Marketing Sensorial - Conheça seu funcionamento

Marketing Sensorial - Conheça seu funcionamento

Atualmente, existem diversas maneiras de atrair a atenção de clientes para uma marca ou produto. Algumas teorias afirmam que a melhor forma é contar uma história para os consumidores, enquanto outras dizem que fazer uso de imagens é a melhor opção. Entretanto, uma das correntes que mais tem ganhado força recentemente é a do marketing sensorial, em que se estimula os sentidos das pessoas. Para saber mais sobre o assunto é só continuar acompanhando.
 

O Que é Marketing Sensorial?

 
O conceito de marketing sensorial é novo, mas já vem sendo adotado por diversas marcas. Como sabemos, os 5 sentidos são visão, audição, paladar, tato e olfato, então, trata-se do processo de ganhar a confiança e a atenção do cliente, apelando para cada um desses cinco sentidos. Por exemplo: Se você tem uma padaria, ao invés de divulgar seus produtos por meio de outdoors e folhetos, faria uma forma de os clientes terem contato direto com seus pães e bolos, oferecendo amostras.
 
Hoje em dia, a grande sacada do marketing é oferecer uma experiência para o cliente e não apenas anunciar produtos. O marketing sensorial tem total relação com esse momento em que estamos vivendo, já que o consumidor tem uma experiência envolvendo os seus sentidos. Essa técnica proporciona uma experiência completa e, por isso, destaca-se como uma maneira altamente eficaz para ganhar a atenção do público.
 

Dicas Para Usar o Marketing Sensorial no Seu Negócio

 
Se você está pensando sobre o que fazer para vender mais, deve achar que essa técnica não se aplica ao seu negócio, já que, diferente de uma padaria, não tem o que oferecer para os seus clientes saborearem. Entretanto, posso afirmar que toda empresa pode fazer uso do marketing sensorial para vender mais, basta saber adaptar para a sua realidade e desfrutar dos seus benefícios.
 

Crie um Laço Emocional

 
Mais do que nunca, as emoções estão presentes no marketing e, se você quiser fazer seus clientes acreditarem na sua marca, precisa ter um apelo emocional. Marcas como o Banco Santander, por exemplo, sabem bem como tocar o consumidor, usando o slogan “O que a gente pode fazer por você hoje?”, colocando-se como um apoio na vida das pessoas, seja para questões pessoais, para abrir um negócio, realizar sonhos, etc.
 
Pense da seguinte forma: quanto mais profundamente você puder se conectar emocionalmente com seus clientes, mais eles irão se lembrar da sua marca. Essa conexão, por sua vez, lhe dará a oportunidade de apelar para outros sentidos, tornando a relação cada vez mais forte e duradoura.
 

Aposte no Olfato

 
Citando, mais uma vez, o exemplo da padaria, imagine o quanto um aroma de pão quentinho iria atrair os clientes. Seria realmente irresistível, certo? Mas mesmo que você não comercialize um produto que tenha um cheiro característico, saiba que existem outras formas de estimular esse sentido dos consumidores.
 
O olfato é um sentido poderoso, e testes comprovaram que aromas agradáveis podem melhorar o humor do ser humano em 40%. Então, sugiro que encontre uma maneira de incorporar um cheiro específico à sua marca. Duas opções inteligentes incluem a colocação de anúncios perfumados com um cheiro que lembre os seus produtos ou usar uma fragrância própria em suas lojas. Assim, sempre que as pessoas sentirem esse aroma irão associar à sua empresa.
 

A Importância do Som

 
Há muitos anos, as marcas têm feito uso do som para se tornarem marcantes na memória dos consumidores. Certamente você se lembra de alguma canção ou frases de uma marca conhecida, saiba que a sua marca também poderá fazer uso do som e da audição dos consumidores para se tornar marcante.
 
Ter um jingle que toque nas rádios locais ou na televisão pode ser uma ótima maneira de fazer uso da audição das pessoas como uma forma de marketing. Outra opção interessante é ter um tipo de música específico que sempre toque em suas lojas, isso ajuda a manter a personalidade da marca.
 

Não Se Esqueça do Tato

 
O tato é um sentido poderoso e é fácil para a maioria das marcas estimular em suas campanhas. Toda empresa pode encontrar um caminho para tirar proveito do poder que a textura tem ao marcar a memória das pessoas. Isso pode significar, por exemplo, utilizar um tipo de papel específico em seus anúncios ou embalagens. Não importa a forma, mas não se esqueça de considerar o tato como um item essencial no marketing do seu negócio.
 

O Poder do Visual

 
A visão é, naturalmente, um dos sentidos mais poderosos no mundo da publicidade. Felizmente, é também fácil de aproveitá-la ao máximo ao criar campanhas e estratégias de marketing. É importante atrair as pessoas pelo olhar, para isso, verifique se o site e as redes sociais da empresa seguem essa linha. A cor é outro detalhe fundamental, e marcas como a Coca-Cola e o Banco Itaú comprovam isso.
 
Se você ainda não tem um esquema de cores definido para representar a sua empresa, comece a pensar nisso o quanto antes. É aconselhável que se contrate uma empresa de design, pois os profissionais irão te ajudar a escolher os tons de acordo com o seu tipo de negócio. A cor diz muito sobre uma marca, por isso essa é uma etapa do marketing que vale a pena investir.
 
Você já tinha ouvido falar a respeito do marketing sensorial? Como acha que ele pode ser usado para divulgar o seu negócio? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.