Dicas para a escolha do nome de sua empresa

Dicas para a escolha do nome de sua empresa

Enfim você decidiu investir em seu próprio negócio. A partir de agora, muitas etapas precisam ser realizadas e vencidas, para que você comece a ter relevância e sucesso no mercado em que decidiu atuar. Uma destas etapas envolve a escolha do nome para este novo negócio, que você deseja tornar conhecido, por seus clientes, concorrentes e demais stakeholders.
 
Confesso que realmente não se trata de uma das tarefas mais fáceis que existem na vida daqueles que decidem tornar-se empreendedores e empresários. Isso porque o nome de uma empresa carrega a responsabilidade de fazer o primeiro contato com o público-alvo da organização, por isso, ele deve ser marcante, para que assim seus clientes lembrem-se primeiramente de você, no momento em que precisarem dos produtos e serviços que você oferece.
 
Mas apesar de ser uma missão árdua, ela não é completamente impossível. Pensando nisso, vou compartilhar com você dicas essenciais para a escolha de nomes de empresas, para que assim, você consiga elaborar, por meio de estratégias eficientes, um nome para o seu negócio com maior facilidade.
 

A importância do nome de uma empresa

 
O nome de sua empresa, vai ser um dos diferenciais competitivos que você terá no mercado em que ela atuará. É a partir dele, que o seu negócio se posicionará e será lembrado por clientes, fornecedores, profissionais da área, concorrentes, entre outros. Devido a isso, se faz necessário pensar, pesquisar e elaborar um nome que seja realmente relevante para todos estes stakeholders e para que, assim, você realmente obtenha o destaque que tanto deseja.
 
É importante escolher um bom nome para a sua empresa, pois ele vai determinar o futuro dela, como a sua marca vai se posicionar perante o seu público-alvo e concorrentes, e de que maneira ela vai crescer e se destacar em um mercado que está cada vez mais acirrado. Diante disso, é fundamental compreender os fatores que envolvem a tomada desta decisão, que precisa de momentos intensos de estudos e pesquisas para se concretizar, para que assim, você fala uma escolha consistente e que também transmita confiança.
 

Dicas para escolher o nome de sua empresa

 
Até aqui, já deu para perceber que escolher nomes para empresas, é realmente tão difícil quanto você imaginava. Mas calma, minha missão aqui é ajudá-lo a tornar este caminho um pouco menos tortuoso, para que você finalmente possa chegar a um denominador comum, que retrate o que de fato a sua organização deseja ser e de que maneira ela quer se posicionar no mercado.
 

Coloque tudo no papel

 
Este é o momento inicial, em que você vai tirar tudo da cabeça e colocar no papel todos os possíveis nomes que pensou para dar ao seu novo negócio. Lembre-se esta não é a hora de se julgar ou de se sentir envergonhado ou inibido. Todas as ideias são bem-vindas, para que em um segundo instante, sejam devidamente avaliadas, sob os critérios que vou relatar no decorrer deste artigo.
 
Sendo assim, nada de deixar ideias ou sugestões para trás, pois as mais improváveis, podem fazer toda a diferença para o seus negócios no futuro.
 

Pense aonde você deseja chegar

 
Nesta etapa da criação do nome para a sua empresa, você vai pensar mais especificamente na visão, ou seja, onde você deseja chegar com o seu negócio. Reflita: de que forma você deseja contribuir com o seu público? Qual patamar espera que a sua organização alcance em cinco, 10, ou 15 anos? Como deseja ser lembrado por seu clientes? Qual legado deseja construir?
 
Tudo isso vai lhe dar maior clareza sobre como se diferenciar dos demais concorrentes e qual mensagem você vai transmitir a seus clientes, através do nome de sua empresa.
 

Quais são os seus diferenciais

 
Aqui você vai pensar no que de melhor você tem a oferecer a seus clientes e a todos aqueles que tiverem a oportunidade de fazer negócios com a sua empresa. Pense: o que você oferece, que se torna diferente dos demais e vai agregar ainda mais valor à vida de seu público-alvo.
 
Refletir sobre esta questão, facilita na hora de elaborar ou de dar uma sugestão de nomes para a sua empresa, pois você começa a pensar em nomes que tenham a ver com o seu produto ou serviço, por exemplo, com a segmentação que você vai seguir, com a região em que vai atuar, com o seu público e assim por diante.
 
Pensar em tudo o que envolve o universo de sua empresa, é o que vai dar um norte, para que você elabore um nome que fique marcado na vida de seus clientes.
 

Curto e marcante

 
Utilizando o gancho da frase acima, um bom nome de empresa tem que deixar uma marca na memória e, ouso dizer, no coração de seu cliente, para que assim, ele se lembre prioritariamente de você, quando necessitar dos produtos e serviços que você oferece.
 
Assim, nomes que sejam curtos, que utilizem siglas e iniciais de seus nomes ou de seus sócios, por exemplo, são fáceis de serem memorizados e são uma excelente estratégia a ser colocada em prática.
 

Pesquisar é fundamental

 
O processo de criação, seja de uma marca, de um logotipo, de um novo produto ou serviço, envolve toda uma pesquisa prévia, para que seja o mais assertivo possível. Tendo em vista este fator, com a criação do nome de sua empresa, não seria diferente.
 
Sendo assim, é primordial que você estude e pesquise bastante, para saber aonde está colocando seus pés, ou seja, para conhecer o mercado em que vai atuar, quais os nomes de seus concorrentes, de que forma eles trabalham para melhorar a vida dos clientes, e por aí vai.
 
Conhecendo estes aspectos, bem como aqueles que envolvem o comportamento de seu consumidor, você vai ter mais claro em sua mente, como criar um nome de empresa, que seja realmente impactante e que vai levar a sua organização aos patamares que você sempre sonhou.
 
Começar a pensar em um nome verdadeiramente estratégico e que vá lhe ajudar a alcançar os objetivos e resultados que tanto almeja para a sua empresa, de fato é uma tarefa bastante trabalhosa. Porém, iniciar este processo, colocando estas dicas em prática, vai lhe trazer maior tranquilidade e clareza, para fazer uma escolha consciente e assertiva, que é o que todo empresário e empreendedor deseja.
 
Reflita e estude bastante, tenho certeza que você vai tomar a melhor decisão para o seus negócios.
 
O que você achou destas dicas? Elas lhe ajudaram ou estão ajudando? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo com seus amigos em suas redes sociais.