Tenha um Supermercado Online - Veja as dicas

Tenha um Supermercado Online - Veja as dicas

A internet mudou vários hábitos cotidianos das pessoas, inclusive a forma como elas fazem as compras do mês. Investir na criação de um supermercado online é uma estratégia assertiva para quem deseja se inserir nesse segmento. Com a sensação cada vez mais forte de que o tempo está sendo reduzido, os consumidores, buscam pelas alternativas mais práticas para o seu dia a dia.

6 Dicas de como montar um supermercado online

Hoje em dia os empresários do ramo de supermercados, independente do tamanho e alcance da rede, precisam considerar ter um site para vendas e entregas dos produtos. Para quem vive esse momento de transição e tem dúvidas listei uma série de dicas bastante pertinentes abaixo.

1 – Supermercado online é uma loja virtual

A primeira dica para ser efetivo na criação e funcionamento da estrutura online do seu supermercado é compreender que se trata de uma loja virtual como outra qualquer. O que estou tentando dizer com isso é que o site precisará ter uma estrutura de cadastro para o cliente permitindo criar uma conta de acesso, deverá ter o carrinho de compras virtual, sistema de processamento de pagamento e claro uma estratégia logística para realizar as entregas.

O site deve ser desenvolvido por especialistas nesse tipo de plataforma e com foco no seu público-alvo. A interface deve ser intuitiva, considere que pessoas de maior faixa etária – e que não têm tanta familiaridade com a web – poderão usar a página para compras. Por ser uma loja virtual em que os bens adquiridos são os de uso doméstico é interessante que o prazo de entrega seja o mais enxuto quanto possível, porém, cuidado para não prometer o que não pode cumprir.

2 – Diferenciais da loja virtual de supermercado

Embora o supermercado online seja uma loja virtual como sites de vendas de outros segmentos existem alguns diferenciais que devem ser observados. Primeiramente como é uma página em que bem provavelmente os consumidores realizarão compras semelhantes com frequência é válido oferecer uma ferramenta de criação de listas fixas.

Assim o cliente não precisa escolher os mesmos produtos todos os meses, pode simplesmente escolher uma lista já presente na página. Também é válido ter um sistema de registro de endereços de entrega para não demandar a digitação dos dados novamente.

3 – Invista num aplicativo de compras também

No momento de realizar o investimento na construção de uma plataforma online de vendas para o seu negócio considere ter um aplicativo também. Muitas pessoas utilizam seu smartphone para realizar questões práticas do dia a dia, inclusive fazer compras.

A estrutura de app é mais bem vista, no entanto, ter um site responsivo (que se adequa a diferentes telas como desktop, smartphone e tablet) também é válido. O mais importante é estar disponível online para realizar suas vendas.

4 – Suporte aos clientes

A plataforma de vendas online deve contar com uma equipe de suporte especialmente dedicada a ela, pois saiba que diversas questões podem surgir e se não forem adequadamente resolvidas acabarão gerando máculas na imagem da sua companhia diante do seu público-alvo. Para que essa equipe possa realizar o seu trabalho com assertividade e dinâmica é fundamental que tenha acesso a opções de contato simplificadas como chats, WhatsApp e ligação telefônica.

5 – Tenha uma boa estratégia de gerenciamento de estoque

Trabalhar com uma plataforma de venda online no segmento de supermercados demanda uma boa capacidade de gestão de estoque. O sistema adotado deve ser diferente daquele usado para uma loja física. O gestor deve compreender que disponibilizar um item no site e não conseguir entregar é uma grande falha que dificilmente os consumidores perdoam.

Para isso é essencial informatizar o sistema de controle do estoque de maneira que conforme um item seja adquirido por um consumidor seja dada baixa automaticamente. Os clientes devem encontrar no site apenas o que realmente está disponível para ser entregue. Além disso, o gestor do negócio deve ter uma estratégia de armazenamento e manuseio, o alinhamento com as lojas físicas deve ser eficiente.

6 – Conheça o público consumidor do supermercado online

De maneira geral a plataforma online de supermercado atrai consumidores que têm pouco tempo para a realização de atividades cotidianas e/ou que não desejam ir até uma loja física realizar o trabalho de escolha dos produtos. Essas pessoas tendem a ter uma renda mais elevada não se importando em pagar um pouco a mais para ter suas compras do mês entregues na porta de casa.

Contudo, não se deve ignorar outros públicos menores que podem ajudar a compor o grupo principal de clientes. Faça um estudo do perfil dos seus compradores frequentes para determinar que tipo de promoções e condições especiais podem ajudar na fidelização dos mesmos.

Gostou dessas dicas de como montar um supermercado online com efetividade? Deixe seus comentários a seguir!

Copyright:1054924271 – https://www.shutterstock.com/pt/g/andrey+suslov