Veja as dicas e saiba como recuperar clientes inativos

Veja as dicas e saiba como recuperar clientes inativos

A estratégia de enviar mensagem para clientes inativos entre outros cuidados para a sua recuperação é interessante para reduzir a perda de investimentos feitos para a sua captação. Quem é empresário sabe que o custo para conquistar novos clientes é superior ao valor para mantê-los. Ao longo do desenvolvimento do relacionamento dos consumidores com a marca podem acontecer alguns desvios como a compra de itens dos concorrentes ou mesmo uma ruptura por falta de recursos num dado momento.

Mensagem Para Clientes Inativos e Outras Estratégias Para a Sua Recuperação

Para quem pensa que a recuperação de clientes inativos é complicada ressalto que basta colocar em prática algumas ações focadas na reconstrução desse relacionamento. A seguir vou explicar com detalhes quais são algumas dessas ações.

– Analise quem são os clientes inativos

Para início de conversa é importante que você faça um estudo do tempo médio que os consumidores da sua marca tendem a ficar sem consumir para então determinar quem são os indivíduos da base de dados que estão na categoria de inativos. Com essa lista prévia você deverá identificar há quanto tempo os clientes estão inativos assim como quais produtos costumavam adquirir e com que frequência. Conhecer questões demográficas e comportamentais também ajudará a fazer essa análise.

– Aplicação de pesquisa

Saber quais foram os motivos que levaram essas pessoas a deixar de comprar da sua empresa também é essencial para conquistá-las para a sua base de consumidores. Se for possível faça uma pesquisa que pode ser por e-mail. Ao apresentar a pesquisa enfatize o quanto é importante que os clientes inativos deem seu feedback, afinal é só a partir dele que a organização poderá mudar o que não está bem.

– Divida para conquistar

A segmentação do grupo de clientes inativos em subgrupos tornará mais fácil conseguir a recuperação dos mesmos. As pessoas que compõem esse grupo não são todas iguais tendo motivações distintas para terem deixado de comprar. Essa divisão pode levar em consideração critérios como: produtos de interesse em comum; frequência de compras semelhante; tempo de inatividade; faixa etária; motivos semelhantes listados para inatividade entre outros.

– Mensagem para clientes inativos

Tendo o conhecimento de quem são os clientes inativos e tendo feito a sua divisão em grupos será mais fácil definir os canais mais assertivos para entrar em contato com cada um deles. Algumas pessoas têm maior receptividade por e-mail enquanto outras preferem comunicação por SMS. Considere qual é o perfil desses indivíduos para encontrá-los onde estão por mais tempo.

No momento de elaborar o texto da mensagem recomendo que use uma linguagem que aproxime a sua marca dos clientes que pretende recuperar. Apresente algum tipo de vantagem para esse retorno como um voucher de desconto – que pode ser tanto para ser usado online como presencialmente. Para definir qual será a vantagem oferecida estude a fundo o perfil dos inativos. Quando a cartela de clientes inativos é pequena pode ser válido fazer ligações para desenvolver uma conversa telefônica.

– Tenha um departamento de pós-venda bem estruturado

O departamento de pós-venda da sua companhia existe apenas para responder reclamações? Saiba que esse é um dos erros que pode estar fazendo com que bons clientes se tornem inativos. Cada vez mais as pessoas estão críticas e procurando pelo melhor atendimento das suas demandas, incluindo as de atenção. O setor de pós-vendas pode e deve acompanhar o processo de utilização dos produtos pelos consumidores.

Perguntar de tempos em tempos como está a satisfação dos compradores de itens da sua marca com o que foi entregue ajudará a manter o nível de qualidade elevado. Quem compra gosta de saber que é valorizado, algo que se mostra ainda mais relevante quando se trata de um processo de reconquista.

– Utilize estratégias de marketing promocional

A distribuição de brindes pode funcionar bastante positivamente quando o assunto é fidelizar ou reconquistar um cliente já captado pela sua marca. Oferecer um mimo com a marca da sua organização para o grupo de clientes inativos que está voltando a comprar é uma maneira de criar um lembrete de que ela existe. Assim quando precisar novamente desses produtos terá a sua empresa em mente. Os brindes servem também como uma vitrine para colocar a marca em evidência para as pessoas que estão em volta do presenteado. Investir em brindes pode sair mais em conta do que investir em estratégias de captação de novos clientes.

– Atenda bem para atender sempre

Outra questão de grande relevância quando se trata de manter os clientes ativos a longo prazo é a de atender com qualidade para atender mais de uma vez. Certamente você não volta a um lugar em que te trataram mal, não é mesmo? Então dedique tempo e orçamento para oferecer melhor treinamento para os seus vendedores, eles são o primeiro contato dos clientes com a sua marca.

Gostou dessas dicas de como reaver clientes inativos?

 

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