Diminuindo os riscos com o estoque de segurança

Diminuindo os riscos com o estoque de segurança

Um empreendedor que está ciente de todos os processos de sua empresa também tem noção do que acontece em seu estoque. Ter produtos sobrando ou faltando a todo o momento claramente significa que algo não está correto no momento de prever sua demanda ou que seu processo de vendas está ineficiente. Consequentemente, é muito importante conhecer os fatores que indicam a necessidade de fazer um estoque de segurança. Mas e na prática, você sabe o que é isso? É o que vamos ver!
 

Estoque de segurança – O que é e para que serve?

 
Antes de tudo, o que é estoque mesmo? Bem, é o local onde se armazena materiais e produtos que serão usados em sua empresa seja para consumo interno, execução do trabalho ou para venda propriamente dita. Neste sentido, existem os estoques industriais, que guardam matérias-primas; o comercial, que estoca mercadorias que irão para as lojas; e também os setores de prestação de serviços que acumulam itens que são relacionados ao seu setor como, por exemplo, uma empresa de limpeza que precisa guardar os equipamentos e produtos de higiene que são usados em seus serviços.
 
Então, se e o estoque é todo o armazenamento que tem rotatividade dentro da empresa, um estoque de segurança tem a ver com o fato de ter sempre um número de sobra de produtos. Mas para investir nesse tipo de armazenamento é necessário ter pleno conhecimento de quanto é a sua demanda para cada tipo de produto para que assim, não haja itens sobrando em excesso e trazendo custos desnecessários ao negócio.
 
A necessidade de se ter um estoque de segurança é muito comum no ambiente de varejo, onde promoções acontecem a toda hora e por isso, a procura por certos produtos pode crescer de forma diferenciada em determinados períodos e dias. Se você planeja ações de vendas em alguma data comemorativa ou promoções que se relacionem a vender mais do seu produto por um preço diferenciado ou com algum tipo de acordo que envolve a quantidade ofertada, um estoque de segurança pode garantir que sua empresa tenha tudo que o seu cliente precisar a pronta entrega.
 
Lembrando sempre que consumidor que não recebe o que comprou ou que tem atraso na entrega, é um potencial cliente detrator, ou seja, alguém que pode espalhar uma imagem negativa da sua organização por ela não ter cumprido o que prometeu. Fique atento a isso e pense sempre na logística ao fazer ofertas que envolvem seu estoque.
 

Vantagens desta Estratégia

 
Pensar além é sempre uma vantagem, por essa razão um estoque de segurança bem planejado pode ajudar no sucesso de suas ações de marketing e vendas e incentivar a maior procura de determinados produtos que trazem um retorno financeiro melhor para sua empresa. Por isso, sempre que fizer ações desta natureza, esteja sempre preparado também para o aumento de clientela e par atende-la de forma assertiva, entregando o que foi ofertado na hora ou dentro do prazo. Sem falar que o fluxo de produção, de caixa, de investimento e do próprio estoque tem muito mais rotatividade quando se está com toda a demanda organizada e se define a estratégia de venda correta.
 
Outra vantagem que o estoque de segurança dá é que ter produtos armazenados evita gastos não planejados, aqueles de última hora que geralmente inflacionam tanto o valor dos insumos como dos próprios produtos em si. O ideal é pensar estrategicamente na sua estocagem mantendo produtos de muito rodízio sempre com essa sobra de armazenamento e lembrando que produtos que não tem saída tão frequente não tem a necessidade desse investimento diferenciado.
 

Como fazer seu estoque de segurança?

 
Para começar a organizar o seu estoque de segurança, a primeira coisa a ser analisada, como já comentei aqui antes, é entender a rotatividade da sua demanda. A partir disso, é possível fazer alguns ajustes de acordo com os dados coletados:
 
● Se uma de suas mercadorias que mais saem tem um fornecedor que demora mais dias para entregar novos produtos, tenha em mente que esse é o tipo de item que você precisa estocar e organizar o tipo de entrega com esse colaborador sempre com antecedência.
 
● Seu fornecedor te dá desconto em quantidade pedida? Isso já é um estímulo para que vocês façam um acordo de estoque de segurança.
 
● Se você sabe que em datas comemorativas x e y produtos saem muito, tenha em mente que é muito importante estar preparado com seu estoque antes das promoções começarem e não somente quando as vendas iniciarem.
 
● Entenda que esse tipo de estocagem de segurança é somente para algumas demandas e não para todas igualmente, isso evita que você fique com excesso de estoque e itens desnecessários ocupando seu espaço.
 

Como não errar no cálculo do estoque?

 
A situação fica complicada quando você se dá conta de que errou no cálculo do seu estoque de segurança e, por isso está com uma demanda estocada que não tem saída imediata e que está ocupando o local de outros itens que vendem bem mais.
 
Para evitar que isso ocorra, busque entender primeiro o que pode ter acontecido: se foi uma previsão de vendas que não se concretizou, se foi em decorrência de promoção do fornecedor que te fez comprar a mais do que o normal ou se você não teve essa atenção mesmo. Independente de qual foi o motivo, tente sair dessa realizando alguma oferta relâmpago, planejando uma promoção numa data importante que se aproxima ou vendendo estes produtos para outros fornecedores.
 
A ideia é nunca ter em estoque o que pode acabar dando prejuízo, como materiais perecíveis que, se não vendidos dentro da validade, resultarão em perda, ou seja, numa estocagem sem lucro em vendas. Dessa forma, preste muita atenção se tem sobrado produtos ou faltando itens, isso é um grande indício de que uma nova organização de estoque deve ser feita.
 
Muitos acreditam que esse tipo de estocagem gera prejuízos pela falta de controle total de demanda prevista, mas pensando bem no histórico apresentado de vendas de todos os produtos é possível sim prever o quanto de cada item será necessário para atender suas estratégias de vendas, promoções e clientes. Desse modo, com organização e planejamento é possível ter lucros garantidos e perdas diminuídas de produtos dentro da sua empresa com um estoque de segurança.
 
E ai, gostou de saber mais sobre o estoque de segurança? Você já faz isso em sua empresa? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência. E mais, aproveite e compartilhe meu artigo com seus amigos empreendedores em suas redes sociais.