Erros e acertos nas ações de marketing

Erros e acertos nas ações de marketing

Na era digital, esse é o grande momento para sua empresa ser facilmente encontrada, posicionar-se da maneira correta e tornar-se presente na vida do público-alvo que deseja conquistar. Ter mais atenção em suas atitudes, reconhecer seus clientes e estar presente na vida deles são propostas bastante importantes a serem desenvolvidas pelo marketing empresarial. Mas é você empreendedor, já tem noção de como a sua organização pode fazer para ser mestre nisso?
 

O real marketing empresarial a ser feito

 
O marketing é uma área da comunicação que trabalha para solidificar uma marca juntos aos seus clientes. Quando se fala em marketing empresarial, os objetivos não são muito diferentes, entretanto, estes também englobam ainda outras aspirações: a de se relacionar melhor com quem é consumidor da marca, estar mais próximo do seu cliente final; promover uma melhor interação entre a empresa e sua audiência em diferentes plataformas, como também construir estratégias de vendas efetivas, nos canais certos, ou seja, tanto dentro como fora da internet.
 
Uma estratégia de marketing empresarial bem feita garante muitos resultados positivos ao negócio, porém, sem compreender ao certo este poder, muitas organizações decidem não investir nesse tipo de trabalho. Com reflexo disso, não divulgam sua marca da maneira correta e muito menos conseguem alcançar seus clientes com a mesma força que teriam se tivessem um planejamento de marketing bem estruturado e focado em promover a empresa em multicanais.
 

Como não cometer os erros na comunicação empresarial

 
Em se tratando de marketing empresarial é muito importante ter em mente o que não se deve fazer de errado se você não quiser ter problemas com a sua marca. Assim você, empreendedor, pode aprender algumas dicas para evitar falhas de comunicação que podem prejudicar drasticamente o seu negócio em qualquer momento da sua gestão. Afinal, uma organização com dificuldades na condução de suas ações de marketing é uma empresa que mostra que não sabe como progredir com seus produtos, nem como lidar com seus clientes, mercado e os concorrentes. Veja minhas dicas para não errar neste sentido:
 
● Não seja aquela marca que acredita que sabe tudo. Seus clientes têm muito a dizer sobre o que consomem de sua empresa, portanto, ouça atentamente a todas as reclamações e sugestões. Isso mostra que você se importa com seu consumidor, o que gera confiança, respeito, empatia e faz com que se sinta mais especial ao ser ouvido por quem presta um serviço ou vende um produto a ele;
 
● Tenha uma estratégia planejada e bem definida de como a sua empresa quer se posicionar frente ao público. Quer que ela uma marca querida, lembrada, respeitada? Uma marca que promove conteúdo relevante e informação? Tudo isso deve ser definido para que assim, toda a estratégia da comunicação seja pensada nesse foco e o seu marketing seja efetivo;
 
● Organize muito bem suas demandas comunicacionais. Não adianta estar em diversos canais, oferecendo uma possível interação com seus clientes e na hora que surgem comentários negativos ou reclamações você simplesmente ignorá-los. Ou se comprometa e atender tudo que chegar até você (e esteja preparado para isso), ou limite-se a ter um SAC;
 
● Propagandas são importantes, mas cuidado com exageros, não canse sua audiência com excessos de anúncios;
 
● O que a concorrência tem feito? Se você quer ser visto como único na vida do cliente, nada de copiar tudo que as demais marcas fazem. Aprenda a conquistar o seu próprio espaço e não se deixe cair nesse limite de cópia e não seja apenas mais um na multidão;
 
● Este muito atento às informações propagadas sobre sua empresa, pois dados incorretos e inverídicos deixam o consumidor muito decepcionado com a imagem que ele tem da empresa.
 

Passo a passo para aplicar um marketing empresarial de qualidade

 
O primeiro passo para entender melhor como o marketing empresarial pode ajudar a sua empresa a aparecer para o mundo é analisar em que tipo de situação ela se encontra. Ela está crescendo? Ela investindo em novas filiais? Tem um público já consolidado ou ainda somente potenciais clientes? Tudo isso influencia diretamente no modo como a comunicação da organização vai ser planejada e configurada.
 
Planejar ações de marketing e estratégias do que pode ser feito com a sua marca é muito importante para organizar o que você quer dizer para seu público e saber como passar essa mensagem. Sem esse tipo de preparação, o negócio corre muito risco de não seguir por um caminho positivo de comunicação. Aqui é o momento de apresentar tudo que se está planejando para o trimestre, semestre ou até ano de atuação da empresa na mídia. Isso vai ajudar os colaboradores a entenderem qual o posicionamento oficial da marca, a passar a imagem correta na hora de falar sobre sua empresa, vender o que ela faz. Além disso, este alinhamento de metas e visões ajuda a criar um trabalho bastante unificado.
 
No momento em que esse planejamento começa a ser executado, é muito importante que você saiba quem é o seu cliente e como ele lida com redes sociais, propagandas, como que ele vai ser impactado com a sua comunicação e se vai “topar” receber esse tipo de lembrete sempre. Por isso, estude bem em quais locais a sua marca vai estar presente para conseguir ser visível, mas não cansativa aos olhos dos consumidores.
 
Use blogs, e-mail marketings, redes sociais, pontos de apoio ao cliente nas lojas ou então um SAC poderoso no seu e-commerce. Essas são só algumas das dicas de como chegar até o seu cliente e como ter ele sempre perto de você.
 
Todas essas estratégias aqui comentadas ajudam a transformar a maneira como sua empresa é vista e impacta seus clientes finais. Lidando com eles de forma assertiva, inteligente, criativa, divertida na medida certa, respeitosa, prestativa e amigável e fazendo os investimentos certos em marketing empresarial, fica muito fácil a sua organização conquistar o espaço e a audiência que precisa para se destacar cada vez mais.
 
Gostou de aprender sobre marketing empresarial? Já usa esta estratégia em seu negócio? Tem dado certo? Deixe seu comentário abaixo, compartilhe sua opinião e também o artigo em suas redes sociais!