Planejando a logística de entrega de mercadorias

Planejando a logística de entrega de mercadorias

Você já fez alguma compra pela internet e o produto demorou além do esperado para chegar? Você já pediu comida por algum aplicativo no celular e ela demorou tanto tempo para ser entregue que chegou fria? Acho que todo mundo aqui tem uma lembrança não agradável de alguma empresa que não cumpriu prazos de entrega de produtos ou serviços previamente contratados e te deixou na mão! Esse é um ponto delicado e muito importante na operação de uma empresa, cujas falhas podem refletir diretamente na imagem dessa empresa e na percepção que os clientes têm dela.
 
Hoje, meu papel aqui é mostrar para vocês alguns pontos chaves que podem melhorar a logística de entrega da uma empresa e conseqüentemente garantir a satisfação dos clientes. Tenha em mente que montar uma logística de entregas significa definir a gestão do fluxo que assegura a transferência dos produtos acabados para os clientes finais.
 
Antes de definir os aspectos mais operacionais relacionados com uma logística de entregas, a empresa terá que tomar algumas decisões de base: Ter um único armazém central de produtos acabados ou centros de distribuição? As vendas são feitas a clientes finais ou a intermediários que asseguram a distribuição? As localizações deverão ser próprias ou geridas por terceiros?
 
Existe uma tendência de mercado para a passagem de responsabilidade pelo armazenamento dos produtores para os distribuidores. Esta opção contribui para o aumento da qualidade do serviço, reduzindo os tempos de ciclo das encomendas e proporcionando uma resposta mais rápida. Porém, isso é uma decisão bem particular, cada empresa tem que analisar o que melhor lhe convém, não há certo ou errado nesta história.
 

Planejamento é a chave do negócio

 
Logística é o processo de planejar, executar e controlar eficientemente o transporte, a movimentação e o armazenamento de produtos dentro e fora das empresas, garantindo a integridade e os prazos de entrega dos produtos aos clientes. Para quem trabalha com entrega de produtos, sabe que a logística deste tipo de negócio tem peculiaridades se comparado ao do comércio tradicional. Para que funcione, você precisa ter uma estrutura empresarial adequada e um planejamento eficiente.
 
Para elaborar esse planejamento fique atento a algumas questões como: quais os períodos sua operação no armazém fica sobrecarregada; como evitar as filas de veículos destinados às entregas; como agilizar o conferência dos carregamentos; calcule bem sua capacidade operacional, evitando gargalos e gastos desnecessários, assim como o controle efetivo do ciclo produtivo, usando todo poder de desenvolvimento e operação, sem deixar de lado os índices de satisfação ao evitar desgastes e uma rotina estressante de seus colaboradores.
 
Para tomar as decisões relativas à definição de uma logística de entregas, uma empresa deverá cumprir um conjunto de passos: analisar as características do cliente, as características do produto, as características da empresa, definição sobre a localização dos armazéns, quais os meios de transporte serão utilizados, logística própria ou terceirizada.
 

Idéias simples que podem melhorar sua operação logística

 
Avalie o nível de entrega do fornecedor
 
Aumente o controle sobre o acompanhamento de entregas de fornecedores
 
Aumentar número de fornecedores de mercadorias
 
Padronize nomenclatura de mercadorias
 
Elimine cadastro de produto duplicados
 
Reduza o tempo de armazenagem das mercadorias no estoque
 
Reduzia o tempo de processamento de pedidos de venda
 
Reduza o tempo de separação de mercadorias no estoque
 
Reduza distância percorrida pelo operador na separação de mercadorias
 
Reduza o tempo de conferência de expedição de mercadorias
 
Aumente controle sobre o agendamento de entrega
 
Aumente assertividade da compra de mercadorias
 
Reduza a rotatividade de colaboradores
 
Aumente o uso dos recursos do sistema de gestão de estoque
 
Aumente o conhecimento da equipe para com os processos internos da empresa
 

Nem tudo estará sobre controle

 
É impossível prever ou controlar todos os fatores que podem atrapalhar a sua operação logística como, por exemplo, assaltos e roubos de cargas ou fatores climáticos. Porém você precisa estar preparado para saber como lidar com esse tipo de situação. Tenha um planejamento de crise e saiba como comunicar isso aos seus clientes, de forma que entendam que apesar de serem situações atípicas, você está se empenhando em finalizar a entrega no menor tempo possível. O seu consumidor vai querer respostas, transparência é sempre o melhor caminho.
 
Precaver-se sobre esse tipo de situação inesperada é um fator de extrema importância para empresas que querem reduzir custos, esforço operacional, aumentar a segurança e o controle efetivo de todas as atividades e operações que envolvem a logística de transporte e, principalmente, atividades relacionadas à recepção e expedição de mercadorias.
 
Uma boa estratégia que tem conquistado consumidores é o acompanhamento online da entrega por e-mail, por exemplo. O passo a passo por onde o produto está passando com datas e horários, similar ao trabalho realizado pelos serviços dos correios. Essa ação faz com que o cliente se sinta seguro quanto ao processo de compra, além disso, a atenção com que é tratado faz toda a diferença para a fidelização deste cliente.
 
Não deixar o cliente na mão é uma obrigação da empresa, surpreende-lo é o diferencial! Pense nisso!