Conheça mais sobre a macroeconomia

Conheça mais sobre a macroeconomia

O mundo dos negócios pode ser bastante complexo aos olhos dos profissionais ainda inexperientes nesta área. Então, imagine como fica um completo leigo em meio a processos e tributos? Por isso empreendedor, se você está começando e sente-se um pouco perdido em relação a muitas coisas, para entender melhor tudo que envolve o universo das empresas, existe um estudo que engloba, observa e ajuda a analisar toda uma economia. Estamos falando da macroeconomia.
 

O que é macroeconomia?

 
A macroeconomia é uma ciência econômica que estuda seu funcionamento como um todo. Analisa o comportamento econômico de um país no que tange elementos como: emprego e desemprego, estoque de moeda, níveis de preços, renda e produtos, balança de pagamentos, taxa de juros e taxa de câmbio. Para isso, são analisadas informações em larga escala, dentro desse tipo de estudo, mas não são somente observados os números, como também variáveis de comportamento.
 

Como funciona?

 
A microeconomia tem uma grande diferença na perspectiva da análise que consegue fazer. Nesse estudo, o foco principal é a forma como os consumidores se comportam em diferentes aspectos da economia.
 
Pensando de uma forma desconstruída, toda microeconomia está dentro da macroeconomia, já que esta engloba uma parte do que a outra estuda num todo. E por isso, informações que podem variar a movimentação de microempresas acabam sendo uma grande parte do que esse estudo da macroeconomia vem a realizar.
 

Qual a importância de entender a macroeconomia dentro das empresas?

 
A macroeconomia consegue analisar o que acontece dentro do ambiente econômico da sociedade de forma tão abrangente, que é possível também identificar como isso impacta no ambiente econômico da empresa como um todo. Na prática, isso permite analisar melhor os dados e prever as principais tendências e comportamentos que podem acontecer no futuro, se antecipar e aproveitar boas oportunidades de negócios.
 
Um dos pontos mais importantes que deve ficar na mente dos empreendedores é qual o momento econômico que o mercado está vivendo, se está estagnado, se existe público para o que se vende ou se esse é o melhor momento para investir em crescer ainda mais. Isso ajuda muito a definir os próximos passos da empresa, definir melhores estratégias e tomar decisões mais assertivas depois de se levar em conta todos os dados apresentados pela macroeconomia.
 

Quais os mercados que são estudados dentro da macroeconomia?

 
● O mercado de trabalho é um grande universo que impacta nos aspectos econômicos e sociais de toda uma sociedade. Afinal, sem emprego, não se tem salário para comprar ou pagar contas, sua empresa não vende e o dinheiro não circula também.
 
● Já o mercado de bens e serviços é o setor que faz a precificação e nivela os valores conforme a economia do lugar e momento;
 
● O mercado de títulos representa tudo que uma pessoa jurídica ou física tem de gastos junto a sua renda ou entrada a mais do que se ganha;
 
● O mercado monetário é responsável pela taxa de juros e pela circulação da moeda de cada local;
 
● E o mercado de divisas trabalha com os valores representados nas importações e exportações do país.
 

Fatores que influenciam diretamente na macroeconomia

 
Seja um empreendedor ou uma dona de casa, alguns desses fatores influenciam diretamente no consumo dos produtos que fazem parte do universo econômico. São eles:
 
● Inflação: é o valor de aumento dos preços de produtos que acontece com frequência e que respeita basicamente a lei da oferta e da procura de produtos;
 
● Taxa de juros: esse é o indicador que mostra como está à circulação de dinheiro nos bancos, portanto se a taxa de juros está alta, menos pessoas vão usar o cartão, menos vão pagar o valor e mais caro se torna usar esse serviço, por exemplo;
 
● Consumo das famílias: quando uma família investe e gasta mensalmente para sobreviver e manter seu padrão de vida. Afeta seu consumo e as empresas, quando compram mais ou menos;
 
● Exportação e importação: quando esse setor está a todo vapor, não é somente o setor econômico que ganha, mas também tudo que tem a ver com a prestação de serviços e manutenção de maquinário, por exemplo;
 
● Taxas de desemprego: quando as pessoas não tem emprego e não tem salário, elas não gastam no comércio, logo, todo um setor fica desfalcado com a falta desse público consumidor.
 

A macroeconomia como orientara do seu negócio

 
Quando empreendedor entende todos os processos pelos quais a sua empresa precisa passar, ele começa a se dar conta de tudo que pode influenciar o seu negócio. Portanto, quando se compreende esse mecanismo financeiro e quais os principais fatores que podem alterar o seu plano de vendas e demandas, se está um passo a frente dos demais.
 
Para isso, é necessário contar com um time de profissionais do ramo financeiro que possa ajudar a entender as variáveis da macroeconomia e, quando necessário, ajudar a reorganizar a empresa em tempos de crise e de pouco movimento. Afinal, quando bem administradas, até mesmo as crises são oportunidades de crescimento para as empresas preparadas.
 
Portanto, conte sempre uma equipe de colaboradores competentes, motivados, preparados e engajados, que possam te ajudar a prever não apenas crises, mas também excelentes chances na macroeconomia de levar seu negócio para o próximo nível.