Saiba como se tornar uma Mulher de Negócios de Sucesso

Saiba como se tornar uma Mulher de Negócios de Sucesso

Decidir se tornar uma mulher de negócios é algo bastante sério que transforma a vida das empreendedoras que todos os dias entram num mercado extremamente competitivo. Abrir seu próprio negócio demanda coragem e preparo para enfrentar uma série de dificuldades que se apresentarão todos os dias na porta da sua empresa. Não desanimar diante dos reveses e manter o foco são apenas alguns dos pontos diferenciais.

9 Dicas para se tornar uma mulher de negócios de sucesso

A seguir listei algumas dicas preciosas para as mulheres que tomaram a decisão de investir em seus sonhos empreendedores, saiba como conquistar o sucesso no mercado se diferenciando da concorrência e traçando seu próprio caminho.

1 – Tenha um planejamento

Para colocar sua empresa no mercado é fundamental ter um planejamento, saber o que se quer fazer e aonde se quer chegar daqui um tempo determinado. Embora possa parecer um tanto quanto abstrato é essencial que nessa etapa as empreendedoras dediquem-se a pensar de maneira concreta considerando o potencial e as ferramentas que têm em mãos.

2 – Crie um plano

Apesar de muitas pessoas acreditarem que planejamento e plano são a mesma coisa devo dizer que na verdade não é bem assim. O planejamento diz respeito a saber o que se pretende fazer de uma maneira mais ampla enquanto que um plano é algo mais focado na situação atual, ou seja, em como conquistar um objetivo mais específico. Para começar o trabalho de consolidação da sua companhia aconselho que a gestora tenha um plano de como ganhar os primeiros clientes.

3 – Faturamento não é sinônimo de lucro

Quando uma empresa abre as portas é natural ficar um pouco deslumbrada com a entrada de dinheiro, o faturamento, especialmente quem não tem experiência em gestão de negócios. O importante é saber que o faturamento não é o mesmo que lucro, o capital que entra deve passar pelo desconto dos custos operacionais e logísticos.

O que sobrar após esse desconto é a margem de lucro. É fundamental fazer um acompanhamento rigoroso para não acabar sem saber quanto sua organização tem lucrado de fato. Perder o controle ou desconhecer os números é um erro que pode levar ao fechamento das portas da sua companhia.

4 – Não misture finanças pessoais e finanças empresariais

Outra dificuldade que pode surgir no começo da atividade empreendedora é evitar a tentação de misturar as finanças pessoais e as finanças do negócio. Jamais se deve tirar dinheiro do caixa do empreendimento para cobrir dívidas pessoais. A empreendedora pode definir um salário para si que entre nas contas mensais da empresa assim como pode determinar um pro labore que nada mais é do que uma remuneração pelo trabalho de gestão.

5 – Saiba delegar tarefas

Para ser uma mulher de negócios bem-sucedida é crucial saber delegar tarefas e confiar na sua equipe. É um comportamento normal de quem está a frente de um negócio próprio ter alguma dificuldade em delegar tarefas importantes para os subordinados. Ao contratar as pessoas que irão trabalhar com você já pense que em algum momento precisará deixar que elas caminhem com as próprias pernas, tenha certeza de que irá confiar nelas para isso.

6 – Saiba vender as suas ideias

Para que a sua empresa tenha chances de se consolidar no mercado é importante saber vender as suas ideias, isto é, explicar para potenciais investidores e consumidores quais são os diferenciais que somente a sua marca possui. Estabelecer parcerias comerciais pode ser a base para a ampliação da presença do seu empreendimento no mercado que está cada vez mais competitivo. Saiba como apresentar aquilo que vende e acredita para ‘contagiar’ mais pessoas com a sua paixão pelo seu empreendimento.

7 – Aposte nas melhorias de processos

Companhias que passam por constantes melhorias de seus processos são mais eficazes e apresentam maiores chances de redução de custos. As melhorias internas podem contribuir também para agregar mais valor ao que a sua organização oferece ao mercado.

8 – Saiba ler o macroambiente

Independente do tamanho do seu negócio saiba que ele é fortemente influenciado pelo macroambiente, questões culturais, políticas e sociais têm impacto sobre o andamento da empresa. A mulher de negócios de sucesso precisa estar atenta a tudo o que acontece de maneira que consiga adaptar o seu empreendimento ao momento pelo qual o mercado passa. Tirar proveito do que tem bom potencial e contornar o que pode causar problemas.

9 – Seja líder

A liderança é primordial para que a equipe trabalhe com confiança e com chances verdadeiras de conquistar o sucesso. A empreendedora precisa saber como motivar seus colaboradores assim como extrair deles sempre o seu melhor. O mais importante, contudo, é desenvolver seu estilo próprio de liderança em que a sua maneira de conduzir as situações transpareça não deixando dúvidas de quem é você enquanto fundadora da companhia.

Gostou dessas dicas de como se tornar uma mulher de negócios bem-sucedida? Compartilhe através das suas redes sociais!  

 

Copyright:421202407 – https://www.shutterstock.com/pt/g/opolja