Saiba como a tecnologia NFC pode ser usada no seu negócio

Saiba como a tecnologia NFC pode ser usada no seu negócio

Você sabe o que é NFC sigla de Near Field Communication ou traduzido para português Comunicação por Campo de Proximidade? Se ainda não precisa se atualizar no que diz respeito às inovações tecnológicas que podem ajudar a impulsionar o seu empreendimento. O aumento do número e variedade de dispositivos eletrônicos utilizados no mundo nos dá uma pista do quanto isso é relevante para o futuro das organizações.

Entendendo o que é NFC

Basicamente a tecnologia NFC permite que haja a troca de informações entre dispositivos que tenham chip compatível sem que para isso seja necessário usar fios ou cabos. O nascimento dessa tecnologia se deu no ano de 2002 através de trabalho realizado em parceria entre a empresa holandesa Philips e a companhia japonesa Sony.

Porém, foi somente em 2004 que o seu desenvolvimento se tornou mais efetivo devido a criação do chamado NFC Forum composto por corporações que tinham interesse nessa tecnologia como PayPay, Google, LG, Samsung, American Express entre outras. O objetivo dessa tecnologia é realizar a transmissão de dados com mais segurança em especial no que diz respeito a transações bancárias.

O primeiro momento em que a tecnologia NFC começou a se destacar foi com a criação do chamado Apple Pay que é um sistema de pagamento por meio do smartphone da Apple, a empresa anunciou que estava trabalhando para eliminar o uso do cartão de crédito de plástico. Já pensou que no futuro pode ser que ninguém mais use cartões?

Como funciona a tecnologia NFC

O funcionamento da tecnologia é relativamente simples, cria-se um link em frequência de rádio de curta distância entre os equipamentos que devem estar a pelo menos 10 centímetros um do outro. Por meio dessa frequência é realizada a troca de informações de maneira segura e muito prática. Não há nenhum tipo de intervenção de um terceiro no sistema de maneira que não há possibilidade de roubo de dados.

NFC x Bluetooth

A ideia é bastante semelhante ao Bluetooth, porém, se diferencia deste por não ser necessário o uso de senhas para que se inicie o intercâmbio de informações. O fato de só precisar aproximar diferentes dispositivos para que eles comecem a transmissão de dados torna mais seguro o processo.

Como a tecnologia NFC pode ser usada por empresas

Essa tecnologia pode ser utilizada no ambiente comercial para tornar mais fácil e prático o pagamento de compras através de smartphones com o sistema Android. Um dos usos mais conhecidos dessa tecnologia, basta que o celular seja posicionado perto da máquina de pagamento ou seja realizada a leitura de códigos de barra.

Um bom exemplo é o uso dessa tecnologia na capital paulista para realizar a recarga do bilhete de transporte público. Os consumidores têm muito a ganhar porque não têm mais problemas quando esquecem a carteira em casa, por exemplo, sem contar que é uma maneira mais rápida de pagar suas compras. A tendência é que para num futuro próximo a NFC já seja efetivamente uma substituta para as carteiras.

Outros possíveis usos da NFC

Existem outras funcionalidades que essa tecnologia oferece para as organizações. A NFC permite que arquivos sejam transferidos de um smartphone para outro facilitando o cotidiano de trabalho, assim como agilizam procedimentos como de enviar músicas para o sistema de som de uma loja, por exemplo. Também é possível promover o seu empreendimento criando tags com a localização da sua loja para atrair mais consumidores.

Basta que o público aproxime o smartphone de um anúncio para que a localização da companhia seja fornecida. A portabilidade e possibilidade de transferência de dados é essencial para manter a sua companhia sempre atualizada. Ressalto que com a criatividade e as possibilidades que a tecnologia nos oferece fica mais simples dar aquele impulso no seu negócio para posicioná-lo num lugar mais competitivo do mercado.

Futuro

Cada vez mais empresas produtoras de smartphones têm lançado produtos com essa tecnologia embutida afinal chegará um momento em que os consumidores não comprarão mais aparelhos que não permitam a transmissão de dados. Acredita-se que em alguns anos já existirão casas que serão totalmente controladas pela tecnologia NFC, assim os moradores poderão realizar diferentes atividades apenas com seu smartphone dando ‘ordens’.

Pagamentos e até mesmo a compra de ingressos para eventos ou tickets para transporte público passarão a ser feitos através desse sistema. NFC é o futuro que está batendo a nossa porta e os empresários que desejam se manter atualizados com as novidades não perderão a oportunidade de se adequar. Tenha certeza que daqui a apenas alguns anos o diferente será não receber por meio dessa tecnologia.

Gostou de saber o que é NFC e de que maneira essa tecnologia promete impactar o futuro? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários abaixo!

 

 Copyright: 1470007892 – https://www.shutterstock.com/pt/g/nsit