Embalagens - Descubra sua importância

Embalagens - Descubra sua importância

Se você pretende criar a embalagem de um produto que irá vender ou está pensando em alterar uma já existente, pode estar se perguntando se a aparência do pacote é realmente importante. Muitos empresários acreditam que a qualidade do produto e seu desempenho valem mais do que a caixa, mas a verdade é que a importância da embalagem é tão grande que ela desempenha um papel crucial no sucesso ou fracasso das vendas.
 
O objetivo inicial da embalagem é proteger o produto contra danos, tanto durante o transporte da fábrica até a loja, como também enquanto ele está nas prateleiras. Mudar a embalagem pode ter diversos efeitos sobre os seus custos, marca e vendas. Algumas empresas mudam suas embalagens como uma estratégia para aumentar as vendas, enquanto outras o fazem para cortar custos. Antes de fazer uma alteração na caixa do seu produto, analise o impacto que essa mudança pode ter.
 

A Importância da Embalagem no Marketing

 
Se o seu produto se mistura quando está em uma prateleira em meio aos dos concorrentes, mudar a cor, tamanho, forma ou outras características de sua embalagem pode fazê-lo sobressair para os consumidores. Visite lojas de varejo onde seu produto é vendido e observe como ele é exibido e como compete a atenção com os outros. Adicionar mensagens temporárias, como um desconto no preço, um aumento do conteúdo, um brinde, pode te ajudar a enviar uma mensagem de marketing direcionada e com grandes chances de sucesso.
 
Se você reduzir a quantidade de materiais que usa em sua embalagem ou utilizar matéria-prima reciclada, poderá anunciar isso como um ponto positivo. Consumidores ambientalmente conscientes geralmente estão dispostos a gastar um pouco mais para comprar um produto que consuma menos energia e utilize menos recursos naturais para ser produzido. Reveja os dados demográficos dos seus clientes e realize uma pesquisa para encontrar os detalhes na embalagem que mais irão chamar a atenção do seu público.
 

Imagens e Cores da Embalagem

 
As cores e imagens da sua embalagem podem transmitir mensagens ou trazer sentimentos aos consumidores. Os tons de azul mais suaves são considerados relaxantes, enquanto tons de vermelho, laranja e amarelo são vistos como quentes e vibrantes. Já as crianças são mais atraídas por desenhos coloridos. Colocar fotos de pessoas usando o seu produto pode criar empatia, o que é muito importante. O ideal é realizar uma extensa pesquisa sobre esquemas de cores, modelos e tipos de embalagem a fim de descobrir o que é mais atraente para o seu público-alvo.
 
Algumas empresas criam diferentes modelos de embalagem e vendem seus produtos para que o público responda qual mais agradou. A resposta vem em forma de números, pois depois é feita uma análise para verificar o tipo de embalagem que mais vendeu. Já outras organizações contam com embalagens diversas em sua linha regular, cada modelo é vendido para um tipo de público, com base nas características que são mais atrativas para eles.
 

As Informações Contidas na Embalagem

 
A embalagem deve conter quais foram os ingredientes e informações nutricionais sobre o produto, no caso de alimentos, e materiais usados na fabricação e funcionamento, no caso de outros tipos de produtos. Estes dados podem ajudar a vender o produto, pois permite que os clientes em potencial obtenham todas as informações necessárias para tomar uma decisão de compra. As informações contidas em um pacote podem impulsionar o consumidor a comprar o produto sem que ele precise fazer perguntas ao atendente da loja.
 
Portanto, além de cores e imagens bonitas e chamativas, atente-se também à parte textual da embalagem. Crie vários esboços até chegar no texto ideal, é importante que ele seja claro e informativo, além de seguir todas as normas regulamentadoras exigidas pela lei brasileira.
 

Os Custos da Embalagem

 
Um ponto igualmente importante ao poder atrativo de uma embalagem é o seu custo. Reduzir seus custos de embalagem permite reduzir o preço de venda, e isso deve ser levado em consideração se fizer parte da estratégia da empresa. A verdade é que o custo e aparência da embalagem devem estar de acordo com o público que a marca deseja atingir.
 
Se você optar por vender a um preço mais elevado, para um público acostumado a itens de luxo, um pacote mais resistente ou maior pode passar a mensagem para os consumidores de que o conteúdo é mais valioso. Por outro lado, se a sua intenção é vender por um preço mais baixo, para alcançar um público maior, a embalagem poderá ser mais simples. Lembrando que ser simples não significa que ela deverá ser sem qualidade.
 
Se agora você está se perguntando como criar embalagens que sejam tão atrativas e eficientes, a resposta está em buscar mão de obra qualificada. Existem diversas agências especializadas que possuem know-how para criar modelos que expressem a cara da marca, protejam o produto e chamem a atenção dos consumidores.
 
Você já tinha pensado no quanto a embalagem é importante para os seus produtos? Compartilhe a sua opinião comigo nos comentários.