Saiba como escolher bons fornecedores para seu negócio

Saiba como escolher bons fornecedores para seu negócio

Toda empresa precisa de fornecedores para comprar mercadorias e materiais necessários para o seu funcionamento. Poder contar com organizações sérias é fundamental para o bom andamento do seu negócio. No artigo de hoje darei dicas de como escolher fornecedores que irão agregar valor à sua empresa e contribuir com a sua eficiência.
 

Como Escolher Bons Fornecedores Pode Influenciar no Sucesso da Sua Empresa

 
Dependendo do tipo de empresa que você tem, seus fornecedores podem ser de produtos ou matéria-prima e, em ambos os casos, eles terão total influência no seu sucesso. Lojas e fábricas estão cada vez mais em busca de produtos que façam a diferença no mercado e agradem os clientes. Então, poder contar com parceiros que possam te oferecer isso é muito bom.
 
Outro ponto a ser levado em consideração é em relação aos prazos de entrega. Ter um fornecedor que vive atrasando vai atrapalhar toda a sua produção ou envio dos produtos para os clientes, o que não é nada bom para a sua reputação. Além disso, a facilidade no pagamento e a possibilidade de ter descontos ao pagar adiantado são outros detalhes que fazem a diferença em relação aos fornecedores.
 
Confira as cinco dicas a seguir e saiba como escolher as melhores empresas.
 

1 – Entre em Contato Com o Fabricante

 
Se você tem interesse a comprar mercadorias de determinada marca, ninguém melhor do que o próprio fabricante para lhe indicar um fornecedor de confiança. Isso sem contar na chance de conseguir comprar diretamente da fábrica, o que irá garantir preços bem menores.
 
Manter contato com o fabricante de determinado produto é interessante porque, além de ter acesso a boas indicações de fornecedores, você poderá dar feedback de alguma experiência ruim pela qual tenha passado. Dessa forma, eles poderão analisar o seu caso e buscar melhorias para que essa situação não se repita.
 

2 – Faça Pesquisas Online

 
O Google faz parte da vida da grande maioria das pessoas, pois estamos sempre buscando algo, seja uma notícia, um endereço, uma imagem. Que tal usá-lo, também, para procurar novos fornecedores? Nesse caso é necessário dedicar mais tempo a fim de fazer uma pesquisa mais profunda e não apenas clicar nos primeiros links que aparecem. Tente alterar as palavras-chave para conseguir o maior número de resultados, comece com “fornecedor de” + nome do produto e vá trocando por: distribuidor, venda no atacado, revendedor, etc.
 
Em relação às buscas, não subestime sites com layouts ruins e perfis em redes sociais com imagens sem qualidade. Isso é normal quando se trata de empresas do tipo B2B (bussiness to business), pois, como seu público alvo são pessoas jurídicas, elas não costumam investir tanto em marketing quanto as que vendem direto para o consumidor.
 

3 – Vá em Eventos do Seu Setor

 
Em todo o Brasil sempre acontecem grandes feiras para que empresas possam expor e divulgar os seus produtos. Esta é uma ótima oportunidade para conhecer novos fornecedores e fazer ótimos negócios. Quanto mais renomado for o evento, maiores são as chances de que os participantes sejam empresas sérias e confiáveis, pois os organizadores costumam verificar a reputação delas.
 
Grandes eventos são ótimos, também, para conhecer novidades do setor, o que é ótimo para aumentar as suas vendas. Aproveite para fazer novos contatos e, inclusive, conquistar novos clientes. O segredo é estar sempre atento às oportunidades, que pode ser um fornecedor, uma dica interessante, um novo parceiro de negócios, etc.
 

4 – Procure Por Fornecedores na Sua Cidade e Região

 
Pode acontecer de você perder tempo procurando algo que está próximo, por isso não deixe de considerar pesquisar o cadastro de fornecedores da sua cidade e região. Se encontrar, além de conseguir que os seus pedidos sejam entregues com muito mais rapidez, ainda poderá ter descontos na entrega. Aqui, mais uma vez, vale a dica que dei no tópico anterior, de estar sempre atento para conseguir identificar boas oportunidades que aparecerem.
 

5 – Verifique a Reputação dos Fornecedores

 
Depois de seguir todas as dicas que dei para buscar novos fornecedores, é hora de verificar a reputação de cada um deles para saber se realmente poderá fazer bons negócios. Leve em consideração os seguintes aspectos:
 
Qualidade: Este é um fator indispensável e se você já pensou em abrir mão dele para conseguir preços mais baixos, é hora de rever os seus conceitos. Para verificar a qualidade, peça para que enviem amostras, assim poderá analisar o material e tomar uma decisão mais acertada.
 
Preço: Não se deve abrir mão da qualidade por causa do preço, mas isso não significa que você não possa buscar empresas que forneçam a mesma mercadoria a um custo menor. Quanto mais pesquisar, maiores são as chances de encontrar os melhores preços. Não deixe, também, de negociar os valores, sempre é possível conseguir um desconto ou uma facilidade no pagamento.
 
Serviço: Não adianta um fornecedor contar com produtos da mais alta qualidade por ótimos preços, se o serviço é ruim. Por serviço entenda a entrega, o atendimento e tudo o que envolver a sua compra.
 
Aqueles fornecedores que tiverem uma boa reputação nos três quesitos certamente serão ótimos parceiros para o seu negócio.