O bom líder deve desenvolver a capacidade de tomar decisões

O bom líder deve desenvolver a capacidade de tomar decisões

Outro dia escrevi em um dos meus artigos aqui do Blog, que existem diversas situações, lições e aprendizados, que somente a prática empreendedora nos ensina. Como saber lidar com as frustrações e fracassos ao longo desta trajetória, aprender a se relacionar melhor com as pessoas ao redor, desenvolver, da melhor maneira possível, um networking eficiente, liderar, inspirar e motivar os colaboradores a alcançarem resultados de forma global, e assim por diante.
 
Entre estes aprendizados, está a difícil missão que o líder e empreendedor precisa desenvolver com maestria, que é tomar decisão de forma assertiva. Quando pensamos nesse assunto, a tendência é acreditarmos que trata-se de algo banal e fácil de ser resolvido. Entretanto, quem tem um cargo de liderança, seja dono ou não de uma empresa, sabe do que estou falando, já que cada decisão tomada, altera todo o curso dos acontecimentos, ou seja, pode impactar positiva ou negativamente na vida de todos os envolvidos nos processos.
 
É por isso que hoje resolvi compartilhar com você a importância de saber tomar decisões com assertividade, para gerar resultados satisfatórios, não só para a empresa, como também para colaboradores, clientes, fornecedores e demais stakeholders.
 

O tempo como fator crítico

 
Quando estamos diante de uma decisão importante a ser tomada, existe algo que fica nos cobrando um posicionamento a todo instante. Estou falando de uma coisa que vai além da nossa própria consciência ou das pessoas ao nosso redor, que também nos cobram uma posição constantemente. Estou falando do tempo, que, por passar rápido demais, se torna o nosso principal inimigo na hora da tomada de uma decisão, que vai impactar a empresa e as pessoas como um todo.
 
Digo que o tempo é um fator crítico a ser levado em consideração, pois, ao lidarmos com uma decisão importante, não podemos demorar muito para resolver esta ou aquela situação, já que o futuro, seja da empresa ou dos colaboradores, fica praticamente em nossas mãos, exigindo de nós bastante assertividade e rapidez na resolução. Neste sentido, quando o contrário acontece, ou seja, quando o líder e empreendedor demora para se posicionar com relação a algo, acaba gerando, não só em si mesmo, mas nas pessoas ao redor, a sensação de incerteza, ansiedade e insegurança.
 

Ter maturidade é fundamental

 
A maturidade se torna um fator de extrema relevância neste contexto, pois é ela que vai trazer ao líder a serenidade necessária para que ele consiga analisar os mais diversos ângulos das situações, e assim, possa decidir, não só assertivamente, mas também rapidamente. Diante disso, é necessário estar e se preparar constantemente, uma vez que nem sempre é possível prever uma situação que vai exigir do empresário ou empreendedor habilidades fundamentais para uma tomada de decisão, como, principalmente, uma análise de cenário eficiente, também fundamental para que se chegue a um denominador comum mais rápido.
 

Uma crise sempre ensina

 
Se tem algo que tem o poder de nos trazer diversos ensinamentos são as crises pelas quais passamos em nossa trajetória empreendedora. Isso porque elas nos fazem passar por experiências, que nos obrigam a tomar decisões, que nem sempre estamos preparados para tomar.
 
Tenho certeza absoluta que diante do cenário pelo qual o nosso país vem passando, muitos empresários e empreendedores, infelizmente tiveram de demitir inúmeros colaboradores e outros tiveram até de tomar a difícil decisão de fechar suas portas, para que suas situações não piorassem ainda mais.
 
Decisões difíceis, mas necessárias para ensinar, para trazer aprendizados, crescimento e um desenvolvimento importante em meio à tantas incertezas. Quem passou por algo assim, ou por outras experiências semelhantes, tenho plena convicção que, hoje, se sente muito mais preparado para enfrentar os próximos desafios que virão, do que se sentia há seis meses atrás.
 
Por isso, as experiências que vivemos, mesmo as mais adversas, são tão importantes para nos dar um outra visão sobre o mundo ao nosso redor.
 
São diversas as situações que, por vezes, nos encurralam e acabam nos deixando com a sensação de estarmos completamente perdidos e sem saída. No entanto, quando temos e sabemos tomar decisões com a assertividade necessária para impactar negativamente o menor número de pessoas possível, conseguimos nos sentir um pouco mais aliviados e cada vez mais preparados para liderarmos equipes e nossas empresas de uma forma geral.
 
Gostou de saber um pouco mais sobre o processo de tomada de decisão? Então continue me acompanhando e lembre-se de compartilhar este conteúdo com seus amigos em suas redes sociais.