Marketing Holístico: conheça seu funcionamento

Marketing Holístico: conheça seu funcionamento

Aumentar as vendas, seja de produtos ou serviços, é um dos maiores ou o maior objetivo do departamento de marketing de uma organização. Para isso, é necessário desenvolver uma infinidade de estratégias, com a finalidade de conquistar a atenção do público-alvo, não só para a empresa, como também para o que ela oferece no mercado em que atua. Dessa maneira, as chances de se destacar e alcançar os objetivos empresariais de uma forma geral, aumentam significativamente.
 
Para elaborar estratégias que sejam realmente eficientes, você e sua equipe devem, primeiramente, analisar o cenário atual da organização, determinando os objetivos a serem atingidos, bem como as etapas que precisam ser percorridas para que sejam obtidos os resultados esperados. Nesse contexto, algo que vai auxiliar bastante na elaboração deste planejamento é o Marketing Holístico, que lhe fará enxergar a sua empresa como um todo, encontrando forças que podem ser utilizadas e gaps que precisam ser melhorados ou eliminados, para que o processo seja verdadeiramente assertivo.
 
Acompanhe-me nesta leitura e veja de que forma você pode utilizar esta vertente do marketing para potencializar seus resultados empresariais.
 

Do que estamos falando?

 
Se você tem pouca ou nenhuma familiaridade com o que eu abordei aqui até o momento, vou explicar um pouco mais sobre o que estou falando. O marketing, na área de Administração de Empresas, trata-se de um mix de atividades, que levam em consideração diversos fatores, e tem o foco voltado para a elaboração de produtos e serviços, que atendam, de forma intrínseca, às necessidades dos consumidores, e façam a empresa se destacar diante de seus concorrentes.
 
Dentro deste contexto, existe o Marketing Holístico, que, conforme o próprio nome diz, atua dentro de uma empresa, levando em consideração todos os seus processos organizacionais, ou seja, ele leva em consideração o negócio como um todo, elaborando estratégias que façam com que todos os departamentos atuem de forma conjunta, para criar uma experiência positiva para o público-alvo a ser atingido.
 
Para que o Marketing Holístico traga às empresas os objetivos desejados, é necessário elaborar estratégias com base nos seguintes preceitos:
 

Integração

 
Não tem como falar em Marketing Holístico sem falar em integração. Neste sentido, é necessário que todas as áreas da organização atuem de forma integrada e com sinergia, para que os resultados planejados sejam alcançados de forma rápida e assertiva. Sendo assim, é fundamental criar na empresa como um todo a cultura de que todas as áreas precisam caminhar juntas, formando uma engrenagem perfeita, que leve ao consumidor a melhor experiência que ela possa ter.
 
Além disso, é necessário pensar que os 4 Ps do marketing, ou seja, produto, preço, praça e promoção, devem ser elaborados e atuar de forma sincronizada no mercado, para que assim o consumidor tenha a real percepção de que está levando consigo algo que tem verdadeiro valor agregado.
 

Relacionamento

 
Quando cultivamos bem nossos relacionamentos, as chances de que eles sejam duradouros, são muito maiores, concorda comigo? Assim, é fundamental que o relacionamento da sua empresa com o seu cliente, seja o melhor possível. Com isso quero dizer que todo e qualquer tipo de contato que o consumidor tiver com o seu negócio deve ser extremamente positivo, pois são estas experiências que vão fidelizá-lo e fazer com que ele indique seus produtos ou serviços a outras pessoas.
 
Dessa forma, sua equipe precisa prestar um atendimento que encante e que trate o cliente com total respeito. Além disso, é necessário dar atenção ao consumidor, fazendo pesquisas de satisfação, com o intuito de ouvir o que ele tem a dizer e aplicar as melhorias que ele espera da sua empresa. A mensagem a ser transmitida com ações como estas é a de que os consumidores são verdadeiramente importantes para os negócios, mas não só eles, como também o seu público interno, seus fornecedores e demais stakeholders.
 

Monitoramento

 
Para saber se suas ações estão sendo assertivas ou não é necessário contar com o marketing de performance, que nada mais é do que o monitoramento detalhado de tudo o que está sendo realizado pela empresa. Assim, por meio da análise das métricas estabelecidas no planejamento das atividades, você terá acesso a tudo o que sua equipe tem feito e que está trazendo retorno esperado, bem como a tudo aquilo que não tem efetividade e precisa ser melhorado ou eliminado do processo como um todo.
 

Endomarketing

 
No marketing empresarial, como eu disse anteriormente, para que as ações realizadas tenham o efeito esperado, é necessário pensar também no cliente interno. Digo isso, pois é por meio deles que o melhor que o seu consumidor externo espera chega ao mercado. Dessa maneira, é fundamental pensar e elaborar estratégias internas que levem em consideração as necessidades dos profissionais que atuam em seu negócio e fazem com que ele seja um sucesso perante seus concorrentes.
 
Com isso, é essencial oferecer um ambiente de trabalho de qualidade, ou seja, com a infraestrutura ideal para que as atividades diárias sejam realizadas. Além disso, os colaboradores anseiam por benefícios e desejam enxergar as vantagens que existem, e que vão ter a curto, médio e longo prazo, ao permanecerem em seu negócio.
 
Pensar no negócio como um todo é sempre melhor do que pensar nele de forma individualizada, como se cada setor fizesse parte de um lugar diferente. Caminhar em conjunto, seja no ambiente empresarial ou fora dele, sempre traz melhores resultados do que cada um agir por si, sem pensar no próximo e contexto geral em que atua. Tendo isso em mente, com esta cultura enraizada em seus negócios, a possibilidade de suas vendas aumentarem e sua empresa se destacar no mercado, são muito maiores.
 
O que você achou das estratégias do Marketing Holístico? Deixe o seu comentário e compartilhe este conteúdo com seus amigos em suas redes sociais.