Dicas para melhorar sua capacidade de negociação

Dicas para melhorar sua capacidade de negociação

Como empreendedor você passará por diversas situações em que precisará negociar com alguém, seja com um fornecedor, um cliente, um novo sócio, etc. Para se sair bem nessas ocasiões, é importante que aprenda a arte de negociar a fim de conseguir resultados positivos para a sua empresa. Saber quando é a hora certa de insistir ou de ceder é o que diferencia um bom negociador.
 

A Arte de Negociar: Dicas Para Desenvolvê-la

 
Nem todos se sentem confortáveis em situações de negociação, porém, se quer realmente ser um empreendedor, é melhor se acostumar. Sua capacidade para negociar no mercado competitivo de hoje pode determinar o seu sucesso em qualquer segmento no qual decida atuar. Como um empresário, essa habilidade vai ser especialmente útil em tempos de crise, quando você não tiver muito capital, mas precisar de fechar negócios mesmo assim.
 
Dominar a arte de negociar irá revelar-se útil em todos os aspectos do seu negócio. Confira algumas dicas úteis para se tornar um negociador de sucesso:
 

Faça uma Pesquisa Antes de Iniciar uma Conversa de Negociação

 
Sob nenhuma hipótese vá para uma reunião de negociação sem fazer a sua lição de casa primeiro. Você deve coletar o máximo de dados pertinentes que puder sobre a outra parte, pois essas informações irão permitir que conheça melhor o terreno antes de pisar sobre ele. Dessa forma, saberá que fichas deve apostar e aumentará as chances de conseguir o que deseja.
 
Ao fazer a sua lição de casa, você está se colocando na melhor situação possível para entender o outro lado e, eventualmente, tomar decisões precisas sobre pontos que serão tratados. Fazer uma boa pesquisa irá garantir que você não perca dinheiro e tire o máximo proveito da situação.
 

Ouvir é Tão Importante Quanto Falar

 
Um dos maiores equívocos quando se trata de negociação é que muitas pessoas sentem que elas têm que falar mais do que o outro, a fim de convencê-lo com maior facilidade. No entanto, é necessário saber que nem sempre irá conseguir todas as condições que deseja ao negociar, por isso é necessário ouvir para que, juntos, cheguem em um consenso.
 
É fundamental que ouça a outra pessoa para saber o que ela quer. Isso permitirá que você saiba os pontos em que ela está disposta a ceder e aqueles em que está irredutível. Dessa forma, poderá comparar com os seus pontos e verificar se é melhor concordar com o que ela propôs ou insistir mais um pouco.
 

Não Tenha Medo de Dizer o Que Deseja

 
Nenhuma empresa vai crescer se o seu principal vendedor for uma pessoa influenciável e que não impõe a sua opinião. Para ser bem-sucedido, você deve saber como ser assertivo sem parecer agressivo. Este equilíbrio lhe permitirá liberdade para negociar todos os pontos que achar necessário sem ter medo.
 
Pense sempre que o “não” você já tem, então, irá negociar para buscar o sim. Certamente, é importante que se prepare e dê o melhor de si para conseguir o que almeja. Porém, se as coisas não saírem como planejou, use o que vivenciou como aprendizado para uma próxima oportunidade.
 

Não Tenha Pressa

 
Nada vai fazer você parecer mais desesperado em uma negociação do que demonstrar estar com pressa para concluí-la. Embora seja claro que você queira fechar o negócio o quanto antes, é importante ser paciente e passar calma para o outro. Pessoas de diferentes culturas fecham negócios de forma diferente, mas uma coisa é certa, ninguém gosta de negociar com um apressado.
 
Ao agir com pressa, você pode deixar de citar pontos importantes e correr o risco de perder dinheiro. Por isso, mesmo que não tenha muito tempo para concluir a negociação, seja paciente e tenha a certeza de que discutiu todos os pontos e que não deixou de tratar sobre nenhum assunto por estar correndo. A ansiedade pode colocar tudo a perder, por isso, é necessário que busque formas de controlá-la.
 

Não Espere Que Todas as Negociações Sejam Positivas

 
Por mais que você saiba como negociar de maneira assertiva, é natural que aconteçam situações em que não consiga atingir os seus objetivos. Então, é necessário que tenha isso em mente para que não se frustre. Claro que ninguém quer sair perdendo de uma negociação, porém é importante estar preparado para isso.
 
Ao aceitar que não conseguirá sair como vitorioso de todas as negociações você saberá quando é hora de parar de insistir. Isso pode ser interessante, também, quando existem divergências em diversos pontos. Então, ao ceder, abre-se espaço para que a outra parte ceda em algo também, promovendo um resultado positivo para ambos os lados.
 

Coloque-se no Lugar do Outro

 
Não há nada mais importante do que entender o que o seu oponente pretende conseguir com a negociação. Cada pessoa funciona de forma diferente e se você for capaz de entendê-lo, estará se colocando em uma posição bastante favorável. Afinal, ao conhecer melhor alguém, conseguimos encontrar maneiras mais eficazes para convencê-las de algo.
 
Dessa forma, se você consegue fazer com que o outro se sinta satisfeito com o que oferecer, ele estará mais inclinado a aceitar o que você propor. Isso não significa que você deve aceitar tudo o que ele quiser, mas sim que pode ceder em alguns interesses básicos da outra parte, tendo em mente que, com isso, poderá conseguir o que deseja.
 
Você já passou por uma situação em que foi necessário negociar? Compartilhe sua experiência comigo nos comentários.