que a sua, passando por problemas semelhantes, que não possuem uma equipe qualificada e muito menos know-how suficiente para lidar com tais dificuldades, com a rapidez necessária. Isto oferece uma oportunidade de avançar no mercado, prestando serviços diferenciados e, ainda por cima, tendo como cliente o próprio concorrente.
 
As empresas crescem e alcançam o sucesso, pois em seu planejamento está bem estabelecido o modelo de negócio que pretendem utilizar para alcançar estes objetivos. Estas organizações raramente se desviam do foco, mesmo que tenham dificuldades financeiras, e estão sempre atentas ao seu ambiente interno e externo, enfrentando os problemas e lidando com as mudanças de maneira efetivamente profissional.
 
Faça com a sua empresa também viva esta realidade e mantenha-se sempre preparado, pois assim, você poderá aproveitar as oportunidades que o mercado oferece àqueles que se permitem enxergá-las.
 
Gostou das minhas dicas? Então continue acompanhando meus conteúdos e aproveite para compartilhá-los com seus amigos em suas redes sociais.