Porque as empresas buscam relacionamentos mais humanos?

Porque as empresas buscam relacionamentos mais humanos?

Nos últimos tempos as relações existentes no ambiente de trabalho mudaram bastante, principalmente a que diz respeito à empresa e seus colaboradores. Claro que ainda existem organizações que ainda não se atualizaram e continuam tratando seus funcionários como máquinas, enxergando-os apenas como números e não como os principais aliados na conquista de bons resultados. No entanto, uma grande tendência que vem tomando conta do meio corporativo é a forma humanizada de tratar, não só as equipes de trabalho, mas também os principais stakeholders, como clientes e fornecedores do negócio.
 
Esta mudança de comportamento virou tendência, pois a empresas passaram a ter consciência que é preciso dar atenção, primeiramente, às pessoas envolvidas em seu negócio, para, em consequência disso, alcancem os resultados almejados. É por isso que hoje podemos observar muitas organizações que investem no desenvolvimento de seus colaboradores e numa relação cada vez mais próxima de seus clientes, buscando entender suas reais necessidades, bem como de seus fornecedores, estabelecendo um relacionamento em que ambas as partes se ajudem mutuamente e saiam ganhando no final da equação.
 
Diante dessa transformação de cenário que vem ocorrendo, vi a necessidade de escrever sobre humanização nas empresas e como ela pode ser um diferencial competitivo para negócios que desejam se destacar em um mercado cada vez mais acirrado. Saiba mais um pouco sobre este assunto e veja como você pode aplicar este conceito à sua realidade.
 

O que é humanização?

 
Basicamente, trata-se da forma como uma empresa trata seus colaboradores, clientes e fornecedores. Antes as organizações tentavam ganhar sempre vantagens sobre estes stakeholders, fazendo os funcionários trabalharem mais e ganharem pouco por isso; os consumidores adquirirem produtos e serviços de qualidade duvidosa e os fornecedores baixarem o preço o máximo possível, para, só assim, fecharem negócio com estes.
 
Hoje este cenário mudou, pois, devido à grande concorrência, ao avanço da tecnologia e à velocidade com que a informação chega às pessoas, viu-se a necessidade de mudar este comportamento e cuidar mais das relações internas, para gerar resultados cada vez mais positivos para todos os que estiverem envolvidos e fazendo o negócio funcionar.
 
É por isso que, colaboradores têm ganhado muito mais importância para a organização, pois estas se preocupam em criar o melhor clima para que eles desenvolvam suas atividades diárias, assim como os clientes passaram a ser vistos como indivíduos, que têm as mais diversas necessidades, e não só como um grupo de pessoas que apenas compra o que a empresa oferece. Além disso, estas melhorias também chegaram à relação com os fornecedores, pois o negócio também precisa deles para ser ainda mais bem-sucedido e sustentável.
 

A humanização como agente de mudança

 
Até aqui, vimos que a humanização tem se tornado cada vez mais importante no meio empresarial, e acredito, com muita convicção, que por meio dela, você e sua empresa têm grandes possibilidades de alcançar o sucesso que desejam. É claro que o objetivo de todo empresário e empreendedor é montar o seu negócio também para obter satisfação financeira, eu seria hipócrita se dissesse que não. No entanto, isso não quer dizer que precisemos desfazer daqueles que são os ativos mais importantes e que serão nossos grandes aliados na conquista deste e de muitos outros resultados.
 
Neste sentido, este conceito que foi introduzido nas empresas, com o objetivo de quebrar barreiras e implementar grandes melhorias, nos ajuda a empregar um novo olhar sob nossos maiores stakeholders e mudar o relacionamento que temos com todos eles, através de alguns elementos que são fundamentais para que isso aconteça, como a confiança, principalmente.
 

Como posso aplicar em minha empresa?

 
Não é preciso muito, apenas bastante boa vontade para que tudo dê certo e comece a transformar a realidade da sua empresa.
 

Com os colaboradores

 
Você pode começar por estes, que fazem parte de um dos pilares para que você alcance os bons resultados em sua organização. Será por meio da humanização profissional, que você vai engajar e mostrar a seus colaboradores que os respeita; que os valoriza e confia em suas habilidades e competências para tornar os objetivos almejados cada vez mais reais.
 
Transmita-lhes confiança, dando-lhes a liberdade de ação necessária para realizarem suas atividades e mostre que você se preocupa com o seu bem-estar, criando um ambiente harmônico e propício à realização de um trabalho ainda mais eficaz e de qualidade.
 

Com os clientes

 
Diante de tanta concorrência, hoje, para fidelizar o cliente, é preciso muito mais do que preço baixo. As pessoas sempre tiveram a necessidade de sentirem-se especiais e únicas, e é esse o papel que a sua empresa deve assumir perante o seu consumidor, pois tratá-lo apenas como mais um; só vai afastá-lo, e eu tenho certeza que não é isso que você quer, não é mesmo?
 
Por isso, busque sempre se aproximar de cada um de seus clientes, ouvindo e entendendo o que desejam e como desejam, para que assim, você possa entregar-lhes exatamente o que eles querem. Esta é uma fórmula eficiente para manter seus consumidores sempre por perto e ainda torná-los os maiores divulgadores do que você oferece ao mercado.
 

Com os fornecedores

 
Para conquistar fornecedores e transformá-los em verdadeiros aliados, é preciso demonstrar que existe respeito na relação entre vocês. Como isso acontece? Através do relacionamento ganha-ganha, onde todas as partes envolvidas no processo de negociação saem beneficiadas e ninguém se sinta lesado no final.
 
Você pode fazer isso respeitando os produtos e serviços que seu fornecedor lhe oferece, priorizando-o sempre na hora de adquirir o que precisa para a sua empresa. Com isso, ele fará questão de lhe dar descontos e o que mais você precisar para que a relação entre vocês seja ainda mais duradoura.
 
O objetivo da humanização no ambiente organizacional é fazer com que todo mundo sinta-se respeitado e obtenha benefícios, ao contrário do que acontecia há algum tempo, onde todos se sentiam explorados e somente a empresa ganhava no final. Por isso, enfatizo mais uma vez, o respeito é fundamental em todos os tipos de relações, pois é somente através dele que chegaremos juntos aos resultados que todos desejamos. Acredite nisso!
 
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