Você sabe o que significa Elevator Pitch?

Você sabe o que significa Elevator Pitch?

Como empresário você, provavelmente, passou por situações em que precisou apresentar o seu negócio. Seja para um investidor ou um possível sócio, é importante ter uma apresentação que conte mais a respeito da sua empresa e todo o potencial que ela possui. Porém, não dá para tomar horas do tempo de uma pessoa, sem contar que isso seria bastante cansativo. Então, pensando nisso, surgiu o chamado elevator pitch, que é uma apresentação rápida sobre uma ideia.
 
Para saber mais a respeito desse tipo de apresentação e saber como montar a sua, continue acompanhando.
 

Elevator Pitch: O Que é?

 
Em uma tradução literal, elevator pitch significa arremesso de elevador, um nome bastante estranho. Porém, basta pararmos para pensar que logo conseguimos imaginar a seguinte situação: Imagine que você encontra uma pessoa importante dentro de um elevador (como um investidor em potencial, por exemplo) e tem apenas aquele momento para apresentar a sua empresa. Nesse caso, precisará aproveitar esses minutos da melhor maneira possível.
 
Após imaginar o exemplo que citei anteriormente, acredito que tenha conseguido ter uma melhor ideia sobre o que é um elevator pitch. Todo empreendedor que tenha o interesse de “vender” a sua ideia para alguém, seja um possível sócio, investidor ou um parceiro de negócios, precisa preparar uma apresentação curta que seja capaz de causar interesse nessas pessoas.
 

Origem do Termo Elevator Pitch

 
A origem do termo é bastante curiosa e vem de um fato que aconteceu em 1853. Elisha Otis, o inventor de um dispositivo de segurança que revolucionou a tecnologia dos elevadores, precisou fazer uma demonstração de sua criação. Seguro de que sua ideia daria certo, convocou uma plateia para ver seu projeto em ação.
 
Então, ele entrou em um elevador e pediu que uma pessoa cortasse o único cordão que o mantinha preso. Em alguns segundos, o dispositivo entrou em ação e evitou que Elisha despencasse de toda aquela altura. Aqueles segundos foram o suficiente para convencer a todos os presentes de que sua invenção era realmente eficaz. Daí surgiu a expressão elevator pitch, que significa uma apresentação rápida de uma ideia de negócio com o objetivo de persuadir alguém.
 

Como Criar um Elevator Pitch

 
Basicamente, um elevator pitch deve ter as informações mais relevantes sobre o seu negócio. Confira um modelo com os principais tópicos que devem ser citados:
 

Modelo:

 
• Qual é o seu público-alvo?
 
• Qual é a solução que o produto oferece?
 
• Qual é o nome do produto?
 
• Em qual categoria ele se encaixa?
 
• Quais são os principais concorrentes?
 
• Qual é o diferencial principal do seu produto em relação à concorrência?
 
Após montar o seu texto, memorize as informações, mas sem decorar. É importante que ele seja falado de forma natural, até porque existem muitos casos em que o seu elevator pitch precisará entrar em ação durante uma conversa em um evento, por exemplo.
 

Dicas Para um Elevator Pitch Perfeito

 
Existem algumas dicas que podem fazer com que o seu elevator pitch seja ainda mais convincente. Confira!
 
Deixe-os Querendo Mais: Um elevator pitch precisa ser rápido, então use isso ao seu favor e não entregue todos os detalhes do negócio para o seu interlocutor. Faça com que ele fique interessado em saber mais a respeito da sua ideia.
 
Transmita Confiança: O primeiro passo para convencer alguém sobre algo que esteja falando é transmitir confiança. Dá para sentir quando alguém está falando sobre algo que realmente domina, então prepare-se e mantenha a calma.
 
Evite o Chamado “Papo de Vendedor”: Não haja de forma insistente, você está ali para apresentar a sua ideia e é isso o que deve fazer. No mundo dos negócios as coisas costumam ser mais lentas, então atenha-se à sua apresentação e não queira vender nada naquele momento.
 
Pense no Seu Objetivo: Você precisa ter um objetivo para apresentar a sua ideia para alguém, certo? Pense em qual é o seu, se é que visitem o seu site, assistam a um webinar, enfim, algo para citar ao encerrar a apresentação. Entregue um cartão de visitas e sugira esse objetivo para que prossigam com o contato.
 
Passe Credibilidade: Se a sua empresa já está em funcionamento e conta com alguns clientes com nome forte no mercado, não deixe de citá-los, pois isso irá ajudar a passar credibilidade.
 
Melhore a Apresentação Constantemente: A cada vez que você apresentar o seu elevator pitch, é natural que perceba pontos que precisem ser melhorados. Não hesite em fazer alterações sempre que achar necessário a fim de melhorá-lo constantemente.
 
Demonstre Sua Paixão: Quando alguém faz o que ama é possível ver isso em seus olhos. Demonstre sua paixão ao falar sobre o seu negócio e fará com que as pessoas comprem sua ideia com muito mais facilidade.
 
Seja Original: Pense no seu negócio e encontre formas de apresentá-lo de forma original. Porém, tenha cuidado para não parecer artificial, pois é melhor fazer uma apresentação básica do que agir de forma forçada.
 
Pense no Público: Talvez você precise criar versões diferentes do seu elevator pitch levando em consideração o público para o qual irá apresentá-lo. Por isso, verifique se a versão atual está adequada para o perfil de cada público.
 
Você já conhecia o elevator pitch? Já precisou apresentar a sua empresa para alguém? Compartilhe sua experiência comigo nos comentários.