Saiba usar a inteligência de mercado a favor de seu negócio

Saiba usar a inteligência de mercado a favor de seu negócio

Algo muito importante que aprendi como empreendedor e empresário é ficar sempre de olho nas novas tendências e entender o comportamento dos consumidores. Ainda mais no contexto atual, em que os recursos tecnológicos têm implantado mudanças significativas no mercado. Para acompanhá-las, as empresas devem apostar em inteligência de mercado, ferramenta que garante mais competitividade e sucesso.
 
Neste artigo, explicarei melhor o conceito de inteligência de mercado e como você pode aplicá-la em seu negócio.
 

O que é inteligência de mercado?

 
Também conhecida como inteligência competitiva ou, ainda, business intelligence (BI), a inteligência de mercado objetiva fornecer uma observação ampla do mercado por meio de cruzamento de dados. Aqui, dados brutos se transformam em estratégias mais assertivas. Por meio dessa análise, é possível, por exemplo, identificar oportunidades que podem ser exploradas, antecipar tendências, entre outras ações.
 
Em resumo, o processo visa analisar e procurar informações do mercado pertinentes a determinado negócio. Nesse sentido, o empresário que aposta em inteligência de mercado coloca a sua empresa sempre em um nível avançado. Ele para de somente reagir às transformações, e começa a agir previamente.
 

Vale a pena investir?

 
Empreender atualmente é enfrentar um cenário com alta competitividade. Por isso, obviamente, vale a pena antecipar tendências e detectar oportunidades que melhorem a experiência de seus clientes como armas para potencializar seu negócio e se destacar dos concorrentes.
 
Deve ter dado para perceber que a inteligência de mercado é departamento fundamental para o funcionamento e crescimento das empresas atualmente, não é mesmo? Empreendimentos de todos os portes se beneficiam desse processo, na medida em que as informações coletadas sobre o mercado geram insights significativos para tomada de decisão.
 
Por meio da inteligência de mercado, o empreendedor coleta dados sobre seu cliente, comportamento de consumo, concorrentes, avanços tecnológicos, entre outros elementos fundamentais de seu cenário de atuação. Como oportunidade de negócios, destaco aqui a possibilidade de oferecer novas soluções.
 
Como empreendedor você já deve ter ouvido sobre a internet das coisas, não é mesmo? Se ainda não conhece esse conceito, sugiro que procure o quanto antes, afinal se trata de um grande impacto sobre o nosso modo de vida, e as empresas deverão acompanhá-lo. Trata-se da revolução tecnológica que já está acontecendo e conectará todos os itens do nosso dia a dia à rede mundial de computadores.
 
Nesse sentido, não importa qual seja seu ramo de atuação: vestuário, medicamentos, automóveis, materiais de construção, a previsão é daqui para frente todas as coisas, literalmente, sejam impactadas pela tecnologia. Você pode estar pensando que isso somente está acontecendo em países desenvolvidos e que demorará para chegar ao mercado brasileiro. Ledo engano!
 
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas (IBGE), mais da metade das residências brasileiras já contavam com acesso à internet, em 2014. Os smartphones são os principais responsáveis por essa inclusão digital.
 
A internet está mudando a forma como fazemos tudo. Quem nunca pesquisou alguma informação no Google antes de adquirir determinado produto ou serviço, por exemplo? Ao mesmo tempo, essa conexão gera e armazena uma quantidade enorme de dados, a qual é denominada Big Data. Decodificá-los é captar informações sobre usuários, padrões de consumo, preferências e hábitos. E isso cabe à inteligência de mercado.
 

Como aplicar a inteligência de mercado em seu negócio

 
O grande desafio para aplicação bem-sucedida da inteligência de mercado é focar-se nas informações que efetivamente tenham relação com os objetivos da empresa em meio a uma montanha de dados. É necessário fazer as perguntas certas para interpretá-los com mais assertividade, o que exige conhecimento sobre a marca, bem como seus produtos e serviços.
 
Por esse motivo, a aplicação da inteligência de mercado varia de empresa para empresa. Uma livraria de pequeno porte, por exemplo, pode criar um histórico sobre as preferências de leitura dos seus clientes. Quando receber novos títulos, entra em contato com os consumidores que mais se interessam por determinado gênero.
 
Já a Amazon utiliza dados coletados sobre cada cliente para ajudá-lo durante seu processo de compra. Se um consumidor está prestes a comprar algum livro que já adquiriu na loja, recebe um alerta para verificar se realmente quer obter mais uma vez aquele título.
 
Achou complexo? Confira algumas dicas para você começar a praticar inteligência de mercado em sua empresa com mais facilidade.
 

Contrate um especialista

 
BI (business intelligence) é atualmente uma das áreas mais promissoras do mercado e está atraindo profissionais competentes. Em geral, eles são formados em comunicação ou marketing e pós-graduados em inteligência de mercado. Abrir essa vaga em sua empresa garantirá o recrutamento de pessoas que compreendam o seu negócio e tenham expertise adequada para fazer análises assertivas e mais rápidas, bem como criar relatórios que possam ser compreendidos por todos.
 

Invista em soluções de TI

 
Existem diversas ferramentas e softwares de inteligência disponíveis no mercado que ajudam a colher dados sobre o mercado em que você atua. Preferia soluções com funções analíticas e práticas recomendadas para analisar somente as informações que importam. Uma delas é a SQL Server Business Intelligence, da Microsoft.
 
Agora que você já sabe mais sobre a importância e aplicabilidade da inteligência de mercado, não deixe de utilizá-la em sua empresa para converter todas as informações pertinentes em resultados extraordinários.
 
E você, já conhecia o conceito de inteligência de mercado? Utiliza na sua empresa? Quero saber mais sobre sua experiência com esse processo, por isos, não deixe de comentar!
 
Espero que esta sacada tenha sido inspiradora para você. Continue comigo e obtenha mais informações para levar o seu negócio para o próximo nível!