Confira algumas dicas para apresentação em Power Point

Confira algumas dicas para apresentação em Power Point

Seja na hora de apresentar uma nova proposta para um investidor ou então no momento em que você irá ministrar um treinamento, independente das situações, slides de Power Point podem ser a sua salvação ou ruína. Quando bem produzidos, podem chamar a atenção necessária; já quando eles não são bem pensados, podem te deixar ainda mais atrapalhado no momento de se apresentar. Para evitar este problema, eu vou te ajudar a fazer uma apresentação de PPT que será um grande guia para o sucesso do futuro das suas apresentações.
 

Informação + sentimento durante a apresentação

 
Para garantir a eficiência da comunicação que acontece em sua empresa, o melhor sempre é transmitir as informações com muita clareza. Afinal, são muitas pessoas envolvidas nos processos e se alguma delas não entender alguma mensagem, toda execução de um projeto pode ser falha. Portanto, assim como nos e-mails, documentos e anúncios da organização, sua apresentação de Power Point tem que ser muito transparente.
 
Mas ao mesmo tempo, seu PPT também não pode ser totalmente sem sentimento. Uma comunicação que não passa nenhuma emoção, reflexão e curiosidade, não é um bom formato. Afinal, sempre que algo é feito com paixão e criatividade é possível absorver um pouco melhor as ideias no momento da apresentação. Então, use palavras fortes e que transmitam o que você quer passar para o investidor durante a sua oratória.
 

Dicas de como organizar sua apresentação de Power Point

 
● Na hora de montar o seu PPT comece de trás pra frente. Comece escrevendo o que você quer que as pessoas que estarão na sua apresentação entendem no final de tudo. Assim, você não corre o risco de esquecer-se de explicar algo importante;
 
● Muito cuidado com gráficos, afinal, eles podem ser bastante visuais e confusos ao mesmo tempo. Então, sempre que precisar usar, lembre-se de deixar bem marcado qual o ponto importante daquela informação;
 
● Tenha em mente que a sua apresentação existe para passar uma mensagem rápida e muito direta, seja num treinamento que tem o intuito de ensinar algo, mas principalmente na hora de vender uma ideia. Por isso, lembre-se de usar palavras-chave que remetem a essa ação, como: investir, comprar, vender, realizar, ganhar.
 
● Prepare um infográfico ou folha de anotações que serão o resumo da sua apresentação com seu nome, telefone e uma breve explicação sobre a sua empresa. Mas atenção: nunca entregue no início da palestra. Isso será a “lembrança” do que foi falado durante sua apresentação e servirá para contatos futuros. Explique para a plateia que essa folha será distribuída na saída e que por isso, eles não precisam necessariamente anotar nada, só prestar atenção ao que foi dito.
 
● Tenha, também, disponível um formulário de feedbacks que pode ser entregue junto com as suas anotações para que as pessoas possam te ajudar a melhorar cada vez mais no momento das suas apresentações.
 

O que fazer e não fazer no seu PPT

 
Aqui estão algumas dicas do que fazer e do que não fazer na sua apresentação e seguindo esses toques fica bem mais fácil de conquistar o seu público:
 
● Tente não ultrapassar o máximo de 10 palavras por slide. Isso faz com que você consiga explicar oralmente tudo que precisa e, assim, usa essa página somente para introduzir o assunto;
 
● Use somente fotos com qualidade, de preferência de um banco de imagens, afinal, sua apresentação merece qualidade;
 
● Quando começar a falar durante cada slide, tente não repetir a mesma frase ali escrita. Seja criativo e utilize formas diferentes de abordar o mesmo assunto;
 
● Separe os temas que forem abordados por um slide com somente a ideia principal do que for falado a seguir;
 
● Se não tiver total segurança de falar sobre o assunto da apresentação utilize cartões com as principais ideias marcadas, mas evite lê-los, tenha-os somente como apoio;
 
● Não use fontes pequenas e tente não variar de mais de duas tipografias;
 
● Nunca use transições e sons para sinalizar sua apresentação, isso traz um caráter muito amador ao trabalho;
 

Tenha uma apresentação confiante para mostrar sempre!

 
Convencer alguém de uma ideia, vender um produto, ensinar algum assunto, tudo isso precisa de muito mais do que um Power Point bem estruturado. É necessário ter autoconfiança, domínio do assunto e, claro, uma boa oratória. Por isso, estudar o tema que será apresentado, planejar o tempo que você terá para apresentar suas ideias, ensaiar a apresentação, os gestos e movimentação; tudo isso são estratégias que ajudam no momento em que você estará lá na frente palestrando para o público.
 
Portanto, unindo a isso todo um preparo psicológico que evitar o nervosismo, a timidez e os famosos e temidos “brancos” esta soma de táticas trará mais dinâmica para sua apresentação, que junto a um bom material, é tudo que precisa para sair-se bem. Seguindo minhas dicas de como dar um up para valer nos seus PPT’s, com certeza, você terá as condições necessárias para fechar um negócio ou virar referência num assunto. Boa sorte!