Dicas para Marketing de Varejo

Dicas para Marketing de Varejo

Quando se fala a respeito de marketing para varejo é importante ter em mente de que ele é diferente da divulgação de um produto ou serviço específico. É necessário utilizar técnicas diferentes para atrair clientes para uma loja, já que ela não vende apenas um tipo de produto, mas sim vários. Pensando nisso, preparei este guia com dicas para que você tenha ótimos retornos ao fazer campanhas de marketing da sua loja.
 

Marketing de Varejo Para Pequenas Empresas

 
Varejistas com um pequeno orçamento para marketing não precisam se contentar com campanhas de baixo impacto. Existem diversas maneiras de baixo custo para promover o seu negócio e aumentar o número de clientes da sua loja. Para isso, é importante ter um bom planejamento e definir os seus objetivos com as ações.
 
O seu investimento em marketing deve ajudá-lo a promover a sua empresa, fazer com que o nome dela se torne cada vez mais conhecido. Com isso, a venda dos produtos e serviços se torna uma consequência. Saber como fazer marketing é imprescindível para qualquer empresa que deseje se destacar no mercado, principalmente no mundo globalizado de hoje, em que tudo gira em torno da informação rápida.
 

Ofereça Incentivos aos Clientes

 
Os consumidores querem ter a certeza de que eles estão fazendo um bom negócio. Você pode provar isso a eles com incentivos, como brindes e descontos especiais. Essas são formas simples para atrair clientes, cultivar os que já tem e promover a sua empresa. Para brindes, escolha itens que sejam úteis, mas que não pesem tanto no orçamento. Também é importante que eles levem a sua marca estampada. Algumas sugestões são: canecas, bonés, camisetas, chaveiros, etc.
 
Em relação aos descontos, você pode oferecê-los para o público em geral ou para clientes que atingirem um certo valor em compras. É interessante fazer uma pesquisa para identificar qual opção chamaria mais a atenção do seu público-alvo. Dessa forma, a campanha é lançada com estimativa do valor de seu retorno.
 

Realize Eventos Para Promover a Loja

 
A realização de eventos na loja é outra maneira eficaz para chamar a atenção de clientes em potencial. Pense em uma atração que tenha relação com o tipo de produto que você vende e com o seu público-alvo. Alguns exemplos são: Banda se apresentando em loja de instrumentos musicais, palestra de um especialista sobre cuidados com a pele em uma loja de cosméticos, etc.
 
Também é interessante organizar um evento para promover uma categoria específica de produto, como a realização de demonstrações de itens de culinária. Datas importantes, como o aniversário da loja, podem ser outra opção interessante. Pense no contexto no qual a sua empresa está inserida e organize o evento com base nisso.
 

A Importância da Publicidade

 
Existe uma grande confusão quando se trata dos conceitos de marketing e publicidade (ou propaganda). Então é importante esclarecer isso para que não restem dúvidas. A expressão marketing se refere a um conjunto de estratégias que definem a empresa como um todo e os seus objetivos. Já a publicidade é uma dessas estratégias e cuida da divulgação do negócio, para que os clientes saibam que ele existe.
 
Hoje em dia, muitas empresas estão abrindo mão de utilizar veículos como a televisão e o rádio para focar nas redes sociais. Porém, é importante que você leve em conta quem é o seu público-alvo e se são pessoas que serão mais atingidas por chamadas na TV, rádio, internet, etc. Nesse caso, é interessante contar com os serviços de uma agência, pois os profissionais poderão criar campanhas com maiores chances de retorno. Pense nisso como um investimento que é fundamental para o crescimento do seu negócio.
 

Ofereça Patrocínios

 
Sempre que um evento acontece os seus patrocinadores são citados, pois foram empresas que ajudaram a financiá-lo e possibilitaram que ele acontecesse. Patrocinar eventos da sua cidade é uma ótima forma de levar o nome da sua loja adiante e fazer com que ela seja sempre lembrada pelas pessoas.
 
Além de eventos, é interessante patrocinar times de esportes diversos e atletas da região. Ser uma empresa socialmente responsável também faz parte do marketing e faz toda a diferença sobre a visão dos clientes. Por isso, procure apoiar algo que esteja acontecendo na sua cidade, mas, claro, de forma planejada, oferecendo um valor que esteja dentro do orçamento.
 

Esteja Presente nas Redes Sociais

 
Como disse anteriormente, hoje em dia, estar presente nas redes sociais é fundamental, pois grande parte dos consumidores estão lá. Em primeiro lugar, crie um perfil nas redes mais utilizadas, minha sugestão é o Facebook e o Instagram. É importante que eleja apenas uma ou duas para que consiga se dedicar a elas, pois não basta criar o perfil e deixá-lo de lado, é necessário estar presente e interagir com as pessoas.
 
Se não tiver tempo ou mesmo não souber como fazer, contrate os serviços de um profissional de social media, pois ele saberá que tipo de postagem fazer, criar campanhas, entre outras atitudes que irão atrair os clientes. Não subestime o poder das redes sociais, pois cada vez mais pessoas estão fazendo uso delas para se conectar com pessoas e, até mesmo, comprar produtos.
 
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