Melhore sua oratória com nossas dicas

Melhore sua oratória com nossas dicas

Uma comunicação clara, que faça com que nossos interlocutores entendam com eficácia a mensagem que desejamos transmitir, nos ajuda também a alcançar nossos objetivos, não só profissionais, mas também pessoais. Por isso, é essencial, enquanto empresários e empreendedores, investirmos em uma boa oratória, que envolve a capacidade de falar bem em público, seja para grandes, médias ou pequenas plateias.
 
Algumas pessoas têm esta habilidade melhor desenvolvida do que outras, que sofrem muito com a possibilidade de exporem suas ideias em uma reunião ou em uma palestra, por exemplo. Neste momento, surge à ansiedade e o nervosismo, que são inimigos, número um, de quem deseja crescer através da fala e fazer com que todos ao seu redor cresçam também.
 
Por isso, hoje vou compartilhar com você dicas para que você se comunique bem e melhore constantemente a sua oratória, para, assim, obter cada vez melhores resultados em todos os ambientes pelos quais transitar. Confira:
 

1. Trabalhe a sua respiração

 
Existem diversos exercícios que ajudam bastante na hora de “enfrentar” uma plateia, principalmente para quem tem grande dificuldade em falar em público. São formas eficazes de se preparar para este momento importante e que afastam, de maneira natural, a ansiedade e o nervosismo, que não ajudam em nada e só servem para te atrapalhar. Portanto, respire e inspire!
 

2. Não se cobre tanto

 
Ninguém é perfeito e, por isso, não tem obrigação de fazer uma apresentação perfeita, ainda mais se estiver em suas primeiras experiências em público. Sendo assim, nada de se cobrar em excesso. Saiba que muitas pessoas, inclusive as mais famosas, já tiveram grandes constrangimentos em apresentações e nem por isso desistiram de se comunicar e transmitir as mensagens que acreditavam que iriam transformar a vida de muitos ao seu redor. Neste sentido, levar as coisas de forma mais leve, vai ajudar você a desenvolver cada vez mais a sua oratória.
 

3. Mantenha-se preparado

 
Seja uma palestra ou uma breve apresentação em uma reunião, é preciso saber do que se está falando. Sendo assim, é necessário estudar sobre o tema que você vai tratar, pois esta é a melhor maneira de se sentir mais seguro e afastar qualquer vestígio de medo, nervosismo ou ansiedade ao falar em público, já que você vai ter propriedade sobre o assunto a ser tratado.
 

4. Leia bastante

 
Esta é uma das melhores formas de você se manter, constantemente, preparado, já que, vai ter sempre um bom repertório para apresentar ao seu público, quando for necessário. Invista em leitura a todo o momento, seja livro, revistas, artigos na internet, jornais ou qualquer coisa que você ache interessante. O importante é ler e ter saber o que está dizendo às pessoas.
 

5. Treine

 
Além de estudar sobre o assunto e ler bastante, algo que pode lhe ajudar muito a desenvolver bem a sua oratória é treinar a sua apresentação. Chame algumas pessoas ou simule que tem um público ali em sua frente e comece a se apresentar e expor suas ideias, como se aquilo fosse real. Esta simulação vai lhe aproximar um pouco mais da hora em que de fato você estiver se apresentando e assim, vai lhe trazer mais tranquilidade quando realmente estiver frente a frente com seu público.
 

6. Cuide da linguagem

 
Todos nós temos uma linguagem e um jeito próprio de falar, mas alguns cuidados são essenciais na hora de nos apresentarmos para as pessoas, principalmente se tivermos o costume de falar muitos palavrões. Por mais que este seja um hábito seu, nem todas as pessoas se sentirão confortáveis ao ouvir palavras de baixo calão em um momento que escolheram para aprender algo com você ou se você estiver se apresentando em uma reunião de trabalho, por exemplo. Sendo assim, este zelo é fundamental para que você não ofenda e não desagrade ninguém ou mesmo para não passar uma imagem negativa.
 

7. A aparência também ajuda a melhorar

 
Cuidar da imagem pessoal e profissional vai deixar você mais confiante, pode ter certeza disso. Use roupas e sapatos que lhe deixem confortável, sem ser informal demais, pois isso também é importante para o seu público, já que ele espera que você esteja minimamente apresentável diante dele. Também é importante usar trajes que sejam compatíveis com o dress code do evento, ou seja, mais ou menos formais, conforme a ocasião.
 

8. Relaxe

 
Se a ansiedade e o nervosismo são seus grandes inimigos na hora de falar em público, procure algo que lhe deixe um pouco mais relaxado. Monte uma playlist com músicas que você ouve e que lhe ajudam a relaxar ou veja vídeos inspiradores e relaxantes que desempenhem a mesma função em seu organismo. Você pode fazer isso algumas horas ou minutos antes de se apresentar, pois desta forma vai se sentir mais seguro e empoderado para expor suas ideias à plateia que deseja lhe ouvir.
 

9. Aja com naturalidade

 
Por mais que, a vontade de falar e ler somente aquilo que está no Power Point, queiram te dominar, é importante que você não se atenha apenas a isso, pois o público precisa sentir sua naturalidade. A partir do momento que a plateia sente que você está tranquilo e sabe do que está falando, de forma calma e coesa, que está havendo uma troca entre vocês, ela tende a lhe acolher e a deixar você mais à vontade para expor suas ideias, o que é essencial para que você perca o medo e realize uma apresentação de sucesso.
 

10. Peça feedback

 
Nada como um bom feedback para melhorar a sua capacidade oratória, e ninguém melhor do que o seu público para te dar este retorno. Por isso, independente do seu tempo de experiência com apresentações, ao final de cada uma delas, sempre pergunte à sua plateia o que ela achou ou o que você pode melhorar, por exemplo, para que nas próximas, você evolua cada vez mais.
 
Estamos em uma época em que acreditamos nos comunicarmos bem com todos ao nosso redor, seja pessoal ou virtualmente. Porém, nem sempre conseguimos nos fazer entender e nem todo mundo tem a habilidade de ter uma oratória bem desenvolvida, o que acaba sendo um empecilho para o nosso crescimento enquanto pessoas que convivem com outras e precisam das relações para alcançar os objetivos propostos.
 
Neste sentido, melhorar constantemente a sua oratória, lhe fará ter cada vez melhores resultados em sua trajetória. Invista nisso e aproveites estas dicas para exercitar e melhorar sua comunicação em público.
 
Agora me conte: você tem dificuldades ou é daquelas pessoas que adoram falar em público? Deixe seu comentário e continue acompanhando meus conteúdos por aqui e em minhas redes sociais.