Conheça o papel do BNDES

Conheça o papel do BNDES

Grande parte dos empreendedores deseja conseguir crédito para realizar a expansão do negócio, uma alternativa interessante é o financiamento do BNDES. O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social é uma instituição governamental que financia empresas com o propósito de movimentar a economia do Brasil.
 
No artigo de hoje vou dar dicas de como conseguir um financiamento com o BNDES para a sua empresa. Acompanhe e fique por dentro!
 

O Que é BNDES?

 
Antes de mais nada, vou explicar melhor o que é o BNDES e qual o seu trabalho.
 
O BNDES é o principal agente financeiro para o desenvolvimento no Brasil. Desde sua fundação, em 1952, tem desempenhado um papel fundamental no estímulo à expansão dos segmentos de indústria e infraestrutura no país. Ao longo de sua história, as operações evoluíram de acordo com os desafios socioeconômicos brasileiros e agora incluem apoio às exportações, inovação, desenvolvimento socioambiental sustentável e modernização da administração pública brasileira.
 
O Banco oferece diversos mecanismos de apoio financeiro a empresas brasileiras de todos os portes, bem como entidades de administração pública, possibilitando investimentos na maioria dos setores econômicos. Em qualquer empreendimento apoiado, desde a fase de análise até o monitoramento, o BNDES enfatiza três fatores considerados estratégicos: inovação, desenvolvimento local e socioambiental.
 
Um dos focos do banco é oferecer apoio financeiro para as micro e pequenas brasileiras, que hoje representam cerca de 60% dos empregos formais no país. O BNDES oferece opções de financiamento para pequenas empresas com juros bem menores do que os praticados por outros bancos.
 

Perguntas Frequentes Sobre o Financiamento do BNDES

 

1 – Quem pode receber financiamento do BNDES?

 
Empresas que estejam instaladas no Brasil e que tenham um teto máximo de faturamento anual de acordo com o seu porte.
 
• Microempresas com faturamento de até 2,4 milhões de reais por ano.
 
• Pequenas empresas com faturamento anual de 2,4 a 16 milhões por ano.
 
• Médias empresas com faturamento anual de 16 a 90 milhões por ano.
 
• Empresas médias-grandes com faturamento anual de 90 a 300 milhões por ano.
 
Algumas pessoas físicas também podem receber o financiamento. São elas:
 
• Produtores rurais podem recorrer ao investimento a fim de investir no setor.
 
• Caminhoneiros que trabalham com transporte de cargas e que tenham registro no RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga) podem receber financiamento do BNDES para comprar caminhões e outros bens que tenham relação com seu trabalho.
 
• Microempreendedores, sejam eles formais ou informais, podem ter acesso ao investimento, porém é importante que façam parte do programa de microcrédito do BNDES.
 

2 – Que tipo de processos podem ser financiados pelo BNDES?

 
O financiamento BNDES pode ser realizado para:
 
• A construção, ampliação ou reforma da empresa.
 
• Aquisição de equipamentos (nesse caso eles precisam ser fabricados no Brasil).
 
• Importação de equipamentos (desde que não exista nenhum similar no mercado nacional).
 
Capital de giro para fazer a empresa funcionar (nesse caso existem algumas condições específicas para que o financiamento seja concedido).
 
• Aquisição de bens ou serviços necessários para o funcionamento da empresa.
 
• Produção de bens e serviços para exportar.
 

3 – Que tipo de processos o BNDES não financia?

 
São vários os processos que o BNDES não financia, dentre eles estão:
 
• Compra de animais para revender.
 
• Projetos sociais que já façam parte de programas com incentivo fiscal.
 
• Empreendimentos do setor imobiliário.
 
• Empresas que comercializam armas no Brasil.
 
• Bancos e empresas financeiras.
 
• Compra de softwares fabricados fora do país, com exceção para casos específicos, como versões adaptadas feitas aqui ou quando tem relação com projetos de inovação e tecnologia.
 

Como Solicitar um Financiamento do BNDES

 
Depois de saber mais a respeito das condições que envolvem um financiamento, veja o que deverá fazer para solicitá-lo junto ao BNDES.
 
Em primeiro lugar, o empreendedor deve procurar o BNDES, se houver uma agência na cidade, ou um banco que seja credenciado por ele, que é a opção mais fácil de encontrar. Nesse caso, se houver mais de um banco credenciado na sua cidade, é interessante optar por aquele com o qual você já foi ou é cliente, pois ele terá maiores informações ao seu respeito e isso pode facilitar o processo na modalidade empréstimo pessoa jurídica.
 
Se o intuito do financiamento for adquirir equipamentos ou veículos para a empresa, leve um orçamento do fabricante ou distribuidor. Lembrando que ele também precisa ser credenciado pelo BNDES para que a proposta seja aceita.
 
Para o financiamento de projetos, sejam eles de expansão, construção, entre outros, é importante realmente criar um projeto e levá-lo até o banco para que seja analisado. Nos dois casos, primeiramente é realizada a análise pelo banco e, se aceito, o projeto irá para o BNDES para a análise final.
 
O tempo de espera entre a solicitação e a resposta do BNDES irá depender, entre outros fatores, da consistência das informações oferecidas pelo solicitante que, no caso, é o empreendedor.
 
É importante ressaltar que o recurso liberado pelo BNDES apenas poderá ser utilizado para o fim descrito no ato da solicitação. Portanto, analise bem as necessidades da empresa para fazer o pedido daquilo que realmente é importante. Todos os gastos devem ser comprovados e, em muitos casos, o próprio banco repassa os recursos diretamente para a empresa que vai fornecer os produtos ou serviços para a sua empresa.