Ponto de venda: saiba como deixá-lo mais atraente para os clientes

Ponto de venda: saiba como deixá-lo mais atraente para os clientes

Um ponto de venda atraente é o diferencial para alavancar as vendas, essa máxima está amparada em diferentes estudos que investigaram o que faz um cliente que estava apenas dando aquela passadinha realizar compras numa loja ou não querer mais voltar em outra. A ambientação confortável e convidativa faz com que os consumidores tenham mais desejo de comprar e criem uma imagem positiva em seu subconsciente.
 

Dicas de Como Deixar o Ponto de Venda Mais Atraente

 
A seguir, vou explicar de que maneira você pode deixar o seu ponto comercial mais atraente para conseguir converter mais vendas e aumentar a sua clientela.
 

Dica 01 – Considere a localização do ponto comercial

 
O lugar em que a sua loja está situada faz toda a diferença na maneira como a vitrine e demais elementos impulsionadores de venda serão trabalhados. Vou exemplificar de maneira prática: uma loja situada dentro do shopping e outra na rua devem pensar nas vitrines de maneiras diferentes pelo tempo que terão de dedicação dos consumidores.
 
Pessoas que estão no shopping, em geral estão passeando e, assim, têm mais tempo para observar vitrines complexas com exibição de mais produtos, diferentes explicações a respeito de preços e condições, enquanto que aquelas que estão nas ruas costumam estar se deslocando entre um ponto e outro, dando olhadelas rápidas para as lojas. O ponto de venda deve ser planejado com foco no consumidor em potencial que irá comprar nele.
 

Dica 02 – Iluminação

 
O uso de iluminação é essencial para atrair a atenção dos consumidores, independente de onde a loja esteja situada. A iluminação pode e deve ser usada como uma ferramenta para dar destaque para os produtos carro-chefe da loja. O uso de lâmpadas direcionadas cria pontos que serão vistos primeiro pelos olhos dos consumidores.
 
Os produtos precisam estar bem visíveis e ter suas características principais legíveis para quem está passando rapidamente pelas vitrines. O dono do negócio deve ficar atento, ainda, para a questão de custo para a manutenção da iluminação. Vale a pena chamar um profissional eletricista para planejar as luzes com segurança e de maneira que não impacte na conta de luz no final do mês.
 

Dica 03 – Organização visual da vitrine

 
A vitrine é a primeira imagem que o consumidor tem da sua loja e a forma como ela está montada fará com que as pessoas queiram ou não entrar. Sendo assim, é importante atentar para o design da organização dos produtos e demais elementos. Uma boa vitrine é aquela que, além de bonita, apresenta preços e condições de maneira clara e orienta o olhar do consumidor para os elementos mais relevantes.
 
Para não se perder na arrumação da vitrine e manter uma coerência de marca, indicamos que haja uma paleta de cores e texturas a ser seguida. Não se trata, necessariamente, de ter uma padronização para montar as vitrines, mas sim de ter um norte. Se a cada 15 dias a vitrine mudar completamente, o consumidor não irá criar uma identificação visual da sua loja.
 
A memorização de nome se torna mais fácil quando há uma imagem para relacionar. Ainda no que diz respeito à montagem de vitrines, é recomendável trabalhar com temas, como época de promoções e datas comemorativas como o natal e dia das mães, por exemplo.
 

Dica 04 – Ambiente agradável dentro da loja

 
Tendo trabalhado bem a vitrine da sua loja, os consumidores se sentirão impelidos a entrar. Uma vez dentro, eles precisam se sentir convidados a permanecer, quanto mais tempo uma pessoa passa dentro da loja, mais chances tem de que ela compre algo. Um ambiente que transmita uma sensação de limpeza e seja agradável pode ser o detalhe que aumentará potencialmente as suas vendas.
 
Mantenha sempre os móveis bem limpos, deixe um bom espaço de circulação entre as prateleiras e/ou araras e não esqueça do ar-condicionado no caso de cidades muito quentes. Em relação à aromatização de ambientes, recomendo ir com calma, pois mesmo que um perfume específico possa ajudar a criar uma identificação olfativa da marca, também pode espantar pessoas que simplesmente não gostem do odor ou tenham algum tipo de alergia respiratória.
 

Dica 05 – Treine seus vendedores

 
Um ponto de venda se torna extremamente atraente quando os consumidores não se sentem pressionados a comprar algo. Desde sempre, muitos consumidores reclamam a respeito da chuva de vendedores que vem em cima deles quando entram em alguns tipos de lojas, como as de sapatos, por exemplo, mas pouco é feito pelos empresários para resolver.
 
Parte da ambientação do seu ponto comercial diz respeito a ter vendedores treinados que consigam identificar quais são os consumidores que desejam ter ajuda para fazer as suas escolhas e quais são os que só querem um momento para olhar. Saiba que boa parte dos consumidores que entra com o objetivo apenas de olhar acaba saindo com alguma compra feita, porém, esse momento é quebrado pela presença constante de um vendedor pressionando.
 
Você acha que essas dicas são válidas para o seu ponto de venda? Deixe seu comentário!