Você sabe o que faz um gerente de projetos?

Você sabe o que faz um gerente de projetos?

De uns tempos para cá, muito se tem ouvido falar do profissional de gestão de projetos, que cada vez mais vem sendo cobiçado pelos mais diversos tipos de empresas, independentemente de seu porte ou segmento. Isso não acontece à toa, já que se trata de um gerente que será basicamente responsável por tirar do papel aquilo que foi planejado, com a menor margem de risco possível. Percebe-se que a sua responsabilidade é grande e que não é qualquer pessoa que está preparada para enfrentar tal desafio.
 
Se a sua empresa ainda não conta com um gerente de projetos entre seus colaboradores, é essencial que você avalie a possibilidade de ter um, pois ele pode ajudá-lo e muito a alcançar os objetivos que você e deseja e alavancar os resultados do seu negócio. Para saber como este profissional pode fazer isso, vou explicar um pouco mais a fundo o que ele faz e o que precisa ter para que você contratar um que vai fazer a diferença em sua organização.
 

O que faz um gerente de projetos?

 
Este é um profissional que vai garantir que a sua empresa e seus colaboradores executem os projetos de maneira ordenada, fazendo mais, utilizando menos recursos. Sua missão é planejar o que será feito, mantendo controle das ações, para que tudo seja realizado dentro do prazo previamente determinado, de acordo com os objetivos que o empreendimento deseja alcançar.
 
Ao longo da execução de um projeto, este gerente será responsável por determinar quem fará o que, acompanhando e elaborando relatórios, com o objetivo de documentar como está o andamento do que foi planejado. Para isso, ele se utiliza de ferramentas e técnicas desenvolvidas especificamente para atender as demandas do gerenciamento de um projeto e também para prever os possíveis riscos que podem surgir durante a implementação do plano, para que assim haja a possibilidade de mudar a estratégia caso seja necessário.
 
Além disso, o gestor de projetos vai administrar o investimento feito para tirar do papel o planejamento e também fará com que as pessoas envolvidas realizem seus trabalhos de forma coordenada, para que tudo seja entregue a contento e, se possível, antes do prazo preestabelecido.
 

O que um bom gerente de projetos precisa ter?

 
Além de um conhecimento técnico bastante aprofundado em gestão de projetos, o gerente desta área precisa também desenvolver algumas competências comportamentais que farão toda a diferença na hora de executar e tirar o planejamento do papel. Saiba a seguir quais são as principais, para que você contrate o melhor profissional para a sua empresa:
 

Liderança

 
Como vai lidar com um número significativo de pessoas, este profissional precisa saber como motivá-las para que trabalhem em conjunto e entreguem o projeto melhor do que ele foi planejado. Para fazer a diferença junto aos colaboradores que com ele vão trabalhar por um determinado período, é preciso que ele saiba engajá-los, inspirá-los e extrair o melhor que há em cada um, para que assim tudo seja realizado da melhor maneira possível para todos os envolvidos.
 

Comunicação

 
Acompanhando o raciocínio do item anterior, para ser um bom líder é preciso saber se comunicar de forma eficiente e clara, a fim de que todos compreendam o que precisa ser feito e entregar sempre o melhor projeto de suas vidas. Trabalhar com transparência, permitindo que todos tenham um canal aberto para emitir opiniões, sugestões e críticas; é uma das maneiras ter uma comunicação eficiente.
 

Negociação

 
Negociar é algo que o gestor de projetos vai fazer o tempo todo, e se sair bem nesta missão, mostrará o seu diferencial ao finalizar a sua tarefa. Isso porque ele vai se deparar, quase que em período integral, com diferentes interesses, como da empresa para a qual trabalha; dos colaboradores que o acompanham; dos fornecedores que precisa para colocar o projeto em execução, e assim por diante. Nesse sentido, é preciso ter jogo de cintura para lidar com tudo isso e desenvolver uma estratégia que atenda às necessidades de todos os envolvidos, inclusive às suas próprias, caso contrário, tudo o que foi feito pode acabar indo por água abaixo.
 

Organização

 
Esta é uma habilidade extremamente importante para o profissional que deseja atuar nesta área, e o gerente da sua empresa precisa ter ou desenvolvê-la. Acontece que o gestor responsável pela execução de um projeto, terá de lidar com números, planilhas, planejamentos e os mais variados tipos de informações para realizar tudo da melhor maneira possível. E caso não seja uma pessoa organizada em meio a tantas demandas, ele não conseguirá atendê-las e pode enfrentar problemas que poderiam ser evitadas com antecedência.
 
Para não sofrer com situações do tipo, existem diversas ferramentas de gerenciamento de projetos, que podem ser encontradas gratuitamente, capazes de auxiliar o gestor.
 

Lidar com pressão

 
Todo gerente de projetos é mestre em solucionar problemas, prever riscos, se antecipar às crises e tomar decisões sem perder tempo. Percebe-se que a pressão em cima dele é constante, pois muita coisa depende de suas ações para dar certo no final. Neste sentido, é necessário ter resiliência, sabedoria, maturidade e paciência para que tudo saia conforme planejado e para não ceder ao menor sinal de estresse que surgir ao longo do caminho.
 

Ter um bom gerente de projetos entre os colaboradores de sua empresa é fundamental se você deseja obter melhores resultados em seus negócios. Por isso, considere a contratação de um, caso você não tenha e acompanhe a evolução de seus números e da sua organização.
 
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