Qual a importância da promoção para aumentar as vendas?

Qual a importância da promoção para aumentar as vendas?

Quem trabalha com vendas sabe que em algum momento vai precisar elaborar estratégias de promoção, para atrair clientes e melhorar ainda mais os resultados. Oferecer descontos e condições de pagamento facilitadas; mexe com o mercado e faz com que os consumidores passem a enxergá-lo com outros olhos num cenário altamente competitivo, onde grande parte dos varejistas está inserida atualmente.
 
Para chamar a atenção, se destacar perante a concorrência e se tornar líder de mercado, é necessário oferecer um diferencial ao seu público-alvo, para que assim, você conquiste, definitivamente, a fatia de mercado que lhe pertence. Pensando nisso, eu resolvi compartilhar com você algumas dicas essenciais para que possa fazer promoções eficientes e aumente ainda mais a suas vendas. Confira:
 

5 dicas para fazer promoções eficientes

 
Empresários e empreendedores do ramo varejista, principalmente, precisam lidar, constantemente, com a seguinte questão: como vender mais? Eu costumo dizer, que trabalhar com vendas é uma arte, que necessita de aprimoramento frequente para gerar resultados sempre acima da média. É necessário elaborar, a todo o momento, diversas estratégias para não perder os clientes já conquistados e para atrair novos consumidores. Neste sentido, as promoções, se trabalhadas com eficiência e inteligência, fazem com que qualquer empresa alcance seus objetivos comerciais com excelência.
 
Confira as dicas de promoções que eu tenho para compartilhar com você e boas vendas!
 

1. Defina um objetivo

 
Quando tratamos de vendas e do alcance de um resultado específico, é necessário definir, de forma clara, um objetivo para que a promoção tenha o sucesso esperado. De nada adianta diminuir os preços, sem antes saber se isso é viável financeiramente para e empresa, ou qual é ou quais são as razões que estão levando você e sua empresa a recorrerem para esta estratégia de vendas, que é a promoção.
 
Sendo assim, primeiramente, responda a esta pergunta: qual é o propósito que eu desejo alcançar com esta promoção? Isso vai lhe nortear quanto às demais estratégias que deverão ser elaboradas, para que as estratégias saiam do planejamento e alcancem os resultados esperados.
 

2. Planeje-se

 
Fazer um planejamento prévio é importante para saber exatamente de que forma a promoção vai ajudar a aumentar as suas vendas. Para isso, analise qual percentual de desconto você pode oferecer que não vai impactar financeiramente nos recursos de sua empresa; quanto tempo vai durar a promoção; quanto você deseja lucrar; e por aí vai.
 
Esta definição detalhada de metas a serem alcançadas vai facilitar o acompanhamento do processo e, caso haja necessidade de mudanças, estas podem ser realizadas, de maneira mais assertiva.
 

3. Entenda o que o seu público-alvo deseja

 
Uma dica importante é ouvir o que o seu cliente deseja obter com os produtos ou serviços que você lhe oferece. Quando você dá ao seu público-alvo a oportunidade de falar, ele lhe retorna com feedbacks claros e sempre pontuais, do que de fato espera da sua empresa.
 
Munido destas informações, você consegue elaborar estratégias de comunicação ainda mais eficientes, para chegar até o consumidor dos seus produtos. Além disso, você também passa a lhe entregar o que realmente ele deseja receber da sua empresa.
 

4. Divulgue nos canais corretos

 
Por falar em estratégias de comunicação, é necessário saber onde você pode divulgar os produtos que estão em promoção na sua empresa. Atualmente, promoções na internet têm alcançado um número elevado de pessoas, o que há algum tempo era inimaginável.
 
Entretanto, canais como TV, rádio, outdoor, entre outros, não podem e nem devem ser descartados, pois dependendo do produto, serviço e cliente, também têm um grande potencial e podem lhe trazer os resultados desejados. Para isso, é necessário entender o perfil do público você deseja atingir, onde ele se encontra, quais os seus hábitos, para em seguida elaborar escolher sua oferta de valor e traçar a melhor estratégia de divulgação, baseado nestas informações.
 

5. Saiba quais produtos oferecer

 
Dentro do seu planejamento devem constar os produtos que vão entrar em promoção. Dependendo do item, existem empresas que aplicam descontos sobre todo o seu portfólio. No entanto, existem outras que escolhem aqueles que estão tendo menos saída, justamente para que estes tenham um retorno de vendas melhor.
 
Há também aquelas que oferecem descontos em cima dos produtos que mais vendem, para conquistar ainda mais clientes, principalmente àqueles que sempre quiseram adquiri-los, mas que ainda não haviam tido esta oportunidade. Para fazer esta definição, é necessário saber claramente qual objetivo se deseja alcançar, e assim, você saberá o que pode e o que não pode entrar em promoção.
 
Manter as vendas com um resultado satisfatório, não é uma das tarefas mais fáceis que um empresário ou empreendedor do ramo varejista tem em seu dia a dia. Porém, dicas como estas ajudam, e muito, na hora de elaborar as melhores estratégias para vender ainda mais.
 
Por fim, agora acredito que você está pronto para oferecer os melhores produtos, bem como as melhores experiências aos seus clientes, e assim, mantê-los fiéis à sua empresa.
 
Busque agora colocar em prática estas dicas e depois deixe aqui o seu comentário, compartilhando comigo o que você achou e quais os resultados que você obteve. Ah, aproveite e compartilhe este conteúdo com seus amigos em suas redes sociais.