Dicas para administrar corretamente o perfil de Instagram para sua empresa

Dicas para administrar corretamente o perfil de Instagram para sua empresa

Essa década já está historicamente marcada pelo boom das redes sociais, algo que demonstra a relevância do Instagram para empresas que desejam construir um relacionamento mais forte e próximo com seus clientes. Contudo, somente criar o perfil da companhia não basta, é necessário saber como gerir esse canal de comunicação evitando possíveis ruídos. O Instagram é uma ferramenta poderosa quando bem usada.

Dicas de Como Usar Assertivamente o Instagram Para Empresas

A seguir, apresento dicas de como tornar o Instagram do seu negócio mais relevante junto aos seus clientes.

Nome do Perfil

Uma marca que está no Instagram com nome diferente está fadada a ter um perfil falho. Mesmo que pareça estranho, é comum que alguns empreendedores, ao perceber que o nome exato da organização já está sendo usado, optem por alternativas que não têm ligação direta com a sua identidade. A recomendação é aplicar o uso de ponto, underline ou outro sinal gráfico que permita usar o nome da sua empresa. O consumidor precisa encontrar com facilidade o perfil para aproveitar o momento de interesse.

Descritivo do Perfil

Tendo passado com louvor pela etapa da criação de um nome simples e prático para a sua conta, chegamos ao momento do descritivo da companhia. Não é o momento de escrever um livro sobre a marca, defina em uma ou poucas frases o que ela oferece. Com o objetivo de aumentar o tráfego em seus outros canais empresariais, coloque os perfis do Facebook, YouTube, Snap e outras redes. A foto deve ser adequada a um perfil corporativo, sendo ideal uma imagem do logotipo ou a foto de um produto ícone.

Perfil Comercial

Quem deseja usar o Instagram para empresas, deve optar pelo perfil comercial da rede social, pois essa plataforma permite conhecer mais a fundo os usuários da página, assim como analisar os horários mais relevantes para fazer postagens. Há, também, a adição do botão “Entrar em contato”, que torna possível disponibilizar telefone, endereço e e-mail.

Conteúdo Para o Instagram

O grande erro que as empresas cometem, no que diz respeito a redes sociais, é não ter um conteúdo relevante para o público-alvo. Pense que mídias tradicionais, como revistas, por exemplo, não deixam escolha para o público, que acabará vendo o anúncio no folhear de páginas, no entanto, na internet é possível filtrar somente o que nos interessa.

O internauta simplesmente não seguirá o perfil da sua companhia se ele for composto apenas por anúncios e promoções. Dessa forma, desenvolva uma estratégia de conteúdo alinhada com o segmento da sua organização. Por exemplo, uma loja de roupas pode ter em seu perfil, além da divulgação dos preços das peças, dicas de como montar looks para trabalho e lazer, além de alerta de tendências. Há informação além de mera oferta.

Use de Hashtags

O grande diferencial do Instagram é o uso eficiente de hashtags, que permite que as suas postagens sejam visualizadas em buscas de inúmeros usuários. Cada postagem pode utilizar até 30 hashtags, mas a dica é fazer uma lista com as mais relevantes, objetivando o público-alvo. Para facilitar o processo de postagem você pode anotar as hashtags mais usadas no bloco de notas do seu smartphone para apenas copiar e colar quando necessário.

Pense nas hashtags divididas em dois grandes grupos: as gerais (#marketing, #Brasil, #Moda, entre outras) e as específicas (#SãoPaulo #AvenidaPaulista, entre outras). É interessante ter tanto as de alcance amplo, quanto aquelas que regionalizam os seus posts. Crie uma hashtag especial para o seu negócio e divulgue para que seus clientes possam utilizá-las.

Poste Fotos de Boa Qualidade

O Instagram é a rede social das imagens e, dessa forma, o empresário deve atentar para a escolha de fotos que sejam legíveis e que tenham boa qualidade. Postar fotos estouradas e de ângulos estranhos ou desfavoráveis afeta a imagem da sua marca, fazendo com que o público-alvo a veja com menos seriedade. Se você não tem recursos para contratar um fotógrafo profissional, pode contar com o auxílio de aplicativos que permitem fazer montagens mais bem feitas e corrigir pequenas imperfeições.

Estabeleça um Relacionamento Com os Seus Seguidores

De nada adianta seguir todos os passos que mencionei acima se a empresa não criar um relacionamento com os seus seguidores. Podemos traçar um paralelo com uma conquista amorosa, primeiro se atrai a atenção do indivíduo e depois se mostra para ele que vale a pena ficar.

O Instagram para empresas exige monitoramento constante, com respostas para as perguntas feitas pelos clientes mencionando o perfil dos mesmos, curtidas em fotos dos perfis que te seguem, menção a pessoas que sejam relevantes em seu setor de atuação e assim por diante.

Os perfis de redes sociais das companhias devem funcionar como um reforço à sua imagem positiva, bem como um canal em que os clientes possam ter suas dúvidas sanadas e acesso a conteúdos relevantes e com bom design.

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