Aumente a visibilidade de sua marca com os influenciadores

Aumente a visibilidade de sua marca com os influenciadores

Influenciadores são pessoas que compartilham o mesmo público do seu negócio e possuem uma audiência considerável. Eles são procurados pelos seus conselhos, direcionamento, conhecimentos e opiniões. Conteúdos divulgados principalmente por formadores de opinião on-line (como youtubers, blogueiros e famosos da internet), atualmente, geram mais resultados que um comercial na televisão.
 
Contar com influenciadores que possuem grande audiência para divulgar seus produtos ou serviços contribui para aumentar o conhecimento de sua marca e a sua visibilidade. Isso porque eles conversam com o público e mantêm essa relação compartilhando conteúdos constantemente. Entre os assuntos abordados, pode estar, por exemplo, a história do seu negócio ou aquilo que você oferece na prática, na vida real. Geram, dessa forma, mais empatia com seu público-alvo do que estratégias publicitárias tradicionais.
 

Mas, como eles fazem isso?

 
Os influenciadores utilizam a sua reputação na internet para formar opinião. No que diz respeito às empresas, essa repercussão pode ser positiva ou negativa. Para ilustrar esse impacto, suponhamos que uma blogueira faça resenha sobre um shampoo da marca X. Se ela concluir que esse produto realmente atendeu àquilo que se propôs, as chances de influenciar suas seguidoras a adquiri-lo serão grandes. Por outro lado, se o cosmético não atendeu suas expectativas, não somente será rejeitado, como a reputação da companhia ficará comprometida.
 

Como encontrar os influenciadores digitais adequados para seu negócio

 
Obviamente, existem influenciadores nos mais diversos canais de comunicação, mas em plena a era digital, a internet merece atenção especial. Trata-se da segunda maior mídia, somente atrás da televisão, a qual ultrapassará até 2019, segundo previsão do Share Publicitário. O Sprout Social, gerenciador de redes sociais, apontou que 74% dos consumidores utilizam as redes sociais para decidir sobre uma compra. Um estudo da Demandgen, empresa especializada em tecnologia e marketing, comprova essa tendência: 53% das pessoas disseram procurar recomendações confiáveis antes de fechar algum negócio. Já uma pesquisa de mercado realizada pela Nielsen indicou que 84% dos consumidores são mais influenciados pela opinião de fontes confiáveis do que por outras formas de publicidade.
 
Para começar a investir em influenciadores digitais, você deve desenhar a sua persona, ou seja, tirar uma média das principais características de seus clientes. Considere faixa etária, nível de escolaridade, renda, interesses, entre outras. Essa definição ajudará a identificar qual influenciador poderá agir com mais influência sobre seu target (público- alvo).
 
Três métricas são essenciais na escolha dos influenciadores e devem ser avaliadas: alcance, que, como já mencionado, é o tamanho de sua audiência; ressonância, ou seja, a força do engajamento apresentado pelos seguidores (comentários, compartilhamentos, marcações, etc.); e relevância, o quanto o formador de opinião está ajustado ao contexto de sua marca.
 
Grandes influenciadores são fáceis de serem encontrados, afinal eles acabam se tornando figuras populares na rede, entretanto, identificar os especialistas em determinado assunto pode não ser tão simples assim. Alguns aplicativos de métrica, como Traackr, Klout, Kred e Twitalyzer facilitam essa pesquisa. Eles cruzam informações, como número de seguidores, quantidade de posts e comentários, entre outras, e dizem quais são as pessoas mais influentes em determinada área.
 

Principais tipos influenciadores digitais

 
Existem pelo menos dez tipos de influenciadores no mundo on-line. Você deve compreender mais sobre cada categoria para verificar qual (ou quais) delas obterá melhores resultados na divulgação de seu negócio. Saiba mais sobre alguns deles e seu poder na internet.
 

A celebridade

 
Está entre os usuários com maior audiência na rede. Por isso, é muito utilizada em estratégias de alcance. O engajamento mais eficaz com esse tipo de influenciador é o patrocínio.
 

A autoridade

 
A opinião desse tipo de influenciador tem grande peso na área em que ele atua. Por isso, usufrui de bom alcance, ressonância e relevância. Ele está interessado em algo que proporcione valor à sua audiência. Fornecer conteúdos relevantes é a forma mais assertiva dele aceitar divulgar a sua marca.
 

O conector

 
Liga os pontos e cria conexões sobre os mais diversos assuntos. Como esse influenciador vive de relacionamentos, ajude-o a aumentar seu network. Em troca, ele certamente citará você em seus conteúdos.
 

Marca pessoal

 
O nome desse influenciador é seu grande patrimônio. Em geral, usufrui de grande alcance por tratar de temas diversificados. Se o seu negócio tiver relação com o dele, um pode ajudar o outro a reforçar sua respectiva marca e ganhar mais visibilidade.
 

O analista

 
Esse influenciador cria e comunica insights favoráveis. Por isso, possui grande relevância. Para engajar o seu negócio ao dele, você pode fornecer a ele dados e informações relevantes. Ele ganha ao compor uma base de conhecimentos e você em visibilidade.
 

O ativista

 
Suas ideias são voltadas para promover mudanças. Usufruem de status significativo de ressonância e relevância. Em geral, esses influenciadores promovem debates negativos sobre as marcas. Se a sua empresa for parar em algum conteúdo desse tipo, é importante se disponibilizar para esclarecer a situação. Aproveite esse espaço para dialogar e demonstrar seu lado com a mente aberta.
 

O expert

 
Escreveu um livro sobre a área em que é especializado. O poder desse influenciador é a relevância. A forma de se engajar com ele é fornecer dados para produção de conteúdos e análises mais aprofundadas. Você também pode acolher a opinião do expert para agregar mais valor ao seu negócio perante sua audiência.
 

O informante

 
Considerado uma autoridade nos temas do dia, o informante também pode promover um engajamento negativo com sua empresa ou área de atuação. Sua resposta, por sua vez, deve ser feita por meio de um debate saudável.
 

O agitador

 
Cria um debate sem precisar de muito esforço. Outro influenciador que pode prejudicar a imagem de sua empresa. Nesse caso, a estratégia é desafiá-lo, mas sem desrespeitá-lo.
 

O jornalista

 
É a nova fonte de informações e, por isso, tem um alcance significativo. Para ficar na boca desse tipo de influenciador, a forma mais assertiva é fornecer pautas interessantes, exclusivas e quentes relacionadas ao seu negócio.
 
Empreendedor, agora que você já sabe o que são influenciadores e conhece bem seus diversos perfis, avalie se esse tipo de comunicação é relevante para suas estratégias de negócio e divulgação de seus produtos, serviços e marca. Em seguida, basta seguir as dicas para encontrar a parceria que mais tenha a ver com seus objetivos!
 
Ah, e se você utiliza ou já utilizou algum influencer para divulgar sua empresa, compartilhe conosco a sua experiência nos comentários!