Aprenda aplicar a gestão de mudanças em sua empresa

Aprenda aplicar a gestão de mudanças em sua empresa

Existem grandes desafios postos a empresários e empreendedores que desejam ter sucesso em seus negócios. Entre eles podemos citar alguns como, fazer a empresa andar sem perder a fatia de mercado já conquistada, navegar na incerteza da mudança, levando a bordo seus clientes atuais, criar um ambiente de expectativa positiva na equipe de trabalho e alcançar harmoniosamente o outro lado da ponte. A mudança é necessária e obrigatória para que a organização se mantenha viva.
 
A tecnologia também impõe mudanças constantes, fazendo com que o comportamento das pessoas mude a cada hora, e quase que obrigando aos mais diversos tipos de empresas a se adequarem a este cenário. Por isso, é preciso estar preparado, quando chegar o momento de implementar na organização os processos de Gestão de Mudança, que são extremamente necessários e inevitáveis em praticamente todo tipo de negócio.
 

O que é Gestão de Mudança?

 
Trata-se de uma parte da Administração de Empresas, que estuda a forma e a necessidade das organizações de se adaptarem constantemente às diversas mudanças que ocorrem a todo momento no universo empresarial e no mundo como um todo. É por meio das estratégias propostas pela Gestão de Mudança, que o empreendedor ou o empresário vão encontrar mecanismos para alçar novos e bons voos para a empresa.
 

Tipos de Mudanças

 
Existem alguns tipos de mudanças que uma empresa pode implementar para alcançar os objetivos que almeja. São elas:
 

Tecnológicas

 
Este é o tipo de mudança sugerida pelos colaboradores para aprovação dos gestores. Isso porque ela envolve os processos de produção de produtos e serviços e de que forma esta parte operacional pode ser melhorada constantemente, ou seja, quais os novos recursos podem ser utilizados para tornar o trabalho ainda mais eficiente. E quem tem melhor conhecimento são as pessoas que estão realizando diariamente o trabalho operacional, que entendem melhor do que os gestores o que é preciso para implementar mudanças positivas para o negócio.
 

Portfólio de produtos e serviços

 
Quando uma empresa decide oferecer novos produtos e serviços para seu público-alvo, ela está inovando de forma significativa, pois acredita que pode e tem capacidade de atingir novos mercados. No entanto, é preciso tomar cuidado neste momento, pois serão necessárias novas estratégias para alcançar os objetivos que deseja.
 
Assim como a mudança tecnológica, a mudança de portfólio e serviços também vem da sugestão dos colaboradores, porém, neste caso, todos os departamentos precisam estar envolvidos e trabalhando em sintonia para que as novas demandas sejam atendidas a contento.
 

Estruturais

 
É o tipo de mudança que envolve os níveis médios e altos de uma organização e ocorre diretamente nos sistemas e procedimentos administrativos. Para implementar mudanças estruturais é preciso que haja instrução, participação e negociação com todos os colaboradores da empresa.
 

Culturais

 
A mudança cultural tem a ver com comportamento, com a postura que você deseja que seus colaboradores tenham no dia a dia de trabalho. A implantação deste tipo de mudança, geralmente ocorre por meio de treinamentos, em que se explica a nova cultura organizacional que a empresa vai adotar.
 

Por que é necessária?

 
Muitas empresas desenvolvem seus processos e sua cultura organizacional, e, ao longo do tempo, acabam não vendo a necessidade de acompanhar as mudanças que acontecem no mercado ao qual estão inseridas. Isso passa a lhes prejudicar, pois perdem posicionamento diante de seus clientes e daqueles concorrentes que estão atualizando-se a todo momento.
 
Ou seja, mesmo que não queira, o empresário ou empreendedor vai precisar, em algum momento implementar a Gestão da Mudança em sua organização, tanto para não se prejudicar, quanto para não prejudicar os colaboradores que contam com ele para manterem seus empregos.
 

Em que contexto aplicar?

 
Se enfim você percebeu que a sua empresa precisa implementar a Gestão da Mudança para obter melhores resultados, você pode analisar o cenário atual em que a sua organização está inserida e verificar se ela precisa se reposicionar no mercado, mudar a sua função junto à sociedade, ter um novo direcionamento estratégico, alterando missão, visão, valores e cultura organizacional, entre outros processos que podem ser melhorados para que a instituição tenha ainda mais sucesso.
 

Como mudar, sem se prejudicar?

 
Para começar a implementar este processo, o primeiro passo é que o gestor máximo queira e esteja aberto às propostas geradas nas reuniões de planejamento de Gestão de Mudanças. Os assuntos devem ser discutidos a fundo e com muita clareza para que os riscos sejam identificados e as medidas necessárias sejam colocadas em prática.
 
Quando a decisão de mudança for tomada, deve-se estabelecer as estratégias que as nortearão, podendo começar pelo treinamento dos colaboradores, pois é por meio de suas ações que as transformações vão começar a surtir o efeito desejado. Nesse sentido, é importante enfatizar os aspectos positivos e as contribuições dos novos caminhos que a empresa seguirá, com o intuito de evitar gargalos no momento da execução.
 
A mudança requer fino acompanhamento para que o foco não seja abandonado, os objetivos sejam alcançados com mais facilidade e as correções dos erros sejam feitas de forma imediata, enquanto ainda não geraram grandes danos. Os gestores terão que fazer o acompanhamento in loco e nesse período sua carga de trabalho aumentará, pois além de cuidar do projeto de mudanças, terão que cuidar da questões diárias da empresa, que deve continuar funcionando normalmente.
 

Os desafios

 
Tomar decisão de mudanças é um dilema, pois sempre trará riscos. Muitas vezes o lado emocional pode ser afetado, principalmente se for uma empresa familiar em processo de mudança direcional, com a substituição do pai fundador, pelo filho ou parentes próximos. Haverá sempre uma interrogação. O que será agora?
 
Lembre-se que você está operando mudanças com o cavalo andando. As rédeas estão em suas mãos, ou seja, se apertar muito pode sufocar o cavalo e cair, se afrouxar a rédea o cavalo pode disparar sem ninguém para corrigir o galope. Então opere as mudanças com o planejamento estratégico elaborado, foco no objetivo e muita atenção nos detalhes, lembrando que a negociação, acompanhada de um forte feedback, é fundamental neste momento.
 
Percebe-se que toda e qualquer mudança causa certos transtornos, mas traz também diversos benefícios aqueles que têm a resiliência necessária para lidar com este momento. Por isso, é preciso desenvolver a inteligência emocional para não sucumbir às dificuldades que podem surgir ao longo do caminho.
 
Enquanto empreendedor eu já passei por isso e tenho a experiência necessária para ajudá-lo nesse processo. Para isso, continue acompanhando o conteúdo que eu produzo aqui e em minhas redes sociais e seja também um empreendedor de sucesso.