Conheça a importância da propaganda para o sucesso de sua empresa

Conheça a importância da propaganda para o sucesso de sua empresa

Um dos pilares do sucesso de uma empresa está em saber como fazer propaganda dos seus produtos e serviços para que o público-alvo saiba de sua existência. Como já dizem há muito tempo: “a propaganda é a alma do negócio” e, por isso mesmo, não pode ser relegada a plano de emergência ou a ser mais um detalhe. Estratégias assertivas de publicidade e propaganda contribuem para aumentar o conhecimento que se tem da sua marca, bem como o seu consumo.
 

Dicas de Como Fazer Propaganda Para Impactar nos Resultados da Empresa

 
A seguir listei 5 dicas imprescindíveis para que a propaganda da sua empresa seja bem-sucedida em termos de tornar sua marca conhecida, lembrada e relevante.
 

Saiba Quem é o Seu Público-alvo

 
Qualquer estratégia de publicidade e propaganda tem seu início com o planejamento, isto é, determinar para quem a comunicação deve ser dirigida. Conhecer o público-alvo significa avaliar os consumidores atuais e potenciais em termos de gênero, idade, hábitos sociais, locais em que essas pessoas estão, sites que acessam, entre outros fatores.
 
Uma forma de conseguir mais efetividade nessas determinações de público-alvo é buscar criar o que chamamos dentro da propaganda de “persona”. A persona é um personagem fictício a quem se atribui um nome, sexo, profissão e características que são comuns às pessoas que compõem o público geral de interesse da sua empresa. No momento de desenvolver as peças de comunicação o planejamento deve ser feito para atingir a persona criada de maneira. Pode se trabalhar com mais de uma persona.
 

Conheça a Concorrência

 
Analisar a publicidade e propaganda da concorrência é a forma mais simples e inteligente de descobrir quais são os métodos mais efetivos de se atingir o público desejado. Verifique de que maneira as empresas do mesmo setor que o seu se comunicam e o quanto esse método está trazendo retorno. Tendo essas informações, pense a respeito dos diferenciais que só a sua empresa possui.
 
Alinhe a comunicação da sua empresa com a lacuna deixada pelos concorrentes, isto é, entre onde eles não estão. Além de atentar para divulgar a sua empresa através de flyers distribuídos nas mesmas regiões que eles, invista nas redes sociais e outros espaços em que não haja nem menção dessas empresas. Essa estratégia consiste em se tornar mais representado que os seus concorrentes no imaginário do público-alvo.
 

Trabalhe Com uma Imagem da Empresa

 
Para que a propaganda da sua empresa seja mesmo eficaz é essencial que exista coerência e reconhecimento de que se trata de comunicação do mesmo grupo. Basicamente, se trata de criar e manter uma imagem, tanto no sentido gráfico da expressão como no que diz respeitos aos valores. Antes de começar a desenhar peças, como flayers ou capas para as redes sociais, tenha uma marca forte, um slogan, uma paleta de cores e assim por diante.
 
Cuide para que todas as peças de publicidade e propaganda da sua empresa mantenham esses detalhes constantes, isto é, tenham uma identidade entre si. Dessa forma, sempre que o público interessado vir uma peça com essas características saberá que é da sua marca. O negócio se torna algo palpável entre aqueles mais interessam.

Criando Suas Peças de Propaganda

 
Finalmente chegamos à parte prática de como fazer propaganda para a sua empresa, tendo seguido os passos anteriores você já saberá:
 
1- Para quem as peças devem se dirigir (público-alvo);
 
2- Quais os canais que devem ser usados (onde e como anunciar para estar mais presente que os concorrentes);
 
3- E, por fim, saberá como criar as peças tendo uma identidade criada.
 
A partir do conhecimento do canal a ser utilizado, é possível pensar em como criar efetivamente a peça em questão. Afinal, criar um flyer é diferente de criar uma ação de guerrilha. A escolha das peças deve levar em conta a capacidade de criatividade que elas oferecem, efetividade de alcance das mesmas e o custo.
 
Tenha um orçamento previamente definido para saber o quanto poderá investir em questões técnicas, como impressão de materiais, pagamento de um publicitário ou designer para desenvolver os materiais e assim por diante. Quem for criar as peças deve ter em mente que deve ser um trabalho bem feito, pois, ao contrário, funcionará como uma voz detratora da empresa. Mesmo investindo em peças físicas, como folders, flyers, cartazes, busdoor, entre outros formatos, não esqueça das redes sociais e da importância de ter um site.
 

Avalie os Resultados

 
A última dica da minha lista de como fazer propaganda para a sua empresa é uma das mais relevantes e que mais é deixada de lado. Avaliar os resultados obtidos com a estratégia de comunicação adotada é essencial para saber se está ou não seguindo o caminho certo. Sendo assim, mantenha registros de quanto as vendas aumentaram desde que teve início as campanhas de divulgação.
 
Procure métodos de mensuração, como pesquisas de satisfação com os seus clientes, para saber o que eles acreditam que pode melhorar e com a célebre pergunta “como você ficou sabendo do produto/serviço?”. Com essas respostas você terá uma indicação de quais são os canais que mais têm funcionado para a sua empresa se divulgar.
 
A publicidade e propaganda têm grande relevância no sucesso de uma empresa e deve ser feitas a partir de planejamento em que se determine: o público-alvo, canais de comunicação por meio de análise da concorrência, identidade visual, criação de peças e avaliação dos resultados.